Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/10aa4113-ac1a-4f88-8cd5-d903d2fd6b02

FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    Estudos teóricos e práticos de tendências da pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2022-02-23) Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
    Este E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2021/1.Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: PARTE I. Alfabetização Científica e Tecnológica, Abordagem CTS/CTSA PARTE II. Estratégias e metodologias de ensino de Ciências PARTE III. História e Filosofia da Ciência PARTE IV. Formação de professores de Ciências PARTE V. Educação Ambiental e Educação em Ciências PARTE VI. Currículos e Educação em Ciências PARTE VII. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
  • Thumbnail Image
    Item
    Trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2019-12-17) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/2 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em sete Eixos Temáticos: 1) Identidades de gênero e sexuais 2) Uso de modelos e recursos didáticos 3) Estratégias de Ensino 4) Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) 5) Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) 6) Educação Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura 7) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2019) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em quatro Eixos Temáticos: 1) Material Didático 2) Natureza da Ciência 3) Estratégias de Ensino 4) História e Filosofia da Ciência 5) Educação Ambiental Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Trilha da Água Limpa: roteiro educativo no Parque Estadual do Biribiri
    (UFVJM, 2015) Goulart, Maíra Figueiredo; Azevedo, Alexsander Araújo
    Esta cartilha foi produzida pelos alunos da disciplina Laboratório de Ensino em Ciências Biológicas do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina, Minas Gerais. O objetivo da disciplina é fazer com que os alunos conheçam e desenvolvam formas diferenciadas de ensino através da produção de materiais de divulgação científica. No 1º semestre de 2014 o trabalho que executamos foi a elaboração de um roteiro educativo para uma trilha em um ambiente natural. Cientes das dificuldades enfrentadas pelos professores em sair do espaço escolar e desenvolver atividades em campo, nosso desafio foi estimular o professor do ensino fundamental a desenvolver tais saídas. Para tanto, ao longo de quatro meses, discutimos referenciais teóricos, amadurecemos idéias com ampla pesquisa bibliográfica e as colocamos em prática com a realização de trabalhos de campo. Tudo isso culminou com a produção desta cartilha destinada aos professores onde um roteiro com sugestões de atividades práticas e de observação no campo é apresentado abordando conteúdos de ciências e interdisciplinares, bem como educação ambiental.