Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O Colégio Nossa Senhora das Dores e o projeto educacional das Filhas da Caridade em Diamantina 1905-1925
    (UFVJM, 2017) Loredo, Meirelle Aiane Almeida; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Santos, Dayse Lúcide Silva; Pinto, Helder de Moraes
    O objetivo central desse trabalho é a análise do projeto educacional desenvolvido no Colégio Nossa Senhora Das Dores em Diamantina, pelas Filhas da Caridade no período de 1905 a 1925. Já os objetivos específicos desse trabalho consistem em analisar o discurso ultramontano presente nas práticas escolares do colégio e identificar a influência das características institucionais da Congregação das Filhas da Caridade na formação da mocidade feminina. O educandário recebia alunas internas e externas e cuidava de meninas órfãs. As moças do Nossa Senhora das Dores eram preparadas para serem boas mães, esposas e educadoras. Com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no colégio, a presente pesquisa propõe investigá-las utilizando-se do método qualitativo. Como instrumento para a realização da pesquisa foi utilizada análise documental e levantamento bibliográfico. Para tanto, propõe-se investigar os dispositivos legais que foram institucionalizados para a efetivação desse projeto tanto no que concerne às leis do Estado, como as leis da Igreja e do próprio Colégio. Sendo assim, o resultado da pesquisa é ressaltar a importância de discutir a organização do ensino feminino e a sua tentativa de sistematização dentro do quadro educacional, utilizando as mulheres como instrumento de expansão desse novo discurso.