Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

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FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

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    Youtube and its role as a complementary information strategy to combat the Covid-19 pandemic
    (UFVJM, 2023) Santos, Rodrigo Lellis; Toledo, Marileila Marques; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas; Silva, Edson da
    The emergence of COVID-19 and the associated pandemic outbreak demonstrated the need to educate and mobilize the public to adopt behaviors for community mitigation. In a context of rapid epidemiological worsening, the use of digital media to access information benefits the population and can contribute to the control of the impact of the COVID-19 pandemic. This study aimed to evaluate the most viewed Brazilian videos on YouTube as a source of information about COVID-19. The quantitative, observational, and cross-sectional study was conducted on YouTube on 04/30/2020, with videos uploaded between 01/01/2020 and 04/ 30/2020. The descriptor “coronavirus” was used and the first 100 most viewed videos that were recorded in Brazilian Portuguese, related to the topic, unduplicated, and being less than 30 minutes long were selected. Two judges recorded the Uniform Resource Locator (URL) of the videos downloaded from YouTube for data analysis. The 100 videos analyzed showed the following results: 140,027,282 views; 7,201,187 "likes"; 165,624 "dislikes"; 352,541 comments; and a total duration of 12 hours, 28 minutes, and 12 seconds. In terms of content, death was mentioned in 71 videos, and the top prevention behaviors listed by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention were addressed by less than one-third of the videos. Most YouTube videos could do a greater job of disseminating information about COVID-19 prevention behaviors, promoting population adherence. Educating, mobilizing, and engaging the public in adopting and practicing behaviors for community mitigation are differential aspects of successfully addressing the COVID-19 pandemic. Given the need for social distancing, YouTube could play an important role in interaction and communication about COVID-19 and be a significant complementary information strategy to combat the pandemic.
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    Aspectos gerais do diabetes mellitus
    (Atena, 2023) Silva, Edson da; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila Marques
    O diabetes é uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, ocasionando assim, uma hiperglicemia persistente quando não tratado. Pode ser classificado em quatro tipos principais, baseado na sua etiologia: diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2), diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes. O DM1 caracteriza-se como uma doença autoimune, poligênica decorrente de destruição das células beta pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina. O DM2 possui etiologia complexa e multifatorial, envolvendo componentes genético e ambiental e com forte herança familiar, ainda não completamente esclarecida. O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias. O diabetes gestacional inicia-se durante a gestação atual. Por fim, temos outros tipos específicos de diabetes. Em qualquer tipo de diabetes, o gerenciamento dos níveis de glicose no sangue, por meio de um plano alimentar, exercícios, medicações e automonitoramento é fundamental para o manejo desta condição e prevenção de complicações agudas e crônicas. A prevenção do diabetes tipo 2 é possível, em muitos casos, com mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, prática regular de exercício físico e educação em saúde.
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    O que podemos aprender com os vídeos brasileiros do YouTube sobre retinopatia diabética?
    (Atena, 2020-07-29) Franca, Elaine Chaves; Matos, Etiane Silva; Souza, Débora Souto; Silva, Edson da
    Uma das complicações microvasculares mais importantes do diabetes mellitus (DM) é a retinopatia diabética (RD). Esta longa causa é a causa mais frequente de lesão adquirida, sendo comum em pacientes com tempo de mau controle do DM. Assim, o suporte à pessoa que possui o DM deve incluir informações e educação em saúde para o enfrentamento da doença e de suas complicações. Nessa, o objetivo deste estudo foi analisado a origem e a qualidade da informação compartilhada nos vídeos sobre RD disponíveis no YouTube do Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal, observacional e analítica. Os dados foram divulgados no YouTube usando 18 de 2018 o termo “retinopatia diabética”. Os 20 vídeos mais assistidos foram avaliados e avaliados por 2 pesquisadores. Foram excluídos os vídeos não gravados em português, não relacionados à RD, duplicados e aqueles com mais de 30 minutos. Cada vídeo foi avaliado quanto à audiência, duração, idioma, área de domínio, origem, intenção e qualidade do conteúdo. O conteúdo dos vídeos foi definido quanto à utilidade para informar o público sobre a RD. A estatística descritiva foi utilizada com valor de p˂0,05. Dos 200 vídeos pré-selecionados, 99 foram assistidos e analisados, sendo 15,2% classificados como muito úteis, 44,4%, apenas úteis, 39,4% pouco úteis e 1% não úteis. Não houve diferença significativa entre as variáveis. No entanto, o apresentado evidenciou, pela primeira vez no Brasil, que os vídeos mais vistos no YouTube até 2019 podem ser estudados uma boa fonte de informação sobre a RD. Além disso, a maioria dos vídeos foram por profissionais, órgãos ou serviços de saúde. Em conclusão, o YouTube tem grande potencial de informar e educar o público sobre a informação e de corroborar com a adoção de medidas de prevenção da RD e da perda de visão RD pelo DM. Embora, não haja todas as informações nos vídeos corretas, que são recomendadas pelas sociedades científicas da área de saúde ou que atendam todas as necessidades como indivíduos da pessoa que possui RD.
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    Construção de um livro digital como tecnologia educacional sobre judicialização da saúde pública
    (Atena, 2022-02-01) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo; Nunes, Ana Paula Nogueira
    Introdução: É crescente a busca por garantia do direito à saúde por via judicial. Portanto, é necessário informar e educar o público sobre a judicialização da saúde pública e suas implicações. Nesse sentido, a inserção de tecnologias educacionais digitais torna-se útil para os gestores da saúde compartilharem informações atualizadas aos interessados no tema. Objetivos: apresentar a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde pública. Método: estudo com abordagem metodológica, desenvolvido em 4 etapas: 1. definição dos itens relacionados ao desenvolvimento do material educativo; 2. Desenvolvimento da mensagem; 3. Ilustrações e layout; e 4: Reunião dos especialistas para adaptação final e conclusão da tecnologia em formato livro digital. O estudo ocorreu entre janeiro e julho de 2021, integrado à dissertação de A.F.G, mestranda de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se as plataformas digitais e ambientes virtuais: Canva®, Google forms® e WhatsApp® e Messenger. Resultados: este estudo descreveu a criação de um livro digital educativo intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais. Conclusões: Com esse estudo foi possível descrever e construir uma tecnologia educacional em formato de livro digital. A tecnologia foi destinada aos gestores, mas pode ser compartilhada com os usuários do SUS e profissionais das áreas da saúde e do direito que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo possa trazer contribuições para abordar o tema junto ao público-alvo por conter informações gerais acerca da judicialização da saúde pública no Brasil. Além disso, a versatilidade do livro digital para utilização nas redes sociais é um diferencial que poderá complementar ações de informação, comunicação e educação em saúde sobre o tema.
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    Uma proposta de jogo educacional digital para apoiar o ensino de anatomia do sistema muscular
    (Atena, 2020-01-20) Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques
    Com o passar dos anos a educação em tem exigido inovação para atender as demandas das novas gerações de estudantes. Neste cenário, os jogos educacionais merecem atenção especial no processo de ensino e aprendizagem de anatomia. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi demonstrar o processo de criação de um jogo educacional digital de anatomia como proposta de apoio ao ensino de anatomia humana. Para a construção do jogo foram realizadas as seguintes etapas: discussões entre os autores, revisão bibliográfica, seleção de palavras ou termos chaves, criação de questões a serem resolvidas para inserção das palavras chaves no jogo, desenvolvimento do jogo on-line. Um jogo de palavras cruzadas foi desenvolvido usando o gerador de palavras cruzadas disponível no site Armored Penguin. O jogo foi intitulado "Anatomia do Sistema Muscular" e todos as terminologias foram adaptadas de livros de anatomia humana. Dicas para cada tópico do jogo foram construídas em torno da descrição de conceitos essenciais sobre anatomia humana do sistema muscular. O jogo educacional foi desenvolvido e disponibilizado ao público através do site www.armoredpenguin.com e permanece on-line com acesso gratuito e ilimitado. Diante do exposto, concluímos que o desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar os métodos atuais do ensino de anatomia é relevante e pode ser explorado com a criação de jogos educacionais digitais. Esse tipo de jogo é fácil de utilizar, tem baixo custo e pode ser oferecido aos internautas interessados no ensino de anatomia humana para os cursos da área de ciências biológicas e da saúde.
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    Judicialização da saúde pública: direitos do cidadão e deveres do Estado
    (UFVJM, 2022-01-31) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo
    Este e-book foi elaborado para o projeto Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os gestores municipais de saúde. Seu conteúdo foi baseado nas recomendações da Constituição da Organização Mundial de Saúde, CF/88, Lei 8080 e 8142 e visa contribuir para a melhor compreensão sobre a judicialização da saúde pública no Brasil.
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    YouTube TM como fonte de informações sobre diabetes: é tudo fake news?
    (Atena, 2022-03-04) Silva, Edson da; Santos, Rodrigo Lellis; Guedes, Ana Luísa Simões
    Introdução: A internet e as redes sociais virtuais estão integradas à educação em saúde para promoção do autocuidado em diabetes. Assim, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante no cotidiano de pacientes e profissionais de saúde. Neste cenário, o YouTubeTM permite o acesso gratuito às informações relacionadas à saúde. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o papel do YouTubeTM como fonte de informações sobre o diabetes mellitus (DM). Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa da literatura. Para isso, abordou-se o histórico das redes sociais virtuais e as contribuições do YouTubeTM na comunicação e na educação em saúde com ênfase no DM. Resultados: Os usuários do YouTubeTM carregam, assistem e compartilham vídeos que abordam, desde experiências pessoais, até informações clínicas sobre o diabetes. As pessoas que vivem com condições crônicas como o DM utilizam e reproduzem os conhecimentos adquiridos através dessa plataforma. Por isso, o papel do YouTubeTM como fonte complementar de aprendizagem informal é relevante e tem sido discutido. No entanto, a qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos são controversas e o combate à desinformação e às fake news sobre o DM nessa rede social é necessário. Considerações finais: O YouTubeTM é amplamente utilizado tanto na disponibilização, quanto na busca por informações sobre o DM. A qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos nem sempre atendem as diretrizes para o manejo do diabetes. No entanto, é necessário compreender o processo envolvido na produção e na transmissão de informações no YouTubeTM para combater a desinformação e a propagação de notícias inverídicas sobre o DM.
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    Diabetes nas escolas: conhecendo o diabetes tipo 1
    (UFVJM, 2022-01-27) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques; Reis, Janice Sepúlveda; Nobre, Luciana Neri; Bodolay, Bodolay
    Este e-book foi elaborado e validado para o Projeto Diabetes nas Escolas, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os pais de crianças e adolescentes de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo foi baseado nas diretrizes atuais para prevenção, controle e tratamento do diabetes e visa contribuir para a melhor compreensão sobre o diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar.
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    Análise de vídeos do YouTube sobre judicialização da saúde: proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil
    (Research, Society and Development, 2022-07-15) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Nunes, Ana Paula Nogueira
    Objetivo: Avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTubesobrejudicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público. Metodologia: Estudo observacional, transversal, semiquantitativo realizado no YouTubeem 21/04/2020, usando o termo “judicialização da saúde”. Foram considerados os cem vídeos mais visualizados no país e excluídos aqueles não gravados em português,não relacionados à judicialização da saúdepública,duplicadose com mais de 50 minutos. Resultados: Dos 100 vídeos do estudo, 29 foram excluídos e 71 atenderam os critérios de inclusão, foram assistidos e analisados, resultando: 115.342 visualizações; 2.031 reações gosteie 84não gostei; 96 comentáriose mais de 18 horas de duração. Os órgãos do poder executivo, legislativo ou judiciário constituíram a principal origem de carregamento dos vídeos (n=21; 29,58%) e os profissionais do direito a principal origem de apresentaçãoou autoria.Os níveis de utilidade do conteúdo dos vídeos, a duração em minutos (p=0,0008) e o número de visualizações (p=0,0040) foram maiores na categoria moderadamente útil. Além disso, a duração e o número de visualizações foram significativamente mais baixos na categoria não útil. Conclusões: O estudo evidenciou que os vídeos do YouTubeanalisados são populares, têm abundância de fontes,seus conteúdoscontam com pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais ou segmentos do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que utilizar tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuáriodessa rede social virtual.
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    Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: relato de experiência
    (Atena, 2021-07-27) Silva, Maria Fernanda Gomes da; Soares, Eduarda Rodrigues de Souza; Maciel, Gustavo Reis; Silveira, Juciano Cesar da; Reis, Nathália Marilia Pinto dos; Silva, Nicole Ribeiro da; Santos, Rodrigo Lellis; Pereira, Thales Rodrigues; Soares, Victor Hugo de Almeida; Silva, Edson da; BASQUEROTE, Adilson Tadeu
    Objetivo: Descrever a experiência docente com a utilização do Canva for Education em uma disciplina de anatomia humana de um curso superior da área de saúde durante o ensino remoto emergencial decorrente da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que aborda o relato de experiências vivenciadas com o uso do Canva for Education como ferramenta complementar no ensino de anatomia humana. As estratégias foram vivenciadas por um docente e três mestrandos que atuaram como estagiários em docência em uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Além disso, o trabalho dos educadores buscou explorar algumas das potencialidades que o Canva oferece aos professores no processo de elaboração de materiais educativos inovadores e compartilháveis. Resultados: A adoção de ferramentas do Canva for Education conseguiu proporcionar aos discentes uma forma criativa e interativa de aprendizagem. Além disso, possibilitou incluí-los em seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que eles fossem agentes da construção do conhecimento. Durante a disciplina houve uma expressiva produção de conteúdos digitais de forma colaborativa entre educadores e educandos. Assim, o Canva for Education se mostrou como uma potencial estratégia de criação e utilização de recursos educacionais digitais de forma colaborativa e inovadora. Conclusão: O ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios à comunidade acadêmica, especialmente ao se tratar do uso de novas tecnologias e em como motivar os alunos durante o processo educativo. O uso Canva for Education, como estratégia metodológica complementar ao ensino de anatomia humana, mostrou-se uma experiência exitosa, especialmente, devido à integração discente, estagiários e docente durante o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no ensino superior do presente relato.