Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    História, cultura e saúde: um estudo na comunidade quilombola de Quartel do Indaiá
    (UFVJM, 2021) Nascimento, Victoria Brant Araújo; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Hemmi, Ana Paula Azevedo; Guimarães, Melissa Monteiro
    Este estudo se situa na linha de pesquisa Ensino, Saúde e Cultura do Programa de Pós- Graduação em Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Seu principal objetivo é caracterizar os aspectos históricos e culturais que permeiam o contexto da comunidade quilombola de Quartel do Indaiá e que têm influência sobre a saúde da sua população. Diante deste cenário, o objetivo secundário é entender a dinâmica do uso de plantas medicinais, por ser uma prática milenar que sofreu mudanças no decorrer dos anos, sendo um ponto importante no entendimento do processo saúde-doença. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e com abordagem qualitativa. Foram realizadas inserções na comunidade, com caráter etnográfico, que permitiram a observação das suas principais características e peculiaridades, bem como seus aspectos culturais e socioeconômicos. Além disso, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade, abordando principalmente o uso de plantas medicinais. Estas abordagens aliadas favoreceram uma compreensão mais ampla da comunidade e uma maior riqueza de detalhes e interpretações. Conclui-se que houve historicamente uma mudança significativa no contexto da comunidade, não somente no que tange o uso de plantas medicinais, mas também as relações sociais e a apropriação da cultura local. Percebe-se que ocorreu uma desvalorização da mesma no decorrer dos anos, justificada por diversos marcos históricos e sociais. Diante dos resultados encontrados, argumenta-se ser necessária a valorização dos costumes locais pelos profissionais de saúde, a partir de abordagens empáticas, a fim de estabelecer relações mais respeitosas com a cultura da comunidade.
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    Entre o cultural e o patológico: análise psicossociocultural do suicídio em comunidades indígenas brasileiras
    (UFVJM, 2020) Fonseca, Alexandre Lopes; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Cambraia, Rosana Passos; Paes, Sílvia Regina; Coelho Júnior, Achilles Gonçalves; Queiroz, Ana Carolina Lanza
    O suicídio corresponde a um fenômeno universal, cujos registros datam desde os primórdios da humanidade, assumindo variadas nuances interpretativas, dependendo do contexto histórico e sociocultural analisados. Trata-se de um tema cuja abordagem é complexa e multifacetada, uma vez que o ato suicida resulta da interação de fatores biológicos, psicológicos, culturais e socioambientais. No âmbito da análise do suicídio na contemporaneidade, a alta incidência de casos em determinadas comunidades indígenas brasileiras, sobretudo entre a população de adolescentes e adultos jovens, revela-se um sério problema de saúde pública, que demanda discussões e, sobretudo, ações urgentes do poder público. Nesse sentido, o presente estudo buscou investigar o suicídio entre indígenas brasileiros, numa perspectiva interdisciplinar, considerando as dimensões sociopolíticas, culturais e psicopatológicas desse fenômeno. Em termos metodológicos, trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de natureza descritivo-exploratória, viabilizada por meio de consulta de fontes secundárias de dados. Além de referências clássicas, como os estudos de Èmile Durkheim, Karl Marx, George Minois e Darcy Ribeiro, o corpus de análise do texto também foi composto por artigos de revisão, publicados entre 1990 e 2018, extraídos de bases de bases eletrônicas de pesquisa, como a Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e publicações indexadas no Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil), utilizando-se os descritores “Saúde Mental Indígena” e “Suicídio Indígena”. O levantamento de dados apontou que o suicídio em comunidades indígenas brasileiras apresenta características epidêmicas, cujos casos concentram-se, sobretudo, mas não exclusivamente, na etnia Guarani-Kaiowá. Aspectos relacionados à perda dos seus territórios tradicionais (tekoha) e respectiva destituição do lugar simbólico e representacional que compõe a identidade desses povos e que lhes atribui sentido existencial, podem ser apontados como possíveis causas da crescente incidência de mortes autoprovocadas nessa população. Soma-se a isso a negligência do poder público no tocante à garantia de direitos fundamentais a esses povos. Por fim, verificou-se a escassez de pesquisas sobre o tema analisado, evidenciando a necessidade de mais pesquisas que contemplem comunidades indígenas e outros povos tradicionais, visando contribuir com a formulação de políticas e estratégias de assistência em saúde mental a essas populações.
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    Educação Quilombola na Comunidade do Ausente e as identidades culturais silenciadas nos currículos escolares – Serro (2012 a 2019)
    (UFVJM, 2019) Martins, Narlisson de Jesus; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Neves, Leonardo Santos; Santos, Dayse Lúcide Silva
    Esta dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada à Linha IV – Currículo, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Alicerçada em estudos como de Sacristán (2000), Candau (2007), Lopes e Macedo (2011), Gomes (2007), Macedo (2006), Silva (2001), essa investigação parte do princípio de que o currículo pode ser um instrumento de criação, valorização e preservação de identidades culturais. Dessa forma, o objetivo central foi investigar se e como os currículos da Escola Municipal José Gomes Sales contribuem na (re) produção das identidades culturais da Comunidade Quilombola do Ausente, município de Serro-MG. Para isso, o desenvolvimento deste estudo qualitativo se deu por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros da comunidade do Ausente. Essas entrevistas foram realizadas por meio do método da história oral temática, uma ferramenta que possibilita a produção de conhecimento a partir da subjetividade e da sutileza envolvida na produção narrativa. Os resultados apontam que houve avanços teóricos, conceituais e legais decantados no ordenamento jurídico brasileiro que asseguram direitos a esses povos quilombolas, dentre eles, políticas de educação específicas para as escolas inseridas em seus territórios. Contudo, os dados demonstram também que esses avanços não foram traduzidos no cotidiano da Escola Municipal José Sales Gomes, na Comunidade Quilombola do Ausente, Serro-MG. Concluímos que a invisibilidade e o silenciamento da cultura e história negra e quilombola no currículo, fragiliza os modos de pensar uma educação escolar quilombola, pois a visão eurocêntrica e excludente ainda persiste nos currículos dessa instituição de ensino. Ressalta-se a importância desse estudo para avaliar o processo de implementação de políticas públicas de educação para os povos quilombolas em uma região historicamente construída pela mão de obra negra escravizada, que formou nesse território uma das maiores diásporas africanas em solo brasileiro. Deste modo, é de extrema importância dar visibilidade a essas comunidades remanescentes de quilombo, assegurando-as o direito de conhecer e vivenciar suas histórias e tradições, principalmente no ambiente escolar.
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    Culturas e currículos: estudos sobre uma escola municipal de Diamantina-MG
    (UFVJM, 2018) Almeida, Franciely Cardoso de; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Oliveira, Rúbia Lúcia
    Nessa dissertação apresentamos os dados de uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Jalira Lucchesi de Miranda de Diamantina MG, no Ensino Fundamental I. A questão que direcionou esta investigação relaciona se aos currículos e às culturas presentes no contexto escolar, buscando entender como são trabalhadas as diferentes culturas no currículo. Nesse sentido, conhecer quais culturas são ensinadas na escola, nos permitiu entender certos aspectos da dimensão curricular da instituição, tais como: o que os professores entendem por cultura, como eles a interpretam nas suas práticas e como as culturas locais, populares, infanto-juvenis são trabalhadas no currículo. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta investigação foram análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental se deu por meio do estudo das matrizes curriculares da escola campo da investigação, tendo a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), como procedimento investigação. Sobre as matrizes percebemos que elas estão repletas de culturas, sendo significadas ao logo do ano letivo em alguns de seus conteúdos. Também realizamos entrevistas semiestruturadas com professoras do ensino fundamental I. Os dados demonstraram o entendimento das professoras a respeito de currículo oficial e prescrito, bem como nos permitiu identificar as diferentes culturas presentes no currículo. Um currículo não se limita apenas nas intenções prescritas em uma matriz curricular, embora sejam de singular importância. Nossos dados apontam aspectos relevantes para pensar a dimensão escolar, tais como: a prática cultural da escola por meio dos calendários; o fato dos alunos experimentarem um currículo turístico e o modo como as culturas são folclorizadas nos conteúdos ensinados da escola. O estudo promoveu reflexões referentes ao currículo e suas conexões com as diferentes culturas presentes nesta escola. Estabeleceu conexões entre temáticas sobre diferença, identidade, multiculturalismo e pertencimento, bem como, permitiu questionamentos sobre o processo de formação de professores e possibilidades de repensarmos o currículo na busca de uma educação que seja mais plural.
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    Entre rezas e raízes: as contribuições das benzedeiras para o Programa Farmácia Viva no distrito de São Sebastião das Águas Claras – Nova Lima/MG
    (UFVJM, 2017) Santos, Cibele Lima dos; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alkmim, Ana Cimbleris; Carvalho, Marivaldo Aparecido de
    Esta pesquisa surge do interesse de investigar as formas de tratamentos alternativos e complementares conhecidos como Práticas Integrativas de Saúde incentivadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como, aproximar de culturas e práticas pouco valorizadas socialmente, frente ao mundo globalizado que se sobrepõe aos modos de vida, costumes e que, imprudentemente, se sobrepõe às pessoas. Assim, buscar saber quais foram as contribuições das benzedeiras para o Programa Farmácia Viva, desenvolvido no Distrito de São Sebastião das Águas Claras – Nova Lima/MG, e se seus saberes e práticas tradicionais e populares acerca da medicina desenvolvida através das plantas medicinais formaram os objetivos dessa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que se ancorou na história oral como forma de traduzir o sentimento singular guardado na memória dos participantes, em especial das benzedeiras. Os dados foram coletados a partir de um questionário com questões semiestruturadas, cujas entrevistas foram gravadas e transcritas em igual teor. Os dados analisados, portanto, partiram da sensibilidade de cada entrevistado. Assim, foi possível transformar os retalhos em ricos relatos que nortearam as reflexões na tentativa de alcançar os objetivos da pesquisa. Como em toda pesquisa, os resultados alcançados nem sempre respondem prontamente às expectativas. Todavia, mesmo tendo alcançado resultados animadores e satisfatórios, algumas frestas ainda permeiam o universo velado da ciência e da cultura.
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    Processo de modificação de modos de vida em um distrito rural da Serra do Espinhaço Meridional sob impacto de atividade minerária
    (UFVJM, 2017) Giraldo, Andrés Felipe Ramírez; Cambraia, Rosana Passos; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Dias, Ana Catarina Perez; Firmes, Maria da Penha Rodrigues; Queiroz, Ana Carolina Lanza; Carvalho, Marivaldo Aparecido de
    A atividade minerária, inserida no modelo econômico atual de produção de capital, é vista como fonte de riqueza tanto para o setor privado quanto para os Estados, porém, traz uma série de impactos sociais, ambientais e à saúde de comunidades rurais e tradicionais. Assim, a mineração recebe atenção sob diversos olhares de diferentes sujeitos sociais, que têm ao mesmo tempo diferentes interesses. Este trabalho de pesquisa adere-se à preocupação que existe frente aos efeitos culturais, sociais e ambientais decorrentes da mineração e a sua conexão como a saúde, pois esta é um processo complexo, que depende desde as dimensões maiores, isto é, sociais até as menores desenvolvidas no indivíduo. De tal modo, são aqui estudados os modos de vida como parte da realidade social e grupal que fazem parte desse processo complexo que é a saúde-doença. Teve como objetivo principal, compreender o processo da mudança dos modos de vida imposto pela presença de um empreendimento minerário. Para isto, foram verificadas as mudanças no ambiente dos habitantes da micro área de São José da Ilha no município de Dom Joaquim (Minas Gerais, Brasil), assim como os efeitos na relação entre as pessoas e, das pessoas com o seu entorno, após a chegada da atividade minerária. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com observação participativa e emprego de entrevistas abertas. Foram utilizados câmara fotográfica para registro de imagens, gravador de voz digital para as entrevistas e diário de campo para registro de notas do pesquisador. Houve também uso de fontes secundarias de informação, como as fichas de cadastramento da Estratégia da Saúde da Família e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As informações foram analisadas com o método de análise de conteúdo temática, para a qual utilizou-se o aplicativo de informática NVivo (v.9). Observou-se que no local as atividades de trabalho estão relacionadas com o uso da terra para a manutenção das famílias, contudo, com a presença do empreendimento na região, surgiram outros trabalhos, que afastam a comunidade do trabalho rural propriamente dito, assim como de outras expressões dos seus modos de vida tradicionais. No caso aqui estudado, o empreendimento impôs condições materiais e simbólicas que fazem com que as pessoas legitimem a presença e uso dos seus recursos pelas melhorias de infraestrutura no município e situação econômica nas famílias, as quais, tiveram membros empregados nas firmas na época de auge de trabalho (época de implantação da mina). Perante ao processo de mudança nos modos de vida tradicionais é importante sua revalorização, pois têm permitido e permitem a soberania territorial e seguridade alimentar baseadas nos conhecimentos tradicionais do uso da terra, ameaçados por dito processo de mudança.
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    Conselho municipal de cultura de Diamantina (gestão 2009–2012): um estudo de caso
    (UFVJM, 2015) Santos, Luana Maiara dos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Vale, Adriana Gomes de Paiva; Nóbrega, Ricardo André Avelar
    RESUMO A dissertação “Conselho Municipal de Cultura de Diamantina um estudo de caso” foi elaborada por meio da análise de dados das atas referentes ao período da gestão 2009 a 2012 do Conselho de Cultura. Na pesquisa foi explanado sobre a democracia e participação referente ao conselho e os tipos de democracia, na perspectiva de conhecer como vem constituindo a democracia direta, deliberativa, representativa e participativa nos conselhos. Além disso, o trabalho apresentou a história dos conselhos que são instrumentos de articulação entre o Estado e a Sociedade em relação às decisões das políticas públicas. Nesta dissertação foi importante apresentar a ideia de cultura e o que vem a ser cultura política e políticas culturais pelos novos significados e interpretações culturais dominantes da política, fomentadas pela modernidade. Para investigar o estudo de caso mostrou a legalidade e estrutura do Conselho de Cultura em números. Utilizou-se a análise de conteúdo que foi um instrumento metodológico aplicado ao conteúdo escrito, por meio de interpretação e reflexão baseadas na dedução e interferência interpretativa. Nesse sentindo constatou, avanços relevantes por meio das atas, regimentos, planos, programas, projetos, intervenções culturais, reformulação de segmentos culturais no Conselho de Cultura. Contudo era preciso um caráter mais ativo do conselho na cidade de Diamantina, sobretudo de maneira democrática participativa e representativa nas reuniões para o exercício de uma cidadania ativa nas decisões que priorize de maneira satisfatória os interesses da sociedade.