Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
7 results
Search Results
Item Inclusão Escolar: uma análise sob a perspectiva do gestor(UFVJM, 2023) Ornelas, Maria Rosilei Oliveira dos Santos; Ferreira, Bárbara Carvalho; Oliveira, Jáima Pinheiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Oliveira, Jáima Pinheiro; Torres, Josiane Pereira; Gaspar, Yuri EliasA educação inclusiva tem enfrentado alguns entraves e impasses para a efetivação de uma educação de qualidade para os alunos do público-alvo da Educação Especial, por exemplo: professores despreparados, falta de um trabalho em rede de apoio, incluindo aquele entre a gestão escolar e os professores. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a perspectiva e formação de gestores escolares sobre e para a educação inclusiva. E como objetivos específicos, buscou-se: (a) Analisar as concepções dos gestores das escolas da rede municipal de Araçuaí-MG sobre a educação inclusiva; (b) Investigar as percepções dos gestores no que se refere às suas práticas de inclusão escolar nas escolas em que atuam na rede municipal de ensino de Araçuaí, Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, que contou com a participação de nove gestores das escolas da rede municipal de Araçuaí que têm estudantes do público-alvo da Educação Especial matriculados na instituição onde atuam. Para a coleta de dados foi adotado um roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir dos objetivos propostos. Os resultados principais indicaram que o público-alvo da Educação Especial está inserido no ambiente escolar. Os gestores apontaram que a educação inclusiva deve prover e prever condições de aprendizagem para todos os estudantes e que há responsabilização da escola pelo processo de inclusão escolar. Eles percebem a educação inclusiva como uma diversidade de ensino que atenda a todos. Os resultados indicaram também elaborações que apontam modalidades de atendimento ao PAEE que se pautam por experiências que sejam realmente significativas para os estudantes, porém há desafios, barreiras a serem enfrentadas pelos gestores quanto à inclusão escolar e caminhos longos a percorrerem para que a sua aplicabilidade seja concretizada de fato. Os gestores concebem a educação inclusiva como nova e inovadora que requer infraestrutura e, entendem o papel da gestão, para além de garantir o acesso do estudante do PAEE na escola, como também desenvolver um trabalho de acompanhamento, monitoramento e de conscientização junto à família e ao professor. Além disso, em relação às implicações para ser possível efetivar a inclusão escolar, foram levantadas e discutidas as dificuldades e ainda os entraves vivenciados pelos gestores. Os apontamentos dos gestores têm aspectos semelhantes, um deles trata-se das dificuldades referentes à acessibilidade, sinalizando entraves que envolvem essa acessibilidade em diferentes aspectos tais como: falta de materiais; equipamentos adaptados e/ou adequados; a falta de formação profissional; estrutura física; recursos disponíveis nas instituições e também a não aceitação da família. Evidencia-se como necessária a quebra das diversas barreiras encontradas para que o público em questão possa ser incluído.Item As competências empreendedoras na gestão da educação básica em Diamantina-MG(UFVJM, 2015) Pacheco, Luís Felipe; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Silva, Leandro Ribeiro da; Souza, Márcio Coutinho de; Silva, Simão Pereira daEste estudo teve como objetivo analisar o perfil dos diretores das escolas estaduais, com melhor desempenho expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Diamantina, à luz das competências empreendedoras. Através de uma metodologia qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as competências empreendedoras existentes no perfil destes diretores. A análise de conteúdo revelou as competências empreendedoras que mais se destacavam nos diretores, como também, permitiu demonstrar a dedicação e comprometimento com que realizam o trabalho. As categorias foram constituídas pelo método dedutivo, através dos padrões de competências definidos por Man e Lau (2000), a saber: oportunidade, relacionamento, conceituais, de organização ou administrativas, estratégicas e de comprometimento. Percebeu-se que esses diretores buscam realizar parcerias, dentro e fora da escola, através do trabalho em equipe que envolve a direção, pais, professores e alunos, bem como com as universidades locais que oferecem cursos de licenciatura. Com isso foi possível constatar, diante das falas dos entrevistados, que as escolas não possuem problemas relacionados à frequência dos alunos e são consideradas referências pela boa reputação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir, para que outros diretores reflitam sobre suas atuações no contexto educacional. Acredita-se, por fim, que assumir a direção de uma escola é, além de uma tarefa desafiadora que exige do profissional múltiplas habilidades, um compromisso para com o futuro da educação e do país.Item A violência escolar e a gestão de escolas públicas: percepção de gestores escolares em Montes Claros - MG(UFVJM, 2021) Dias, Gercilene de Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; Oliveira, Altamir Fernandes de; Sant'Anna, Antônio GeniltonA violência é vivenciada em diversos espaços e realidades da sociedade atual. Trata-se de um fenômeno complexo que pode ser estudado a partir de diferentes enfoques teóricos. No contexto escolar, a violência traz consequências diretas e indiretas aos envolvidos, sejam alunos, professores demais funcionários das escolas e familiares. A violência tem efeito sobre a atividade pedagógica, especialmente nas escolas públicas e afeta não somente a vida pessoal, mas pode ter efeitos para a prática profissional. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo compreender como a violência escolar afeta a gestão das escolas. O método utilizado foi o estudo de caso interpretativo envolvendo quatro escolas públicas estaduais do Município de Montes Claros-MG. Foram realizadas entrevistas com os diretores sobre a violência intra e extramuros das escolas, bem como seus efeitos nas práticas de gestão e no alcance dos objetivos educacionais. Este estudo inclui a análise de base de dados da Segurança Pública do município, de 2014 a 2019, e documentos relacionados à Segurança e Educação no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de violência, sobretudo moral ou psíquica, permanece elevada nas escolas envolvidas neste estudo. Contudo, tais ocorrências, se não relacionadas a danos físicos, parecem ser tomadas como parte da realidade escolar. Os entrevistados apontam que na sua percepção a violência nas escolas seja menor atualmente; embora dados da segurança apontam um entorno violento, o que afeta a comunidade escolar. Considerando os dados levantados, sinaliza-se para a necessidade de registros mais acurados relacionados a situações de conflitos e de violência nas escolas tanto no âmbito da escola, onde eventuais registros são lançados em livros de ocorrência, quanto no âmbito da segurança pública. Os resultados demonstram a importância de aprofundar a discussão sobre o tema e refletir sobre medidas necessárias para apoiar a gestão de escolas públicas.Item Análise da influência do estilo de liderança na gestão escolar quanto à consolidação dos objetivos institucionais: estudo de caso na escola Dr. Manoel Esteves Otoni, Carlos Chagas - MG(UFVJM, 2021) Neres, Luciano de Oliveira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino SerrettiO presente estudo teve como finalidade evidenciar as percepções de docentes sobre as práticas e estilo de liderança da gestão escolar, em prol da consolidação dos objetivos institucionais de escolas públicas que oferecem o ensino fundamental. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, situada na cidade de Carlos Chagas-MG. A partir dessa definição, optou-se pelas pesquisas qualitativa, quantitativa e descritiva, uma vez que os resultados estavam ligados a reflexos subjetivos oriundos da identidade do gestor da referida escola. E também, pelo fato dessa imagem ter sido construída a partir de suas relações com os docentes. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de um questionário, tendo como respondentes os docentes da referida instituição de ensino. Para a análise e interpretação dos dados, fez-se a tabulação e cruzamento das questões do questionário com o uso de programas estatísticos. Assim, foi possível concluir que o diretor da supracitada instituição de ensino possui diferentes traços de liderança. E todos, segundo os resultados, demonstram a eficiência desse dirigente no que diz respeito aos objetivos previstos no regimento escolar. Apesar da diversidade quanto a definição, o estilo de liderança predominante percebido foi o transformacional, pois o líder em questão mostrou-se mais sensível ao bom relacionamento com sua equipe.Item Um estudo sobre a influência dos fatores estruturantes na educação básica municipal e estadual de Minas Gerais(UFVJM, 2021) Silva, Rafael Cabral Heringer; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Chaves, Jorge Fulgêncio Silva; Gomes Pereira, João Antônio; Gomes, Luiz de Souza; Souza, Marcio Coutinho deEste estudo teve por objetivo conhecer, entender e propor uma reflexão sobre os fatores estruturantes que influem na educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) municipal e estadual no Estado de Minas Gerais. A qualidade educacional é peça fundamental para a movimentação da engrenagem do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração dessa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura relacionada aos fatores que apresentam influência sobre a qualidade da educação, tomando como base trabalhos de autores relevantes para essa temática, no Brasil e no exterior. A pesquisa também se apresenta como uma contribuição para nortear os esforços dos gestores públicos e educacionais, a fim de fomentar subsídios para a melhoria da qualidade do ensino público do país através de políticas públicas eficientes e eficazes, por meio da identificação e direcionamento correto dos recursos públicos, visto que os mesmos são escassos e finitos, em contrapartida, a demanda e a necessidade dos indivíduos são deliberadamente grandes. A pesquisa compreendeu os 853 municípios do Estado de Minas Gerais no período de 2013, 2015, 1017 e 2019, com a finalidade de identificar uma correlação positiva ou negativa de variáveis estruturantes internas e/ou externas às unidades escolares sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para elucidação dessa análise foi rodado o modelo econométrico longitudinal baseado em Dados em Painel. A pesquisa permitiu concluir que escolas urbanas e rurais apresentaram resultados diferentes no índice que mensura a qualidade educacional, no que tange a estrutura física das escolas, qualidade do corpo docente, bem como as disparidades econômicas e sociais identificas em regiões distintas de um mesmo município, ou seja, estatisticamente o modelo de efeitos fixos utilizado nesse estudo, apontou que aproximadamente 16,17% das variações observadas no IDEB de escolas municipais e estaduais que estão localizadas na zona urbana e cerca de 22,80% dessa diferença são explicadas pelo conjunto de variáveis utilizadas nessa pesquisa. Dessa forma discentes que são atendidos por escolas localizadas na zona rural apresentam um desempenho muito inferior ao dos estudantes de escolas urbanas no IDEB em todo o Estado de Minas Gerais.Item Intervenção da Superintendência Regional de Ensino em uma escola do município de Diamantina: ações tomadas e possibilidades de aplicação de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos(UFVJM, 2019) Cruz, Círio Cézar da; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Ramalho, Mara Lúcia; Tameirão, Cinthya Rocha; Pereira, João Antônio Gomes; Meireles, Eduardo; Lima, Michele Bernardino deDiante de problemas nos âmbitos administrativo e financeiro das últimas duas gestões, assumidas por processo democrático, fez-se necessário no ano de 2016, que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino Diamantina procedessem à ruptura do uso da democracia, nomeando um servidor Analista Educacional/Inspetor Escolar como interventor, para assumir o papel de gestor escolar, na função de diretor. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar o processo que motivou a intervenção da SRE/Diamantina na gestão da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza do município de Diamantina-Minas Gerais, no período de 2015-2016, sob a ótica de Gerenciamento de Projetos. A pesquisa mostrou, quanto à classificação, uma abordagem qualitativa, exploratória, de fonte e análise documental e utilização de entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da pesquisa foi organizado entre os anos de 2015 e 2016, pelo fato, de nesse período, terem ocorrido duas exonerações de gestores da escola. Dessa forma, analisou-se a intervenção na escola pela SRE/Diamantina, visto que, nesse período, em um universo de 118 escolas, somente essa unidade necessitou de tal intervenção. A base teórica teve respaldo no Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK (2017), que consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, atitudes, Ferramentas e Técnicas de gestão para realizar o presente projeto de pesquisa. Entretanto, a pesquisa sugeriu sob a ótica do Guia PMBOK (2017), Ferramentas e Técnicas de gerenciamentos das práticas a serem seguidas para evitar que ocorram problemas nas áreas financeira e administrativa de escolas da SRE/Diamantina. O estudo possibilitou verificar elementos que justificassem para a área de gestão educacional, do processo de intervenção em instituição democrática de ação colegiada e sugeriu correção e redesenho nos demais procedimentos e ações a serem realizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino Diamantina - Minas Gerais.Item As contribuições da gestão escolar na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014(UFVJM, 2016) Oliveira, Adalvan Soares de; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Ferreira, Mário Gomes; Ignacio, CarlosEsta pesquisa teve como objetivo compreender os fatores determinantes da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014, relacionados com os procedimentos adotados pela gestão escolar da instituição. Para alcance do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que contribuem para a existência da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014; compreender as ações adotadas pela equipe de gestão escolar do IFNMG/Campus Almenara frente à retenção escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade de ensino; e, por fim, verificar as ações possíveis à gestão escolar para superar a retenção escolar. Para o desenvolvimento do estudo, valeu-se de uma postura metodológica de natureza qualitativa, porém partilhada a dados quantitativos, constituída por uma parte documental e de campo com aplicação de questionário a 52 respondentes, sendo o público alvo composto por alunos e gestores. Os procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica do IFNMG/Campus Almenara, caracterizando-se de natureza explicativa e exploratória. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores que impulsionam a retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara são multifatoriais por estarem relacionados tanto no que se refere às questões individuais dos próprios alunos quanto às ações (ou ausência destas) de cunho institucional, bem como a aspectos familiares, sociais e culturais em geral. Todavia, mesmo que a retenção escolar não tenha determinantes específicos, é possível que a gestão escolar contribua tanto para sua superação quanto para estagnação ou retrocesso, dependendo da forma utilizada para gerir a unidade escolar da qual faz parte.