Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Otimização do cultivo de Aspergillus brasiliensis 3.7TA visando uma maior produção de celulases para fins de aplicação na hidrólise da biomassa de cana-de-açúcar para a produção de etanol 2G
    (UFVJM, 2023) Oliveira, Tarcisio Michael Ferreira Soares de; Benassi, Vivian Machado; Lucas, Rosymar Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Benassi, Vivian Machado; Pantoja, Lílian de Araújo; Santos, Sandro Luiz Barbosa dos; Gonçalves, Heloísa Bressan
    As celulases produzidas por fungos filamentosos têm recebido grande atenção, pois têm um enorme potencial para processar a biomassa celulósica mais abundante neste planeta e transformá-la em biocombustíveis sustentáveis e outros produtos de valor agregado. A ação sinérgica de endoglucanases, exoglucanases e β-glucosidases é necessária para a despolimerização da celulose em açúcares fermentáveis para transformação em produtos úteis utilizando microrganismos adequados. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo selecionar um microrganismo bom produtor da enzima celulase, em especial, CMCase, otimizar o meio de cultivo a fim de melhorar a sua produção, caracterizar bioquimicamente a enzima e imobilizar o coquetel rico em celulases em esferas de alginato. O fungo filamentoso selecionado para estudo foi o Aspergillus brasiliensis 3.7TA, cultivado em meio submerso Carvalho-Peixoto (CP) com sais do próprio meio, ureia como fonte de nitrogênio e farelo de trigo como fonte de carbono, pH inicial de meio 5,46, 1 mL da solução de esporos, cultivado por cinco dias à 30°C, em estufa bacteriológica. Em seguida, o coquetel rico em celulases produzido pelo fungo Aspergillus brasiliensis 3.7TA foi imobilizado com sucesso em esferas de alginato, utilizando o bastão de vidro grosso como método de imobilização, padronizando oito esferas imobilizadas na reação enzimática. O planejamento experimental permitiu obter as melhores concentrações para o método de imobilização, utilizando 4,26% (m/v) de alginato de sódio e 5,34% (m/v) de cloreto de cálcio. O processo de hidrólise da biomassa pré-tratada com organossolve, apresentou liberação de 0,196 g/L de açúcares redutores em 20 horas de reação para as duas amostras. Os resultados mostraram que o coquetel enzimático imobilizado apresenta potencial para ser utilizado como catalisador em processos industriais, como na indústria de etanol celulósico. A imobilização em esferas de alginato oferece a possibilidade de reutilização do catalisador em diferentes ciclos de reações. Concluiu-se que o coquetel rico em celulases produzido pelo fungo Aspergillus brasiliensis 3.7TA foi imobilizado com sucesso em esferas de alginato e possuiu potencial para ser utilizado como catalisador em processos industriais, por exemplo, a indústria de etanol 2G.
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    Políticas Públicas de Formação Continuada de professores: uma análise das ações do PAR e PME dos municípios que compõem a Região Geográfica Imediata de Januária
    (UFVJM, 2023) Benício e Silva, Gilvânia Soares; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Santos, Arlete Ramos dos; Neves, Leonardo Santos
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar as Políticas Públicas de Formação Continuada de professores, pactuadas entre o Governo Federal e os municípios que compõem a Região Imediata de Januária por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), com vistas à verificação da consonância entre os processos formativos e as metas/estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como dos Planos Municipais de Educação dos municípios participantes. Como recorte temporal abrangeu o período de 2015 a 2020, marcando respectivamente o ano subsequente à aprovação do PNE, o ano de aprovação dos Planos Municipais de Educação e a metade do prazo da execução do PNE. A metodologia se pautou na abordagem qualitativa, com a realização de uma pesquisa documental paralela a um estudo bibliográfico. Isso incluiu a análise de documentos oficiais estruturantes do planejamento da gestão municipal, como o Plano Municipal de Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR). Para a coleta dos dados referentes às formações continuadas executadas ou em andamento nos municípios pesquisados, foram analisados documentos disponibilizados pelos municípios como o Relatórios do PAR (Ciclo 2 e Ciclo 3), Planos Municipais de Educação, Relatórios de Monitoramento do Plano Municipal de Educação, dentre outros. A partir dos documentos coletados, realizou-se uma Análise de Conteúdo na perspectiva de Franco (2021). Os resultados da pesquisa indicam que os Programas de Formação Continuada oferecidos pelo Governo Federal se constituem em Políticas Públicas Educacionais. Entretanto, observou-se que priorizaram o desenvolvimento da Meta 5, que aborda a Alfabetização, de forma a assegurar a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essa constatação sugere que os processos formativos disponibilizados aos municípios estão diretamente relacionados ao papel constitucional destes em relação à oferta da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, identifica-se uma contradição, haja vista que houve pouco investimento na Meta 16 do Plano Nacional de Educação. Essa meta está dividida em duas partes: ter até 2024 metade dos professores da Educação Básica com Pós-Graduação e garantir acesso à formação continuada a todos os professores da Educação Básica. Essa constatação reforça a necessidade de construção de um Plano de Formação Continuada que assegure, por meio do processo de formação, a possibilidade de aprofundamento contínuo por parte dos professores da Educação Básica, proporcionando uma reflexão constante sobre sua prática.
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    Compras Públicas como vetor de Desenvolvimento Sustentável
    (UFVJM, 2023) Cordeiro, Marcela Ribeiro Manhães Freitas; Ramos, Davidson Afonso de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramos, Davidson Afonso de; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Marques, Gabriel Lima; Terrade, Vanessa de Fátima
    O Brasil finalmente modernizou a Lei Federal de Licitações e Contratos (nº14.133/2021), cuja aplicação abrange as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios. A partir da leitura deste novo normativo foi possível entender quais as principais intenções do legislador com as mudanças incorporadas ao texto. Entre elas, verifica-se a tentativa de diminuir os formalismos legais, de permitir maior celeridade aos procedimentos, maior qualidade nas compras e aquisições públicas, com o intuito de corroborar com o desenvolvimento nacional sustentável. O presente trabalho dedicou-se: (i) a trazer uma breve contextualização sobre o procedimento formal obrigatório para aquisições públicas (Licitações); (ii) a apresentar as compras públicas como instrumento de políticas públicas e como um vetor de desenvolvimento sustentável; e (iii) a averiguar as mudanças na nova lei de licitações sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. A proposta metodológica deste trabalho teve como base de pesquisa uma metodologia qualitativa, cujo resultado se valeu de um estudo exploratório da legislação relativa ao tema de estudo e demais pesquisas biográficas.
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    Juventudes Rurais: perspectivas juvenis ao término do Ensino Médio nas escolas no campo em Unaí – Minas Gerais
    (UFVJM, 2023) Santana, Romário da Silva; Redin, Ezequiel; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Redin, Ezequiel; Weisheimer, Nilson; Kummer, Rodrigo; Pereira, Anderson Alvarenga
    O objetivo desse trabalho foi analisar como o perfil socioeconômico, o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e a autodefinição de jovens rurais estudantes do terceiro ano do Ensino Médio em escolas no campo do município de Unaí/MG influenciam seus projetos juvenis. Trata-se de um estudo quali-quantitativo por meio de pesquisa do tipo survey, bibliográfica e documental. Foi aplicado um questionário composto por 54 questões (abertas e fechadas) a 138 estudantes que cursavam o terceiro ano do ensino médio em seis escolas no campo. Os dados relativos às questões fechadas foram registrados e tabulados por meio do Microsoft Excel e analisados por meio de testes estatísticos, utilizando-se o software R e R Studio. A base de dados final conteve 77 variáveis e 83 observações (participantes). Por sua vez, os dados relativos às questões abertas serão analisados por meio da técnica de Análise Temática (AT). Dessa forma, para facilitar a compreensão e a visualização do processo de resposta, foram realizadas análise de nuvem de palavras no software WordCloud. Confirmando a hipótese questionada na pesquisa, as TICs, bem como o perfil socioeconômico e a autodefinição relatada por esses jovens, parecem, sim, influenciar nos projetos juvenis desses jovens. Foi observado, também, que as jovens do gênero feminino tendem a optar por projetos mais voltados para escolarização e profissionalização, enquanto os jovens do gênero masculino tendem a voltar seu interesse para projetos majoritariamente de profissionalização. À medida que essas jovens rurais indicam pretensão de deixarem o campo, ao optarem por migrar para as cidades, na busca de melhores condições de vida, como mencionado, os jovens rurais apresentam projetos de vida voltados para o meio rural, revelando uma boa aprovação quanto aceitação e permanência no campo. Em contrapartida a essa aceitação por parte dos jovens rurais do gênero masculino, uma das hipóteses que podem contribuir para a saída dessas jovens do meio rural, bem como suas atividades, talvez seja o fato de elas serem consideradas, muitas vezes, como uma peça não muito importante daquele trabalho. Sendo assim, estima-se que um maior investimento em políticas públicas voltadas para a juventude rural possa contribuir para com que os projetos juvenis desses jovens se estabeleçam e, no porvir, se cumpram, trazendo-lhes perspectivas, desejo pela permanência no campo, junto de maiores oportunidades de aprendizado e/ou profissionalizações que se voltem para o meio rural, bem como, quem sabe, talvez torne o campo um atrativo maior para a parcela de jovens rurais do gênero feminino.
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    Iconografia para a decolonização sobre o pensamento andino: um estudo interdisciplinar-comparativo da cerâmica sexual Moche da costa norte peruana, entre os Séculos I ao VIII A.D.
    (UFVJM, 2023) Mafra, Luís Fernando Rangel de Oliveira; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Paula, Adna Candido de; Suñer, Marcia Maria Arcuri; Bracamonte Lévano, Edgar
    A cultura mochica se desenvolve na faixa litorânea da costa norte do Peru entre os Séculos I e IX A. D. Está baseada em diversas unidades políticas, em alguns casos coexistentes, em uma sociedade interna com diferentes lugares sociais em estruturas de poder centralizadas em lideranças político-religiosas. Os Moche desenvolveram um marco histórico, entendido como um fenômeno por terem desenvolvido um amplo domínio agrário (com registros de vastos canais de irrigação), além de uma complexa arquitetura e ampliação da tecnologia cerâmica, têxtil e a metalurgia. Sua alta taxa populacional, seu alto grau de especialização técnica, complexidade nos extratos sociais e sua longa durabilidade são um marco sem precedentes na ocupação da costa norte peruana. Este trabalho faz parte da pesquisa de Mestrado em Ciências Humanas e busca entender as similaridades e diferenças iconográficas e tecnológicas da cerâmica Moche entre os Séculos IV e VII AD. O foco é o estudo iconográfico e semiótico na cerâmica de representação sexual, de modo se possa discutir as construções de gênero e das sexualidades nesta produção, trocas e manejos de informações e tecnologias, assim como entender o campo simbólico desta cultura. Logo, a investigação teve como objeto de estudo a cerâmica contida na coleção intitulada Galeria Erótica, presente no acervo do Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera, em Lima, Peru. Como resultado, buscou-se o entendimento de como o estudo da iconografia cerâmica pode cooperar para a compreensão da ontologia desta cultura no que tange suas construções e relações de gênero, se são fluidas ou estritamente binárias, e suas construções sobre sexualidade, se ultrapassam as barreiras do que hoje é entendido como sistemas heteronormativos.
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    Avaliação do grau de implantação das ações estratégicas de controle do Câncer do Colo do Útero em municípios da microrregião de saúde de Curvelo
    (UFVJM, 2024) Arruda, Felipe Teles de; Teixeira, Romero Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Romero Alves; Murta, Nadja Maria Gomes; Oliveira, Fernando Rocha; Paiva, Laercio da Silva; Amaral, Natalia Tenuta Kuchenbecker do
    Introdução: O Câncer do Colo do Útero (CCU) é uma doença que afeta as células desse órgão, sendo uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo geral avaliar o grau de implantação das Ações Estratégicas de Controle do Câncer do Colo do Útero (AECCCU) em municípios da microrregião de saúde de Curvelo – Minas Gerais, por meio de uma pesquisa avaliativa. Material e Métodos: A metodologia adotada consistiu na análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de levantamento documental, entrevistas com profissionais de saúde e questionários aplicados aos usuários dos serviços. Foi investigado o grau de implantação das ações, levantados aspectos normativos e construídos os modelos lógicos e matrizes de análise para avaliar a conformidade, pertinência e relevância dos elementos das AECCCU. Resultados: Quanto Grau de Implantação (GI) das Ações Estratégicas de Controle do Câncer do colo do Útero em municípios da microrregião de saúde de Curvelo, Minas Gerais, foi observado no presente estudo que todos os municípios apresentaram o GI total Parcialmente Implantada, já no que tange a implantação do componente estrutura (18% – implantados e 82% - Parcialmente Implantados e processos (27% - Parcialmente Implantado e 73% – Incipientes). A disparidade entre estrutura e processos ressalta a importância de uma gestão participativa e melhorias nos processos operacionais. Conclusão: O estudo presente estudo ressalta a necessidade de abordagens eficientes na gestão das Ações Estratégicas de Combate ao Câncer do Colo do Útero em municípios de Curvelo, MG. Apesar dos esforços notáveis a disparidade entre estrutura e processos destaca a importância de uma gestão participativa e políticas de saúde colaborativas.
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    Uso e manejo de plantas por uma comunidade Quilombola em Minas Gerais e a relação dessas práticas com a implementação de Unidades de Conservação na região
    (UFVJM, 2022) Jesus, Nanci Ribeiro de; Rech, André Rodrigo; Islas, Camila Alvez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rech, André Rodrigo; Paes, Silvia Regina; Lovo, Ivana Cristina; Nobre, José Claudio Luiz
    Proteger a natureza garantindo os direitos de comunidades tradicionais que residem nessas áreas, o dito desenvolvimento sustentável, embora um dilema antigo, continua sendo uma discussão contemporânea e importante. Apesar de já haver um grande acúmulo de conhecimentos sobre o uso e o manejo de recursos naturais por comunidades tradicionais ao redor do mundo, cada região e ambiente apresentam particularidades a serem avaliadas. A partir do entendimento sobre as dinâmicas locais é possível compreender e abordar melhor os interesses dos diversos atores envolvidos na conservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que se promove a manutenção dos modos de vida tradicionais dessas comunidades. Especialmente em algumas regiões de Campo Rupestres, inseridas no domínio fitogeográfico do Cerrado, ainda se compreende pouco sobre o efeito da implementação de unidades de conservação no contexto socioambiental de comunidades tradicionais locais e na percepção dos comunitários acerca desse processo. Nesta pesquisa de mestrado acadêmico, buscamos registrar o uso e o manejo de plantas nativas e cultivadas pela comunidade quilombola de Capivari, na região de Serro, MG, e identificar se ocorreram transformações nessas práticas nos últimos 30 anos, desde a implementação de unidades de conservação ambiental no seu entorno. Por transformações no uso e manejo, entendemos as mudanças culturais, em tradições, costumes e práticas, que ocorreram na sociedade estudada ao longo do período analisado. Utilizamos como tecido estruturador dessa pesquisa uma abordagem de pesquisa participante, utilizando como método principal entrevistas semiestruturadas e observação participante. Esperamos que esta pesquisa contribua para fortalecer o diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, valorizando as práticas culturais da comunidade, em especial as práticas sustentáveis.
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    Comportamento higiênico e sanidade da abelha sem ferrão Scaptotrigona aff. postica (Apidae: Meliponini)
    (UFVJM, 2023) Sousa, Yasmin Gomes de; Lourenço, Anete Pedro; Leão, Kamila Leão; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Message, Dejair; Lourenço, Anete Pedro; Teixeira, Érica Weinstein
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    Enfrentamento do Bullying nas escolas estaduais de Diamantina: estudo sobre políticas, estratégias e programas
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Ana Carolina Dias; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Braga, Denise da Silva; Lübeck, Elisa
    O questionamento que guiou esse trabalho consiste em: quais são as políticas, estratégias e programas de enfrentamento do bullying em âmbito estadual e nacional que orientam as escolas estaduais do município de Diamantina, dessa forma, o trabalho objetivou investigar as políticas, estratégias e programas estaduais e nacionais que visam ao enfrentamento do bullying no ambiente escolar. Faz parte da linha de pesquisa um, de Gestão de Instituições Educacionais, pois o estudo foi realizado sobre temática que, por sua maior incidência ser no ambiente escolar, afeta diretamente toda a comunidade escolar, levando para a gestão escolar a responsabilidade de criar e realizar estratégias para o enfrentamento do bullying. A pesquisa é de abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e procedimentos bibliográficos e documentais. A coleta e análise de dados se deu através de documentos legais e teóricos de orientação para a prática de enfrentamento do bullying. Foram encontradas sete legislações estaduais e nacionais e quatro documentos de orientações para a prática do enfrentamento ao bullying nas escolas. Como produto da pesquisa, foi confeccionado um cartaz com o objetivo de facilitar o acesso à informação, permitindo que estudantes, famílias, professores e gestores ampliem o conhecimento sobre o bullying, podendo a partir disso construir as estratégias de enfrentamento. A conscientização sobre o bullying e por consequência seu enfrentamento buscam a formação de uma sociedade mais empática, com cidadãos conscientes e capazes de reconhecer e respeitar a individualidade do outro, além de solucionar conflitos de forma pacífica e ética.
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    Estudo cinético de caracterização de carbonos duros condutores e o armazenamento de energia em baterias de fluxo usando íons de ferro
    (UFVJM, 2024) Moura, Wallace de Jesus; Silva, Leonardo Morais da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Leonardo Morais da; Zanin, Hudson Giovani; Franco, Débora Vilela
    A busca por progressos tecnológicos no campo do armazenamento de energias limpas e renováveis provenientes de fontes intermitentes (ou flutuantes) como as eólicas e solares, especialmente via processos eletroquímicos, motiva a busca de novos materiais condutores de eletricidade para atuarem como catodos (ativos ou passivos) nos dispositivos armazenadores denominados baterias de fluxo de íons (BFI). A otimização de catodos visa aumentar a eficiência do processo de conversão durante o armazenamento da energia mediante inibição de reações paralelas. No presente trabalho, foram obtidos e caracterizados catodos constituídos de carbonos duros (GrH) sintetizados na presença (GrH-Nb) e ausência (GrH) de pentóxido de nióbio (Nb2O5), onde os flocos de grafite comercial (Gr) foram dispersos numa mistura adequada contendo agentes plastificantes e endurecedores. Comparados ao Gr comercial, verificou-se que os GrHs exibiram moderada condutividade elétrica e excelente resistência aos desgastes químicos e erosivos em meio ácido. A resistividade dos GrHs é fortemente dependente da quantidade de Nb2O5. Os GrHs foram caracterizados em célula eletroquímica de vidro convencional de único compartimento contendo três eletrodos usando as técnicas de voltametria de varredura linear e cíclica. Os parâmetros cinéticos referentes às reações de desprendimento de hidrogênio (RDH) e de oxigênio (RDO) foram determinados usando a Lei de Tafel. Verificou-se que os eletrodos GrH-Nbs e GrHs ampliam significativamente o intervalo de potencial frente ao Gr comercial devido forte inibição cinética da RDH e RDO. Os estudos cinéticos usando o método proposto por Nicholson-Shain revelaram que a constante cinética heterogênea (k0) para a sonda redox de ferro varia com a composição dos GrHs. Foi confeccionado um dispositivo BFI para os estudos na condição de fluxo tendo-se como processo anódico o par redox Fe0/Fe2+ e como processo catódico o par Fe2+/Fe3+. O GrH-Nb contendo 10% de Nb2O5 (28 Ω cm) foi escolhido para uso como cátodo. Os compartimentos catódico e anódico foram separados usando a membrana Nafion® 117 da Dupont para evitar que o contato entre os íons Fe3+ do catodo e o Fe0 do anodo promovessem a reação redox direta que inibe a reação de pilha/galvânica desejada. Verificou-se uma força eletromotriz (FEM) para a BFI de 1,053 V. Os estudos preliminares de carga-descarga galvanostática (GCD) revelaram uma excelente eficiência coulômbica (> 99%) para um total de 300 ciclos consecutivos. Os resultados obtidos até a ocasião da qualificação permitem afirmar que os GrHs são materiais promissores para aplicação em BFIs.