Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Investigando as percepções de professores de Ciências e áreas afins quanto à utilização de diferentes abordagens pedagógicas e o trabalho envolvendo a temática Mineração nas salas de aulas
    (UFVJM, 2022) Andrade, Bruna Martinele Barros; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Fraile, Ofélia Ortega; Janerine, Aline de Souza; Diniz, Cristina Fontes
    O Ensino de Ciências vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Diferentes estratégias e metodologias têm sido propostas e implementadas buscando não apenas a apropriação de conceitos científicos, mas também a expectativa de que os estudantes construam uma visão mais apropriada da ciência, posicionando-se de maneira crítica e responsável com relação aos problemas que afetam a sociedade e principalmente o meio ambiente. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos professores de Ciências e áreas afins quanto à utilização de diferentes abordagens pedagógicas e o trabalho envolvendo a temática Mineração nas salas de aulas. Participaram desta pesquisa 11 professores das áreas do Ensino de Ciências e afins dos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das Escolas Estaduais da cidade de Diamantina-MG. O plano metodológico para esta pesquisa foi baseado na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiaberto e uma entrevista. Os resultados foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise, identificamos que os professores apresentam compreensões sobre os tipos de abordagens pedagógicas existentes, sendo o Ensino por Investigação e a experimentação, as abordagens pedagógicas mais utilizadas, respectivamente. A maioria dos entrevistados trabalha ou já trabalharam a temática Mineração. É relevante a inserção de temas ambientais nas áreas de Ensino de Ciências objetivando tanto uma participação positiva do aluno, quanto uma formação de um futuro cidadão consciente das questões ambientais. Verificamos também a presença de abordagens com enfoque CTS em suas metodologias de ensino. Destacamos a relevância deste estudo na qual visa contribuir para um efetivo trabalho interdisciplinar entre as áreas de ciências e/ou áreas afins, conforme apresentado na BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais.