Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    Tradução e confiabilidade inter-examinadores da versão brasileira do Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) em lactentes
    (UFVJM, 2021) Furtado, Michelle Alexandrina dos Santos; Leite, Hércules Ribeiro; Camargos, Ana Cristina Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leite, Hércules Ribeiro; Camargos, Ana Cristina Resende; Santos, Juliana Nunes; Morais, Rosane Luzia de Souza
    Introdução: A paralisia cerebral (PC) é caracterizada por uma desordem na postura e movimento, gerado por um distúrbio não progressivo no cérebro imaturo. O diagnóstico geralmente é tardio, sendo adiado devido à falta de critérios padronizados. O Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) é um instrumento de fácil aplicação, baixo custo e com alto valor preditivo para detectar PC, entretanto, é pouco usado no Brasil, principalmente porque não ter sido traduzido, validado e sua confiabilidade testada para os lactentes brasileiros. Objetivo: Traduzir o HINE para o idioma português do Brasil, e analisar sua confiabilidade inter-examinadores em lactentes brasileiros. Método: Estudo metodológico, realizado entre junho de 2020 a maio de 2021. A tradução seguiu as recomendações das diretrizes internacionais. O estudo ocorreu em duas etapas: (1) tradução do HINE e (2) análise da confiabilidade inter-examinadores da versão traduzida, o qual utilizou dois examinadores, que avaliaram os participantes de forma independente. A tradução ocorreu em quatro etapas (tradução, síntese, retrotradução e avaliação pelo comitê de especialistas). A concordância entre os escores foi verificada pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI), com seus respectivos intervalos de confiança de 95% e valor de p igual a 0,05. Resultados: Em relação a tradução as diferenças encontradas foram resolvidas pela comparação entre as versões anteriores e posteriores realizadas pelo comitê de especialistas, com anuência do autor do instrumento, obtendo a versão final do HINE traduzido. A confiabilidade inter-examinadores foi verificada com 25 crianças (12 pré-termo e 13 a termo). Excelente confiabilidade inter-examinadores foram encontradas em todas as subescalas do HINE investigadas, como função dos nervos cranianos (CCI2,1 = 0,844), postura (CCI2,1 = 0,852), movimentos (CCI2,1 = 0,830), tônus (CCI2,1 = 0,894), reflexos e reações (CCI2,1 = 0,910) e escore global (CCI2,1 = 0,930). Conclusão: A versão do HINE traduzida para o português do Brasil mostrou ser adequada e confiável aos profissionais de saúde brasileiros, na detecção precoce de lactentes com alto risco de PC, além de ser uma ferramenta com excelente confiabilidade inter-examinadores em lactentes brasileiros.
  • Thumbnail Image
    Item
    Associação entre função executiva e habilidades motoras grossas em crianças pré-escolares com obesidade/sobrepeso e eutróficas
    (UFVJM, 2021) Fernandes, Amanda Cristina; Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Leite, Hércules Ribeiro; Matos, Mariana Aguiar de
    A obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo e armazenamento excessivo de gordura corporal, que representa um risco à saúde e é atualmente um problema de saúde pública, sendo que quando ocorre na infância, tende a persistir na vida adulta. A idade pré-escolar é um período crítico para a aquisição das habilidades motoras fundamentais e para o desenvolvimento das funções executivas. O objetivo do presente estudo foi investigar a associação das funções executivas com as habilidades motoras em crianças pré-escolares com obesidade /sobrepeso e eutróficas de escolas públicas. Tratou-se de um estudo transversal, exploratório e quantitativo realizado com 49 pré-escolares, posteriormente divididos em dois subgrupos de acordo com o índice de massa corporal (sobrepeso/obesidade: 24; eutróficos: 25). As habilidades motoras foram avaliadas por meio do teste de desenvolvimento motor grosso - segunda edição (TGMD- 2) e as funções executivas foram avaliadas com os testes Dia e Noite Stroop, Marshmallow, Fluência Verbal (FV) e Torre de Hanói (TH). Modelos múltiplos foram conduzidos utilizando métodos stepwise, considerando as variáveis independentes das tarefas cognitivas que apresentaram <0,2 nas regressões univariadas e TGMD-2. Os resultados mostraram associação negativa da FV (número de erros) e TH (quebra de regra) com o controle de objeto em crianças com obesidade/sobrepeso. As duas variáveis explicaram 57,8% da variância do controle de objeto (p <0,05). Também foi identificada associação negativa entre FV (número de erros) e TH (quebra de regras) com o quociente motor grosso e explicou 40,5% da variância do quociente motor grosso (p <0,05). No entanto, não houve associação significativa entre as funções executivas e o desenvolvimento motor grosso nas crianças eutróficas. Portanto, concluímos que a associação entre funções executivas e habilidades motoras grossas em pré-escolares com sobrepeso/obesidade indicam que a flexibilidade cognitiva, a memória de trabalho, o planejamento e a resolução de problemas podem estar interligadas com as funções motoras grossas nesta população.
  • Thumbnail Image
    Item
    Desenvolvimento infantil e parentalidade: conhecimento de gestantes cadastradas em Unidades Básicas de Saúde
    (UFVJM, 2020) Santos, Ingredy Carolline de Jesus; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Dias, Orlene Veloso; Moreira, Rafaela Silva; Vitorino, Débora Fernandes de Melo
    Introdução: O ambiente familiar exerce papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento infantil. Para tanto, o conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil é apontado como um fator relevante capaz de influenciar a maneira como estes entendem o comportamento de seus filhos e a construção de vínculo parental. Objetivos: Investigar o conhecimento das gestantes cadastradas em Unidades Básicas de Saúde sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, bem como investigar os fatores que estão associados e aqueles que explicam o conhecimento materno. Material e métodos: Participaram gestantes cadastradas nas Estratégias de Saúde da Família do munícipio de Janaúba, Minas Gerais. Foram coletadas informações sobre o perfil das participantes. Para verificar as crenças e práticas de cuidado foi aplicado a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado na Primeira Infância – ECPPC e avaliou-se o conhecimento das gestantes sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida através do Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI). Os dados coletados foram organizados em um banco de dados, no Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão Windows 20.0® e posteriormente submetidos à análise descritiva. Na análise inferencial, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman para variáveis contínuas ou ordinais e o teste Quiquadrado para variáveis categóricas e, aquelas com valor de p<0,20, seguiram para uma regressão multivariada hierárquica. Resultados: Participaram 105 gestantes, com mediana de 24 anos, mediana de 1 filho, pardas, com 2º grau completo ou mais, em sua maioria católicas, com companheiro, donas de casa ou estudantes, de classe mais média-baixa ou baixa. Relataram gravidez planejada, a maioria estavam no 3º trimestre, negaram tabagismo. Quanto à rede de apoio, os pais da criança foram citados mais vezes. Quanto às crenças e práticas maternas, a maioria das gestantes consideraram relevante aquelas relacionados à segurança, manutenção da temperatura, sono e repouso, alimentação e vínculo em detrimento a utilização de brinquedos e brincadeiras, jogos e leitura. O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil mostrou-se baixo. A associação entre o conhecimento e variáveis independentes apontou a ECPPC (Correlação de Spearman=-0,19; p=0,048). Também seguiram para o modelo de regressão: número de filhos (Correlação de Spearman=-0,18; p=0,072); nível econômico (Correlação de Spearman=0,136; p=0,166), religião (X2=4,913; p= 0,086), rede de apoio pai (X2=3,595; p=0,058) e rede outros (X2= 3,878; p= 0,049). O modelo de regressão hierárquico explica 13% do conhecimento de gestantes sobre o desenvolvimento infantil (R2 0,127). Considerações Finais: Religião, importância à prática de cuidados e estimulação e menor número de filhos explicam uma pequena quantidade do conhecimento das gestantes sobre o desenvolvimento infantil. O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil das mães foi baixo e estas valorizam muito mais as práticas de cuidados do que as que proporcionam o desenvolvimento infantil. Sugere-se intervenções futuras que ofereçam a estas mães oportunidades de conhecer mais sobre o desenvolvimento infantil e sua importância para o futuro de sua criança.
  • Thumbnail Image
    Item
    Promoção de estratégia coletiva para o favorecimento do desenvolvimento infantil no berçário de uma creche pública
    (UFVJM, 2019) Gomes, Alcilene Maria; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Andrade, Renata Aline de; Santos, Juliana Nunes; Santos, Sandro Vinicius Sales dos Santos
    A primeira infância compreende o período dos três primeiros anos de vida da criança. Este período é conhecido como período sensível do desenvolvimento cerebral. Nas últimas décadas, o ingresso da mulher no mercado de trabalho proporcionou o aumento da inserção das crianças em escolas infantis e creches nos primeiros anos de vida. Considerando que intervenções que possibilitem melhorias na qualidade do ambiente da creche beneficiam todas as crianças, em período sensível do desenvolvimento, este estudo se propôs a investigar sobre a influência de uma intervenção simples no desenvolvimento motor de crianças de uma creche pública. O tema será apresentado no formato de artigos científicos, o primeiro refere-se à influência de uma intervenção de baixo custo no desenvolvimento motor e o segundo refere-se a opinião de educadoras de uma creche pública sobre o desenvolvimento infantil. No primeiro artigo, participaram 20 crianças com idade entre 10 e 22 meses matriculadas no berçário de uma creche pública, as crianças brincaram com brinquedos iguais para todas, duas vezes ao dia, seguindo uma rotina estabelecida com as educadoras durante 9,4 semanas. O instrumento para avaliação do desenvolvimento cognitivo e motor das crianças foi o BAYLEY III, o AHEMD avaliou as oportunidades ofertadas no ambiente da casa e o ITERS-R a qualidade do ambiente da creche. Após a intervenção, as crianças apresentaram melhores resultados nos domínios motor grosso balanceado (p=0,012) e motor composto (p=0,019) e nos domínios motor fino e cognitivo, sem alterações estatisticamente significativas. No segundo artigo, as participantes foram seis educadoras do berçário de uma creche pública, com idade entre 25 e 56 anos. Durante o período de 9,4 semanas as educadoras realizaram diariamente, brincadeiras direcionadas com as crianças no chão. O ITERS-R avaliou a qualidade do ambiente da creche e um questionário próprio para verificar a opinião das educadoras foi estruturado pelos pesquisadores. Quanto a qualidade do ambiente, os itens rotina de cuidado pessoal, falar e compreender e atividades obtiveram ligeira melhora na pontuação logo após a intervenção, estes mesmos itens mantiveram sua pontuação, após três meses da intervenção. Com relação a opinião das educadoras, todas relataram estar satisfeitas em terem participado da pesquisa e ressaltaram questões relevantes sobre a dificuldade na execução da intervenção proposta. Por meio deste estudo, foi possível identificar que uma intervenção de simples aplicação, em um pequeno período de tempo, pode proporcionar alterações significativas no desenvolvimento motor de crianças menores de dois anos. Bem como, as mudanças propostas no berçário melhoraram a qualidade de alguns itens que se relacionam à ambiente da creche, logo após a intervenção e se mantiveram depois de três meses. Também foi possível identificar que as educadoras consideraram que a intervenção com brincadeiras, trouxe contribuições positivas para a creche, para o desenvolvimento das crianças e poderá refletir no seu desenvolvimento futuro. Estudos longitudinais com maior tamanho de amostra e período de intervenção, poderão ampliar o conhecimento sobre a influência de fatores extrínsecos sobre o desenvolvimento motor, dentre eles a qualidade do ambiente educacional.