Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
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Item Os 7 comportamentos do autocuidado no diabetes: da teoria à prática(Pimenta Cultural, 2023) Mourão, Denise Machado; Silva, Edson daEste livro tem como objetivo socializar ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto intitulado “Redução da Hemoglobina Glicada mediante processo de Educação em Diabetes centrado na Família” que vem sendo vivenciadas pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Teixeira de Freitas (CRDE-TxF) da Universidade Federal do Sul da Bahia em parceria com o CRDE da Santa Casa de Belo Horizonte. A obra relata a estruturação, o desenvolvimento e os resultados desse projeto desenvolvido junto à comunidade. A metodologia utilizada foi baseada nos 7 comportamentos do autocuidado no diabetes recomendados pela Associação Americana de Educadores em Diabetes. Diante disso, esta obra é um convite para que todos os atores envolvidos com a educação e a formação universitária, no contexto da educação em diabetes, possam dialogar e subsidiar novas práticas de acolhimento e assistência à pessoa com diabetes.Item Alimentação saudável em época de COVID-19(UFVJM, 2022) Rocha, Sara Barbosa; Costa, Camila Cristina Pereira; Santos, João Pedro da Silva; Vieira, Flaviana Tavares; UFVJMItem Anais [do] VI Encontro de Educação Física da UFVJM(UFVJM, 2012) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Educação Física (Org.); Encontro de Educação Física (6. : 2012 : Diamantina, MG)O Encontro de Educação Física da UFVJM, evento científico e cultural promovido pelo Curso de Educação Física da UFVJM, chega a sua sexta edição com o tema "Transversalidade: desafios e perspectivas para a Educação Física". O compromisso com a construção da cidadania passa necessariamente por uma educação voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Uma das possibilidades para esta construção é a transversalidade, prática pedagógica que tem como objetivo estimular a discussão sobre questões importantes, urgentes e presentes na vida cotidiana. Os desafios e perspectivas da transversalidade também são colocados para a educação física escolar. Assim, o VI Encontro de Educação Física da UFVJM se propõe a discutir a relação dos temas transversais no espaço escolar, especialmente na educação física. São temas que estão sendo vivenciados e debatidos em diferentes espaços sociais, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano. São questões sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais do indivíduo.Item Anais [do] XEncontro de Educação Física da UFVJM(UFVJM, 2017)O X Encontro de Educação Física da UFVJM, evento científico e cultural promovido pelo Departamento de Educação Física da UFVJM, apresentará o tema "Perspectivas em Educação Física". O evento aconteceu entre os dias 23 a 26 de Agosto de 2017, no prédio do Departamento de Educação Física, localizado no campus II ou Campus JK, Diamantina – MG. O principal objetivo do evento é apresentar e debater o conhecimento produzido sobre a Educação Física na região, e estimular o intercâmbio acadêmico-científico e pedagógico em seus diferentes campos de atuação. As linhas de discussão no evento foram: 1) Reforma do Ensino Médio no Brasil: limites e possibilidades; 2) Educação Física no campo da saúde; 3) Técnicas corporais marciais e terapêuticas da medicina tradicional chinesa; 4) Dimensões sagradas da Dança sob o olhar do feminino; 5) Esportes coletivos; 6) Exercício físico e câncer. O evento destina-se aos profissionais da área da Educação Física Escolar; Educação Física e Saúde; Educação Física e Esporte; Educação Física e Artes Corporais; Educação Física e Lutas; entre eles, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e esportivos, com interesse na temática do evento. Realizamos apresentação de pôsteres, mesas redondas e minicursos com os mais renomados profissionais de cada área, além de uma seleção especial de eventos culturais que aconteceram em paralelo ao encontro. Estimamos que esta décima edição contribua para o desenvolvimento da Educação Física na região.Item Anais do IX Encontro de Educação Física da UFVJM(UFVJM, 2016) Encontro de Educação Física (9. : 2016 : Diamantina, MG)Item Anais do VIII Encontro de Educação Física da UFVJM(UFVJM, 2015) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Educação Física (Org.); Encontro de Educação Física (8. : 2015 : Diamantina, MG)O principal objetivo do VIII Encontro de Educação Física da UFVJM foi divulgar e discutir o conhecimento científico na área da Educação Física e contribuir para a promoção do intercâmbio científico, pedagógico e tecnológico sobre qual a educação física se propõe a estabelecer em seus diferentes campos de atuação. A temática que coloca em questão as formas lúdicas da Educação Física visou contribuir no debate a respeito de seu campo de conhecimentos e aportes teórico-práticos que contribuem para efetivação da Educação Física em seus diferentes campos de atuação. Essa temática é relevante tendo em vista que o curso de bacharelado em educação física acaba de ser iniciado na UFVJM e o departamento se encontra em intenso processo de regularização, reflexão e efetivação dessa nova modalidade. Assim, esse evento pretendeu fomentar o debate a respeito das diferentes formas em que o lúdico pode se apresentar e ser desenvolvido, seja no campo da saúde, do lazer, na escola ou nos diferentes espaços de atuação do profissional de educação física.Item Análise computacional da influência de mudanças geométricas na difusão de clareadores em dentes(ABMEC, 2016) Souza, Thayane Cinara [UFVJM]; Lamounier, Daniel [UFVJM]; Canuto, Marcus [UFVJM]; Meireles, Agnes Batista [UFVJM]; Lima, Thiago Parente [UFVJM]; Araújo, Cíntia Tereza Pimenta de [UFVJM]; Gonzalez-Torres, Libardo Andres [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O processo de clareamento dental é bastante discutido no ambiente odontológico. Ainda não é claro o fenômeno de interação entre o gel clareador e o dente a ser clareado, há estudos que mostram que o peróxido de hidrogênio presente em alguns clareadores pode danificar o tecido pulpar, no entanto não há muitos estudos que quantifiquem a quantidade de peróxido de hidrogênio que pode chegar até a polpa. Nosso estudo buscou desenvolver e implementar a solução de um modelo computacional gerado no software Abaqus que simule a difusão do peróxido de hidrogênio através da estrutura dentária, o objetivo foi analisar a influência das modificações geométricas na difusividade do clareador. Para isso, foi desenvolvido um modelo computacional, em duas dimensões, no qual foram aplicadas diferentes condições de contorno para avaliar possíveis modificações geométricas, ao todo foram testadas 4 condições de contorno diferentes. Os resultados mostraram que as mudanças geométricas podem provocar grandes modificações nas quantidades finais de peróxido de hidrogênio que penetram nos blocos dentários analisados, principalmente quando elas estão relacionadas com o aumento ou diminuição do tamanho dos blocos.Item Análise de vídeos do YouTube sobre judicialização da saúde: proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil(Research, Society and Development, 2022-07-15) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Nunes, Ana Paula NogueiraObjetivo: Avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTubesobrejudicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público. Metodologia: Estudo observacional, transversal, semiquantitativo realizado no YouTubeem 21/04/2020, usando o termo “judicialização da saúde”. Foram considerados os cem vídeos mais visualizados no país e excluídos aqueles não gravados em português,não relacionados à judicialização da saúdepública,duplicadose com mais de 50 minutos. Resultados: Dos 100 vídeos do estudo, 29 foram excluídos e 71 atenderam os critérios de inclusão, foram assistidos e analisados, resultando: 115.342 visualizações; 2.031 reações gosteie 84não gostei; 96 comentáriose mais de 18 horas de duração. Os órgãos do poder executivo, legislativo ou judiciário constituíram a principal origem de carregamento dos vídeos (n=21; 29,58%) e os profissionais do direito a principal origem de apresentaçãoou autoria.Os níveis de utilidade do conteúdo dos vídeos, a duração em minutos (p=0,0008) e o número de visualizações (p=0,0040) foram maiores na categoria moderadamente útil. Além disso, a duração e o número de visualizações foram significativamente mais baixos na categoria não útil. Conclusões: O estudo evidenciou que os vídeos do YouTubeanalisados são populares, têm abundância de fontes,seus conteúdoscontam com pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais ou segmentos do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que utilizar tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuáriodessa rede social virtual.Item Aprendo com o diabetes: exercitando os números de 0 a 10: atividades educativas de apoio para crianças com diabetes(UFVJM, 2024) Coelho, Patiely Meira; Toledo, Marileila Marques; Silva, Edson daEsta obra foi elaborada para apoio à educação matemática infantil. Foi criada com o intuito de auxiliar os pais e os educadores de crianças com diabetes, especialmente aquelas de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo visa contribuir com a inclusão do estudante com diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar. As atividades abordam o aprendizado dos numerais de zero a dez, de forma lúdica e com inserção de elementos presentes na rotina da criança que vive com diabetes. As atividades também podem ser realizadas por crianças sem diabetes que convivem com alunos que possuem diabetes e que, naturalmente, também estão em tratamento dentro da escola. Nesse ambiente educativo, a criança com diabetes vivencia episódios de hipoglicemia e hiperglicemia, a utilização do glicosímetro, da caneta de aplicação de insulina, da bomba de infusão de insulina, além dos cuidados diários com a alimentação e as atividades físicas.Item Aspectos gerais do diabetes mellitus(Atena, 2023) Silva, Edson da; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila MarquesO diabetes é uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, ocasionando assim, uma hiperglicemia persistente quando não tratado. Pode ser classificado em quatro tipos principais, baseado na sua etiologia: diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2), diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes. O DM1 caracteriza-se como uma doença autoimune, poligênica decorrente de destruição das células beta pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina. O DM2 possui etiologia complexa e multifatorial, envolvendo componentes genético e ambiental e com forte herança familiar, ainda não completamente esclarecida. O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias. O diabetes gestacional inicia-se durante a gestação atual. Por fim, temos outros tipos específicos de diabetes. Em qualquer tipo de diabetes, o gerenciamento dos níveis de glicose no sangue, por meio de um plano alimentar, exercícios, medicações e automonitoramento é fundamental para o manejo desta condição e prevenção de complicações agudas e crônicas. A prevenção do diabetes tipo 2 é possível, em muitos casos, com mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, prática regular de exercício físico e educação em saúde.Item Association of therapies with reduced pain and improved quality of life in patients with fibromyalgia: a systematic review and meta-analysis(American Medical Association, 2020-10-26) Mascarenhas, Rodrigo Oliveira; Souza, Mateus Bastos; Oliveira, Murilo Xavier; Lacerda, Ana Cristina; Mendonça, Vanessa Amaral; Henschke, Nicholas; Oliveira, Vinícius Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; The University of Sydney School of Public HealthA revisão sistemática demonstrou que não existe suporte científico quanto a eficácia da maioria das terapias atualmente disponíveis para o tratamento da fibromialgia. Fortes evidências apóiam apenas a terapia cognitivo-comportamental para dor, bem como antidepressivos e depressores do sistema nervoso central para dor e qualidade de vida, mas essas associações foram pequenas.Item Atualidades em extensão universitária: interdisciplinaridade(Stricto Sensu, 2020) Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri"Os autores compartilham resultados de suas ações, projetos ou programas de extensão universitária, além de breves ensaios teóricos sobre a temática. Os extensionistas são discentes e docentes de vários cursos de graduação e de pós-graduação, bem como outros profissionais de instituições que estabeleceram parceiras com as universidades envolvidas. Nota-se a importância da atuação inter e transdisciplinar desenvolvida em preciosos trabalhos extensionistas, revelando os avanços nesse campo do ensino superior no Brasil. As vivências compartilhadas corroboram com a consolidação das atividades de extensão que integram, cada vez mais, universitários, instituições e comunidades participantes. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de autores de dezesseis instituições. Eles constituíram equipes interdisciplinares como voluntários no intuito de transformarem o processo de formação acadêmica em suas instituições de ensino. Os resultados das vivências extensionistas revelam uma formação acadêmica mais sólida e adequada às realidades locais onde as universidades ou faculdades estão inseridas."Item Automedicação em crianças de zero a cinco anos: fármacos administrados, conhecimentos, motivos e justificativas(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013-06-01) Telles Filho, Paulo Celso Prado [UFVJM]; Pereira Júnior, Assis do Carmo [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Enfermagem; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Realizou-se a análise dos fármacos administrados, conhecimentos, motivos e justificativas dos pais e/ou responsáveis em relação à automedicação em crianças. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido em uma Estratégia de Saúde da Família de um município do interior do estado de Minas Gerais, do qual fizeram parte pais e/ou responsáveis pelas crianças em faixa etária de zero a cinco anos, no período de um mês, atingindo o quantitativo de 50 indivíduos. Destacaram-se a autoadministração dos fármacos Dipirona, Paracetamol e xaropes expectorantes. Foram registrados os conhecimentos errôneos 32(64%), seguidos dos parciais 11(22%) e corretos 7(14%). Como motivos, foram constatados os sintomas de febre, com 29 (58%) dos relatos e as justificaticas foram o costume de administrar tais medicamentos e o fato de já estarem disponíveis no domicílio. Faz-se necessária a implementação de estratégias objetivando conscientizar os pais e/ou responsáveis acerca dos problemas oriundos da automedicação.Item O berimbau ensina!: o segredo de São Cosme quem sabe é Damião, camará(UFVJM, 2018) Palhares, Leandro RibeiroItem Caderno didático: vamos jogar?(UFVJM, 2020) Niquini, Cláudia Mara; Marques, Danieli Alves Pereira; Drumond, Guilherme Pereira; Lopes, Priscila; Ferreira, Whentony Soares"Cada jogo deste caderno conta com uma pequena orientação e um vídeo de apoio para facilitar o entendimento, caso necessário. Se alguns jogos forem conhecidos, uma boa oportunidade de revivê-los, e, se forem novidades, que formidável jogar algo novo! O tempo dedicado ao jogar converte-se, assim, em um momento para encontrarmos o prazer com as pessoas que nos rodeiam, aproveitando ao máximo a dinâmica do jogo, esse elemento tão rico de nossa cultura. Esperamos que este material seja uma possibilidade agradável para o tempo de estarem juntos e que possa ser aproveitado como realmente vale a pena: jogando."Item Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: relato de experiência(Atena, 2021-07-27) Silva, Maria Fernanda Gomes da; Soares, Eduarda Rodrigues de Souza; Maciel, Gustavo Reis; Silveira, Juciano Cesar da; Reis, Nathália Marilia Pinto dos; Silva, Nicole Ribeiro da; Santos, Rodrigo Lellis; Pereira, Thales Rodrigues; Soares, Victor Hugo de Almeida; Silva, Edson da; BASQUEROTE, Adilson TadeuObjetivo: Descrever a experiência docente com a utilização do Canva for Education em uma disciplina de anatomia humana de um curso superior da área de saúde durante o ensino remoto emergencial decorrente da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que aborda o relato de experiências vivenciadas com o uso do Canva for Education como ferramenta complementar no ensino de anatomia humana. As estratégias foram vivenciadas por um docente e três mestrandos que atuaram como estagiários em docência em uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Além disso, o trabalho dos educadores buscou explorar algumas das potencialidades que o Canva oferece aos professores no processo de elaboração de materiais educativos inovadores e compartilháveis. Resultados: A adoção de ferramentas do Canva for Education conseguiu proporcionar aos discentes uma forma criativa e interativa de aprendizagem. Além disso, possibilitou incluí-los em seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que eles fossem agentes da construção do conhecimento. Durante a disciplina houve uma expressiva produção de conteúdos digitais de forma colaborativa entre educadores e educandos. Assim, o Canva for Education se mostrou como uma potencial estratégia de criação e utilização de recursos educacionais digitais de forma colaborativa e inovadora. Conclusão: O ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios à comunidade acadêmica, especialmente ao se tratar do uso de novas tecnologias e em como motivar os alunos durante o processo educativo. O uso Canva for Education, como estratégia metodológica complementar ao ensino de anatomia humana, mostrou-se uma experiência exitosa, especialmente, devido à integração discente, estagiários e docente durante o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no ensino superior do presente relato.Item Capoeira mineira brasileira: uma introdução aos fundamentos históricos da capoeiragem(UFVJM, 2016) Palhares, Leandro RibeiroItem Caracterização física e físico-química de frutos de duas variedades de tamarilho oriundas do Norte de Minas Gerais(Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2009-09-01) Pantoja, Lílian [UFVJM]; Pinto, Nísia Andrade Villela Dessimoni [UFVJM]; Lopes, Cristiane [UFVJM]; Gandra, Renata [UFVJM]; Santos, Alexandre Soares dos [UFVJM]; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) DCR; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O tamarilho (Solanum betaceum) é uma espécie de clima subtropical explorado comercialmente como fruto de exportação em países como a Colômbia e Nova Zelândia. No Brasil, esse fruto tem caráter exótico, e suas características nutricionais e tecnológicas são pouco conhecidas. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar frutos de duas variedades de tamarilho, amarela e vermelha, oriundos da região do Vale do Jequitinhonha no Estado de Minas Gerais. Foram analisados os aspectos físicos, físico-químicos e a composição centesimal. Os resultados da caracterização centesimal e físico-química mostraram haver uma grande semelhança entre as duas variedades, excetuando o percentual de cinzas (0,152 ± 0,046 e 1,054 ± 0,339) e de açúcares redutores (5,283 ± 0,463 e 2,979 ± 0,090). O rendimento das polpas foi superior a 67%, o valor médio de sólidos solúveis totais foi da ordem de 12,5% e os valores da relação SST/AcT foi superior a 7,0. Tais medidas permitem considerar o tamarilho um fruto com potencial para o consumo in natura e possível matéria-prima para a indústria de alimentos.Item Centro de referência diabetes nas escolas de Diamantina: uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar(UFVJM, 2022-04-15) Silva, Edson da; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane Rosa; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane RosaA obra ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina: Uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar’ foi criada em 2022 com o objetivo de reunir os conteúdos educativos digitais elaborados pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE). Os conteúdos foram compartilhados em mídias sociais de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A série publicará um novo volume a cada ano. O volume 1 foi organizado em dois capítulos que apresentam conteúdos educativos digitais e receitas para pessoas com diabetes. Os conteúdos se referem, exclusivamente, às produções inéditas do projeto de extensão ‘CRDE de Diamantina’ durante os meses de setembro de 2020 a dezembro de 2021. O objetivo da série é compartilhar os volumes do livro digital, de forma gratuita, com todas as escolas e instituições parceiras do CRDE de Diamantina e com as pessoas que convivem com diabetes, os profissionais de saúde e de educação, outros CRDE do Brasil e com todas as pessoas interessadas com a promoção da saúde do aluno que vive com diabetes.Item Comparação da força muscular respiratória entre os subgrupos de fragilidade em idosas da comunidade(Universidade de São Paulo, 2013-12-01) Parentoni, Adriana Netto [UFVJM]; Lustosa, Lygia Paccini; Santos, Karla Doriane dos [UFVJM]; Sá, Luiz Fernando [UFVJM]; Ferreira, Fernanda Oliveira [UFVJM]; Mendonça, Vanessa Amaral [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Departamento de FisioterapiaA fragilidade é composta por um tripé constituído por: sarcopenia, disfunção imunológica e desregulação neuroendócrina. A sarcopenia é definida como uma diminuição na força e na potência muscular, sendo que os músculos respiratórios também são afetados. O objetivo foi comparar a força muscular respiratória (FMR) em idosas residentes na comunidade, classificadas como não frágeis (NF), pré-frágeis (PF) e frágeis (F) e correlacionar a FMR com a força de preensão manual (FPM). O estudo foi do tipo transversal, com uma amostra de conveniência composta por 106 idosas. As participantes foram classificadas quanto ao fenótipo de fragilidade. A FMR foi avaliada por meio da pressão inspiratória máxima (PImáx) e da pressão expiratória máxima (PEmáx). Foram encontradas diferenças significativas da FMR entre os grupos NF e F (PImáx: p=0,001 e PEmáx: p<0,001) e entre os grupos PF e F (PImáx: p<0,001 e PEmáx: p<0,001). Em relação à FPM, foram observadas diferenças significativas entre todos os grupos (p<0,001). Houve correlação entre FMR e FPM apenas no grupo frágil. Desta forma, a FPM pode ser importante na prática clínica para diferenciar os subgrupos de fragilidade e identificar a perda de força muscular, incluindo a perda da FMR.