Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Calibração da solução nutritiva da alface em aquaponia com tilápia baseado em solução hidropônica
    (UFVJM, 2019) Duarte, Eglerson; Silva, Enilson de Barros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Enilson de Barros; Costa, Márcia Regina da; Malta, Antônio Wilson de Oliveira; Pedreira, Marcelo Mattos
    No sistema de aquaponia a água residual do cultivo de peixes não é suficiente para suprir toda a demanda nutricional das plantas, sendo necessária a suplementação com adubo mineral. Objetivou-se com este trabalho ajustar uma solução nutritiva para o cultivo da alface em aquaponia baseado na hidroponia, contribuindo dessa forma para o aperfeiçoamento da técnica de manejo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento de blocos casualizados, com três blocos com avaliação de quatro plantas de alface por bloco. Os tratamentos foram seis cultivos (C1, C2, C3, C4, C5 e C6) de trinta dias de alface em aquaponia e hidroponia (controle) divididos em três etapas. Primeira etapa, cultivo C1, identificação de sintomas visuais de deficiências nutricionais. Segunda fase, cultivos C2, C3 e C4, calibração da solução nutritiva. Terceira fase, cultivo C5 e C6, validação da solução nutritiva balanceada. O menor aporte de nutrientes devido à ausência de um período de no mínimo 30 dias para a maturação do sistema, fez com que a massa seca total e das folhas do cultivo C2 fosse o menor quando comparada aos demais cultivos da aquaponia, que possuíam tempo adequado de maturação. A maturação do sistema e a utilização da solução balanceada no cultivo C5 e C6 permitiu o diâmetro de ‟cabeça” das plantas da aquaponia igualar-se as da hidroponia. No sistema de aquaponia o N foi o macronutriente e o Fe o micronutriente mais demandado pelas plantas de alface. Devido a ração comercial fornecida para a Tilápia não ser suficiente para suprir toda a demanda nutricional da alface na aquoponia é necessária realizar a maturação da água de cultivo por no mínimo 30 dias, aliado a suplementação de micronutrientes na forma de adubo mineral, com uma densidade adequada das Tilápias (Oreochromis niloticus), alimentadas com ração comercial contendo entre 32 e 42 g kg-1 de proteína bruta, respeitando a relação de 60 g de ração para cada m2 de cultivo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Cultivo de pós-larvas de tilápia do Nilo utilizando diferentes proporções de substrato concha/brita no biofiltro
    (UFVJM, 2011) Duarte, Eglerson; Pedreira, Marcelo Mattos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a proporção ideal de concha calcária/brita em biofiltro, no cultivo de pós-larvas de tilápia do Nilo. O experimento foi realizado no Laboratório de Aquicultura da UFVJM, entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2011. Pós-larvas de tilápia do Nilo na densidade de 13,3 pós-larvas/L foram cultivadas em aquários contendo biofiltros com 100% concha calcárias; 70% concha calcária/30% brita; 50% concha calcária/50% brita; 30% concha calcária/70% brita; 10% concha calcária/90% brita; 100% brita e como controle, aquário sem biofiltro, em DIC, totalizando sete tratamentos com três repetições. Os dados limnológicos e biométricos foram submetidos à ANOVA e as médias foram comparadas pelo teste de Duncan com p≤0,05. Para comparar os tratamentos que evolveram uma proporção concha calcária/brita, foi feita uma análise de regressão considerando nível de significância de 5%. Todas as concentrações de concha calcária/brita apesar de não influenciarem nos parâmetros morfológicos, mantiveram as condições da água adequadas para o cultivo de tilápia do Nilo, com exceção dos níveis de amônia, que em sua grande maioria, apresentaram-se acima da concentração recomendada para tilápias. Entretanto a não toxicidade aparente da amônia, no presente trabalho, pode estar relacionada aos valores de pH, que se mantiveram próximos do neutro possibilitando uma menor toxicidade do íon amônio. A proporção 30% de concha calcária e 70% de brita é recomendada como substrato de biofiltro, por apresentar a melhor taxa de nitrificação ao longo do experimento.