Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Redes do desenvolvimento profissional docente de supervisores e licenciandos do PIBID: um olhar para as parcerias entre universidade e escola
    (UFVJM, 2022) Morais, Telma do Socorro; Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Allain, Luciana Resende; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Santos, Simone de Paula dos
    Este trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as contribuições e limitações do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento profissional docente (DPD) de supervisores e licenciandos do curso de Ciências Biológicas, entre 2018 a 2020, em uma universidade pública de Minas Gerais. Seu principal objetivo é identificar as translações do PIBID no DPD, por meio das análises das falas de pibidianos licenciandos e professores supervisores participantes de cinco grupos focais. Com uma abordagem qualitativa, o método da pesquisa compreende um estudo de caso e a natureza das fontes uma pesquisa de campo, de caráter exploratório. O método de análise dos dados é a Análise Textual Discursiva (ATD). A seleção do corpus de análise ocorre a partir da transcrição das falas dos licenciandos e professores supervisores, coletadas em um grupo focal por meio de um roteiro organizado em eixos de análise de onde surgem categorias e subcategorias emergentes. Na investigação sobre os licenciandos, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira e expectativa profissional, Avaliação da formação para a docência, Ingresso e vivência no PIBID, Impactos do PIBID na expectativa profissional e Impactos do PIBID na licenciatura. Na pesquisa sobre os professores supervisores, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira; Formação para a docência; Conhecimento sobre o PIBID; Ingresso e vivência no PIBID; Impactos do PIBID e ainda surge uma categoria emergente: Relação universidade/escola nas vivências formativas. A partir da Teoria Ator-Rede (TAR), verificamos que o Programa realiza várias translações de interesses entre os licenciandos e os professores supervisores, favoráveis ou não à docência como profissão. Ponderamos que o PIBID possui uma importância expressiva no fortalecimento da vida pessoal e do desenvolvimento profissional dos licenciandos, pois ele proporcionou a agência de diferentes actantes, extremamente significativos nessa rede. Entre os estudantes pibidianos, ainda que alguns tenham a certeza que não seguirão a profissão docente, há a percepção de que o PIBID lhes proporciona grandes aprendizagens na formação inicial docente e pessoal, mesmo quando não acontecem de fato, parcerias colaborativas na integração universidade e escola. Percebemos que, embora sejam mais numerosos, os actantes que desviam ou enfraquecem o DPD são superados por aqueles que fortalecem esse desenvolvimento, com destaque para o PIBID como um actante central. Para os professores supervisores, o PIBID tem contribuído de forma a ancorá-los na profissão de professor. Sendo assim, percebemos que o PIBID, como programa de formação docente, tem contribuído como um poderoso actante na rede, agindo como um ponto de passagem obrigatório para o fortalecimento do DPD entre esses sujeitos. No entanto, atentamos para a necessidade de fortalecer as parcerias entre os envolvidos no PIBID, para que a integração entre a escola e a universidade aconteça de forma mais colaborativa.
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    Do Banco Mundial ao Vale do Jequitinhonha: entre a pobreza e o desenvolvimento
    (UFVJM, 2021) Lopes Neto, Antônio Augusto; Mattos, André Luís Lopes Borges de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mattos, André Luís Lopes Borges de; Stocco, Aline Faé; Pereira, Diogo Neves; Sprandel, Márcia Anita
    Este texto buscar interpretar o surgimento do Vale do Jequitinhonha a partir das práticas e do discurso do desenvolvimento. Entretanto, nosso objetivo é explorar uma dimensão pouco abordada na pesquisa acadêmica sobre a região, que concerne ao papel desempenhado por entidades multilaterais na elaboração de estratégias de combate à pobreza e de desenvolvimento. Esta abordagem, portanto, à luz da bibliografia relacionada ao tema, pretende analisar a atuação do Banco Mundial em Minas Gerais, autor e financiador do “Projeto de Redução da Pobreza Rural em Minas Gerais”, executado pelo Estado entre os anos de 2005 e 2011. O projeto em questão foi inteiramente executado no Norte e Nordeste do estado de Minas Gerais, abarcando toda a região do Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
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    Desenvolvimento social e econômico em Grão Mogol (MG) a partir da atuação de empresas de eucalipto
    (UFVJM, 2020) Fidelis, Vinicius Paulino; Ramos, Davidson Afonso de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramos, Davidson Afonso de; Teodoro, Pacelli Henrique Martins; Zucarelli, Marcos Cristiano; Jahn, Elisiane de Fátima
    Neste trabalho, tomamos como referência espacial a bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha e, como parte dela, o município de Grão Mogol-MG. Do ponto de vista histórico, a ocupação colonial desta região se deu a partir da descoberta da mineração, inicialmente na região central do estado, avançando pela Serra do Espinhaço até o alto Jequitinhonha. A partir desses fluxos de ocupação, temos a formação de povos e comunidades tradicionais que se adaptaram na convivência com o ambiente, no uso de grotas e chapadas. Entretanto, essa complexa relação vem perpassando, há algumas décadas, por modificações, principalmente, por parte dos projetos de desenvolvimento socioeconômico, incentivados pelo Estado, baseados na instalação da monocultura de eucalipto e pinus, construção de grandes barragens de água para a geração de energia elétrica, além das atividades minerárias. Considerando essa breve contextualização, a pesquisa teve por objetivo principal analisar se a monocultura de eucalipto proporciona o desenvolvimento econômico e social, no município de Grão Mogol. O percurso metodológico envolveu pesquisas bibliográficas e documentais dos atores no município, de dados secundários e do banco de dados do projeto Veredas Sol e Lares. Assim, os resultados indicam que, a partir das décadas de 1970, as empresas monoculturas de eucalipto começam a se instalar em Grão Mogol, seja por meio de compras, arrendamentos de áreas devolutas, ocupações de áreas coletivas etc., mas a forma de utilização dos recursos naturais pelas empresas é completamente oposta ao modo de vida já existente no local, inclusive das comunidades geraizeiras. A análise de dados secundários indicou que o município não se destacou; pelo contrário, em alguns casos, como aponta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, apesar de terem ocorrido alterações, perderam-se posições quando comparado ao ranking estadual e nacional. Em análise da situação das comunidades envolvidas no Projeto Veredas Sol e Lares - uma alternativa para o múltiplo aproveitamento energético em reservatórios de usinas hidrelétricas na região do semiárido mineiro, observamos que a monocultura de eucalipto não conseguiu proporcionar o desenvolvimento social e econômico, pois a expropriação das terras tem comprometido todo modo de vida tradicional geraizeiro, prejudicando a relação histórica com a condição de existência das famílias, da agrobiodiversidade e de todo conjunto de relações sociais e produtivas que caracterizavam o território.
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    Entre o dito e o construído: análise de reassentamento de atingidas/os por barragem no Vale do Jequitinhonha/MG, sob a ótica dos direitos humanos
    (UFVJM, 2020) Steffens, Gessica; Sulzbacher, Aline Weber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sulzbacher, Aline Weber; Pereira, Natália Biscaglia; Jahn, Elisiane de Fátima; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Scalabrin, Leandro Gaspar
    A pesquisa vincula-se ao curso de mestrado no Programa Interdisciplinar em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e também ao Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “D 0632 Veredas Sol e Lares – uma alternativa para o múltiplo aproveitamento energético em reservatórios de usinas hidrelétricas na região do semiárido mineiro”, protagonizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e executado em parceria com diversas instituições. Como objeto de estudo, apresenta-se o reassentamento Agrovila 2, localizado no município de Chapada do Norte (MG), composto por 84 famílias atingidas pela construção da barragem de Setúbal (iniciada em 1980 e concluída em 2010), situada predominantemente na área municipal de Jenipapo de Minas (MG). A partir do estudo exploratório da realidade do reassentamento na Agrovila 2, é possível apontar graves e contínuas violações de direitos humanos básicos, como a falta de acesso à água, à energia e à moradia adequada. O objetivo principal deste trabalho foi investigar e analisar a relação entre o modelo energético brasileiro e a moradia adequada no reassentamento Agrovila 2. Para tal, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema e o local, foram utilizadas as seguintes ferramentas para obtenção de dados: estudo exploratório, conversa com informantes-chave e análise de conteúdo com materiais já produzidos sobre a referida localidade. Como resultado, ampliou-se a compreensão sobre o modelo energético brasileiro e a violação de direitos humanos às pessoas atingidas por barragens que ele acarreta.