Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: plano de estudo como instrumento pedagógico no ensino de ciências(UFVJM, 2022) Oliveira, Janaina Boldt de; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fraile, Ofélia Ortega; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Gehlen, Simoni TormohlenConsiderando o “Plano de Estudo” um instrumento guia da Pedagogia da Alternância, destacamos a questão em estudo, por sua relevância na formação dos estudantes: Qual a semelhança ou relação que pode ser estabelecida entre o Plano de Estudo (PE) e os Três Momentos Pedagógicos (3MP) com o ensino de ciências na perspectiva freireana no ponto de vista dos educadores? Para discutir esta problemática, buscamos responder estas perguntas a partir da análise comparativa do desenvolvimento/etapas do Plano de Estudo e dos 3MP e também procuramos analisar em documentos as propostas de utilização do PE na disciplina de ciências numa escola comunitária rural municipal que trabalha com pedagogia da alternância com ensino fundamental II, a EMEFERC Agostinho Partelli (ES). Também buscou-se elencar na análise de entrevistas com os professores, os limites e possibilidades para o ensino de ciências a partir do Plano de Estudo e, até que ponto, o ensino de ciências é trabalhado de forma contextualizada. A metodologia, por tanto, está baseada na abordagem qualitativa, a partir da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com dois professores da escola. A análise de dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo de Franco (2012) e Bardim (1977). Participaram desta pesquisa dois educadores dessa escola que trabalham ou já trabalharam com a disciplina de Ciências. Em nossas analises constatamos que as etapas do instrumento pedagógico PE têm equivalência com os 3MP, ainda, além do PE estar dialogando com a disciplina de ciências por meio dos pontos de aprofundamento o PE também dialoga com todas as disciplinas da EMEFERC e contribui em diversas atividades que acontecem na escola, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Nas análises foi identificada uma dificuldade marcante ao trabalhar este instrumento pedagógico que é a falta de conhecimento e contato de educadores novatos que chegam para trabalhar na EMEFERC, assim vimos a necessidade da construção de um guia metodológico do PE com o objetivo de servir de apoio para a educadores da Pedagogia da Alternância na educação básica, técnica e superior. Por fim, conseguimos afirmar que a partir do PE educadores conseguem abordar os conteúdos das disciplinas a partir da realidade do estudante, de forma contextualizada, porém não sempre com uma perspectiva freireana.Item As veredas político-pedagógicas das escolas do campo de Araçuaí MG(UFVJM, 2021) Amaral, Magda Matos Tanure do; Silva, Vanessa Juliana da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta dissertação de mestrado apresenta em seu texto um estudo sobre as políticas públicas educacionais ofertadas à população jovem do campo, da cidade de Araçuaí-M.G., localizada no Médio Jequitinhonha. A Educação do Campo então é aqui abordada como promotora do “respeito às diferenças como princípio de combate à exclusão” (CALDART (org), p.239). Destarte, a Educação do Campo balizará as discussões que elucidam a dicotomia existente entre o currículo e juventude do campo, no microcosmo investigado. O escopo metodológico da pesquisa cunhou-se na estrutura da Pesquisa Documental, utilizando como fonte de dados primários os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das instituições participantes. Para tal, buscou-se inicialmente elencar as escolas públicas da região anteriormente mencionada, ofertantes do Ensino Médio e que estejam situadas em área considerada rural ou que atenda majoritariamente jovens do campo. A partir dos critérios de inclusão, três escolas da Rede Estadual de Educação foram definidas como objeto de estudo: A Escola Estadual Bom Jesus da Aguada Nova, a Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim e a Escola Estadual José dos Santos Neiva. Os povoados de Baixa Quente, Alfredo Graça e o Distrito de Engenheiro Schnoor, consecutivamente, sediam as escolas investigadas nesta pesquisa. O objetivo geral proposto foi o de desvelar como as políticas públicas educacionais para a juventude do campo são contempladas na proposta curricular das escolas campesinas de Araçuaí-M.G. Para que se alcançasse tal objetivo, realizou-se a interseção comparativa entre os PPP’s das instituições e as ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Foram localizadas nos documentos ações de promoção à prática pedagógica da Educação do Campo nas comunidades e, também, foram identificadas ausências e insuficiências curriculares, acentuando as lacunas educacionais existentes na formação dos jovens do campo, no tangente às suas peculiaridades. Das três escolas pesquisadas, duas são concebidas como escolas de localização rural e a terceira, apesar de ser identificar como urbana, atende majoritariamente a população do campo, fato que lhe confere a identidade de escola do campo. A análise dos dados seguiu o crivo da metodologia de Análise do Conteúdo, consequentemente fomentando a categorização dos elementos relevantes evidenciados. As considerações de fechamento do estudo sugerem a revisão dos PPP’s, aproximando a juventude do campo da ampliação da compreensão do seu meio, do fortalecimento e reconhecimento da sua identidade e do desenvolvimento do protagonismo juvenil perante a sua comunidade e a sua vida. A inclusão dos jovens em conselhos deliberativos e outros processos democráticos escolares foi apontada como estratégia de reposicionamento dos jovens na gestão escolar, além da integração dos mesmos nas avaliações de desempenho qualitativo, que atualmente é realizada de maneira unilateral. Autores como Miguel Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Freire, Maria José Carneiro, Bernard Lahire e Pierre Bourdieu enveredaram a discussão teórica pelos caminhos que convergem à temática pesquisada, bem como as análises na perspectiva social da juventude do campo no contexto educativo.Item Educação do campo na perspectiva das representações sociais de egressos e familiares sobre a Escola Família Agrícola de Tabocal(UFVJM, 2021) Rodrigues, Eurivaldo Nunes; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant'Anna, Paulo Afrânio; Andrade, Daniela Barros Silva Freire; Lima, Josélia Barroso QueirozAo campo brasileiro, lugar onde reside uma considerável parcela da população, tem sido atribuído, historicamente, um status de inferioridade em relação à cidade, o que, muitas vezes, tem ocasionado o não acesso a direitos essenciais, entre eles o direito a uma educação adequada a sua realidade. Essa situação desencadeou tensionamentos que promoveram a ressignificação do campo enquanto território de vida e espaço de cidadania, por meio da luta das comunidades rurais. O Movimento da Educação do Campo surge no final da década de 90, protagonizado pelos movimentos sociais e instituições ligadas ao acesso à terra e pela reforma agrária. A Educação do Campo se articulou primeiro nos assentamentos do programa da reforma agrária e, em um segundo momento, se expandiu para outras comunidades rurais. Dentre as várias iniciativas que contribuíram para a consolidação do Movimento da Educação do Campo, destacam-se as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). As EFAs tiveram sua origem na França, no ano de 1934, e chegaram ao Brasil em 1969. Seu modelo educativo consiste na interação entre “Tempo Escola e Tempo Comunidade”, conhecida como “alternância”, com o objetivo de produzir conhecimento de forma articulada com a vivência familiar e com a valorização da cultura e dos costumes dos povos do campo. Visando aprofundar o conhecimento sobre a proposta da Educação do Campo, mais especificamente, sobre seu impacto no enfrentamento dos desafios do campo e no vínculo identitário dos estudantes com o território, este trabalho foi realizado com a colaboração de egressos e pais de egressos da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFAT), localizada no município de São Francisco, norte de Minas Gerais, com o objetivo de identificar as Representações Sociais de egressos e familiares sobre a escola. Para isso, adotou-se o desenho de estudo de caso, de natureza qualitativa-exploratória, fundamentado na Teoria das Representações Sociais (TRS). Os dados foram produzidos por meio de “entrevistas narrativas”, que após transcritas e codificadas foram processadas pelo software Iramuteq, para análise lexical. O software apresentou como resultado cinco classes de palavras, delineando os campos semânticos que possibilitaram identificar as classes temáticas utilizadas para a discussão dos dados. Os indicadores obtidos revelam impactos positivos no vínculo identitário com o campo a partir da vivência dos estudantes no curso realizado na EFAT. Evidenciam que o diálogo entre escola–família–comunidade é imprescindível para a construção do conhecimento nas escolas do campo, bem como para o processo de ensino-aprendizagem. Destacam também aspectos relevantes que possibilitam a opção de escolarização e emprego no campo.Item Política de assistência estudantil na UFVJM: um olhar para a Licenciatura em Educação do Campo(UFVJM, 2019) Andrade, Adilceia Aparecida Pacheco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Ramalho, Mara Lúcia; Castro, Carlos Henrique Silva de; Pereira, Diogo NevesA educação superior, sobretudo a pública, cumpre um papel de relevância para o repertório sociocultural e econômico do indivíduo e da sociedade. Nos últimos anos, houve uma ampliação do acesso das camadas populares ao ensino superior brasileiro, visando à redução das desigualdades sociais. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), possibilitou a ampliação de vagas no sistema educacional atendendo a população do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Rio Doce, Norte e Nordeste de Minas Gerais. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições da política de assistência estudantil para os estudantes do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM. Como recorte temporal, definimos o período de 2013 a 2019. Para a coletar os dados, realizamos pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso, contemplados pela política de assistência estudantil da UFVJM. As reflexões mostram que são inúmeros os desafios enfrentados pelos estudantes da LEC/UFVJM para permanecerem na universidade. A pesquisa nos permitiu ver que a democratização do ensino superior não se consolidará somente com o acesso à universidade gratuita e que a política de assistência estudantil é indissociável do processo de garantia de direito à educação. Dessa forma, a assistência estudantil se apresenta como possibilidade de inclusão no ensino superior por meio de suporte financeiro aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade social, fomentando a equidade social no âmbito formativo e auxiliando na construção de uma educação justa e transformadora.