Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Integração ensino-serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária
    (UFVJM, 2016) Oliveira, Ariane Gonçalves de; Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ornelas, Haline Falcão de; Romano, Márcia Christina Caetano; Paula, Fabiana Angélica de
    A formação profissional na área da saúde apresenta como um dos desafios atuais a necessidade de integração entre ensino, serviço e comunidade. Alguns estudos e experiências profissionais no município de Januária mostram que os cursos e os serviços de saúde nem sempre trabalham de forma integrada. Levantou-se então o problema: Como acontece a integração ensino-serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e os serviços de saúde do município de Januária-MG? Quais os desafios e as facilidades? O objetivo geral do estudo foi conhecer o processo de integração ensino-serviço entre o curso referido e os serviços de saúde de Januária-MG. Definiu-se abordagem qualitativa para o estudo, cujo cenário foi o município de Januária, seus serviços de saúde e o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Os sujeitos foram enfermeiros dos serviços de saúde que são cenários de prática do curso técnico em estudo, docentes e discentes do curso. Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, dois com discentes, um com os docentes e um com enfermeiros assistenciais. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram definidas unidades temáticas que constituíram três artigos. O primeiro artigo trata sobre a caracterização da integração ensino-serviço no município de Januária. Observou-se que a integração ensino-serviço em Januária é incipiente, e destaca-se na fala dos discentes um conceito de integração reduzido à aplicação da teoria na prática nos campos de estágio. O segundo artigo abordou a temática das facilidades e desafios para integrar trabalho e a formação em saúde. Como potencialidades foram apontados o reconhecimento dos serviços de saúde como espaço de aprendizagem e o relacionamento interpessoal entre os atores da integração ensino-serviço. Além da atuação humanizada junto ao usuário, a boa interação e comunicação entre estagiários, docentes e equipe de saúde pode interferir tanto no aprendizado como na articulação das tarefas nas unidades de saúde. Quanto aos desafios, evidenciou-se a distância entre a teoria e a realidade nos cenários de prática, e a escassez de recursos. Outras questões apontadas: matriz curricular não contextualizada aos serviços, equipes com profissionais resistentes ao estagiário e a mudanças de rotina, não envolvimento dos gestores no processo, e distância entre enfermeiros docentes e assistenciais. No terceiro artigo foram apresentadas propostas para efetivar a integração como estratégia de reorientação na formação em saúde. Considera-se necessária a formalização da parceria entre serviço e escola, com a participação dos gestores nesse vínculo, e sugere-se a constituição de uma comissão no município para discussão da temática integração ensino-serviço. Sugere-se também a realização de mais estudos sobre a formação do profissional de saúde de nível técnico à luz das políticas de integração ensino-serviço. Por fim, espera-se a partir deste estudo, elaborar ações e documentos que favoreçam melhorias nos serviços de saúde prestados à comunidade através da Integração Ensino-Serviço, além de novas reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem.
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    Necessidades educacionais de enfermeiros em administração de medicamentos: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso
    (UFVJM, 2013) Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Pinheiro, Marcos Luciano Pimenta; Rosa, Mário Borges
    A busca de conhecimento maximiza a utilização de princípios fundamentados cientificamente que possibilitam a administração de medicamentos segura. O presente estudo objetivou identificar e analisar as necessidades educacionais de enfermeiros atuantes em uma instituição hospitalar do interior do estado de Minas Gerais no que concerne à administração de medicamentos bem como desenvolver, implementar e avaliar um curso cujo conteúdo foi baseado nas necessidades educacionais identificadas e analisadas. Para tal, utilizou-se da Técnica do Grupo Nominal junto a todos os enfermeiros que compõem a equipe de enfermagem da citada instituição através da seguinte questão nominal: “Quais são os conteúdos em que o senhor (a) julga necessário aprofundar seu conhecimento para desenvolver uma prática segura na administração de medicamentos?”. Destacaram-se seis categorias de necessidades educacionais: preparo e administração de medicamentos, obtenção de informações e conhecimento em administração de medicamentos, interações medicamentosas, aspectos gerais da administração de medicamentos, efeitos colaterais dos medicamentos e mecanismos de ação dos medicamentos. Posteriormente, houve o desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso com a participação de enfermeiros, médicos e farmacêuticos, o qual se baseou nas necessidades educacionais identificadas e analisadas. Ao término do estudo, destacou-se que a busca de conhecimento e de estratégias de capacitação dos enfermeiros, voltado para a temática referente à administração de medicamentos, mostra-se de grande importância. Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Sistemas de medicação.
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    Vigilância epidemiológica na formação em enfermagem
    (UFVJM, 2014) Figueiredo, Petrina Macedo; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de Campos
    Foi realizada uma revisão integrativa no intuito de identificar, na literatura, a importância da Vigilância Epidemiológica – VE na formação acadêmica em Enfermagem. A pesquisa envolveu publicações nacionais e internacionais disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Os resultados detectam escassez de estudos sobre a temática, enfatizaram a importância da V Neste sentido, este trabalho objetiva estudar a importância da VE na formação acadêmica da enfermagem. Neste sentido, propõe-se um instrumento de estudo - Check-list - da formação profissional dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em relação às ações de VE e promoção à saúde; já validado com modificações relacionadas à proposta sugerida. Espera-se com este instrumento, o apontamento das vulnerabilidades nessa formação, indicar as questões a serem esmeradas no serviço de saúde, bem como subsidiar ações para melhorias no Plano Pedagógico de Enfermagem.