Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Avanços e desafios na implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal em instituições dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2013) Nunes, Vânia Maria Fernandes; Bodevan, Emerson Cotta; Santos, Delba Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O objetivo deste estudo foi verificar a implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) nos órgãos referenciados à Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e em outras instituições públicas federais localizadas em cidades que acolhem a UFVJM, um dos campi do CEFET/MG, as gerências e agências do INSS de Diamantina e Teófilo Otoni. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo transversal com 205 indivíduos (201 servidores ativos e quatro gestores de recursos humanos e, ou diretores), que, em relação aos servidores ativos, teve como objetivo conhecer as demandas relacionadas aos planos de saúde, caracterizá-los quanto ao absenteísmo/doença ou acidentes em serviço e ainda quanto à insalubridade/periculosidade, além de verificar o conhecimento desses servidores em relação às ações propostas pela PASS já implantadas nos referidos órgãos. Junto aos gestores de recursos humanos e, ou diretores procurou-se identificar as dificuldades enfrentadas para a implementação das ações propostas por essa política. Este estudo demonstra a necessidade de criação de canais de comunicação que possibilitem manter os servidores das instituições envolvidas atualizados em relação às ações propostas pela PASS. Aponta a importância do benefício da saúde suplementar e ratifica a relevância da ação de acompanhamento da qualidade e aprimoramento da assistência prestada pelos planos de saúde. Confirma que a cooperação técnica entre os órgãos públicos pode favorecer a resolução de questões periciais de servidores e aponta que os dados de absenteísmo/doença são similares aos de outros estudos realizados. Apresenta informações relacionadas com promoção e vigilância nos órgãos envolvidos e recomenda novos estudos para melhor entendimento dessas ações.
  • Thumbnail Image
    Item
    Concepções dos estagiários do curso de fisioterapia sobre o princípio da integralidade na saúde
    (UFVJM, 2013) Barbosa, Michele Cristina Sales Almeida; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Fonseca, Marina Assis; Ribeiro, Milton Cosme; Vieira, Flávio César Freitas
    Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo a respeito da compreensão e aplicação do conceito de integralidade pelos discentes do último ano do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior federal. O objetivo principal desse estudo foi conhecer a visão dos acadêmicos sobre o conceito de integralidade. Utilizamos a aplicação de questionário semi-estruturado, antes e depois dos discentes cursarem o estágio curricular em saúde pública. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram cinco diferentes concepções a respeito da integralidade: Humanizados, visão da humanização do atendimento em saúde; Profissionalizados, visão da ampliação da formação profissional do fisioterapeuta; Teorizados, visão dos princípios que orientam e organizam as ações do SUS; Limitantes, visão da limitação da atuação do fisioterapeuta na atenção básica a saúde e Hesitantes, visão da incerteza de estar preparado para atuar nos serviços públicos de saúde. O trabalho realizado revelou que as concepções dos sujeitos não são constituídas por uma única tendência, mas por um conjunto de tendências que nos levam a inferir que o conceito de integralidade mostra-se confuso, porém com uma forte tendência para uma concepção mais humanista na formação do fisioterapeuta, nesta instituição.