PPGER - Mestrado em Estudo Rurais (Dissertações)

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    Mitos e logos: repensando as dicotomias da modernidade ocidental sob a perspectiva da educação escolar indígena
    (UFVJM, 2019) Cavalcante, Amanda Ottoni; Cambraia, Rosana Passos; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Queiroz, Henrique Almeida de; Paes, Sílvia Regina; Alves, Thamar Kalil de Campos; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros
    O processo educacional escolar como direito das comunidades indígenas vem sendo constituído, no século XXI, em contraposição à tradição assimilacionista e integracionista de experiências escolares que tinham como finalidades o apagamento das diferenças culturais. Essa pesquisa teve como foco a reinterpretação dos mitos como método pedagógico para reinvenção das tradições culturais com base no próprio meio de transmissão do conhecimento tradicional. Analisou-se as representações que os povos indígenas predominaram no imaginário dos estudantes do Ensino Médio, no sentido de problematizar a concepção genérica do “ser índio” para recriar outras concepções baseadas no método partilhado através da investigação sobre o conhecimento histórico dos próprios indígenas. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sobre as teorias decoloniais, o espaço rural brasileiro e a educação escolar indígena, e a análise do material didático “Rithioc Krenak” diferenciado e específico da educação escolar indígena - com foco na reinterpretação dos mitos para re-criar e re-significar a história do seu povo. Contribuindo para a “ressurgência” cultural no intuito de reverter o quadro de silenciamento da língua materna e análise das representações dos estudantes do ensino médio sobre os povos indígenas. Conclui-se que os mitos indígenas inseridos no processo educativo possuem uma linguagem específica da cultura e da vida social da comunidade. Contribuem para problematizar a temática indígena em sala de aula, uma vez que, toda representação social parte de uma naturalização de discursos construído ao longo do processo histórico.
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    Narrativas orais: saberes e fazeres da arquitetura vernácula na comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG) e entorno
    (UFVJM, 2018) Amâncio, Mayan Maharishi de Faria Ladeira; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Prat, Bernat Vinolas; Mykonios, Atanásio; Cambraia, Rosana Passos
    A presente pesquisa, Narrativas Orais: saberes e fazeres da arquitetura vernácula na comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras – (MG) e entorno, desenvolveu-se no âmbito do programa de pós-graduação interdisciplinar em Estudos Rurais PPGER/UFVJM. O estudo identifica as memórias que regem o saber e o fazer em relação ao labor, a ocupação dos espaços e principalmente verifica os conhecimentos empíricos, acerca do saber local sobre as construções de casas, espaços de trabalho e ranchos. Realizou-se pesquisas bibliográficas, entrevistas por meio de trabalho de campo e observações etnográficas com base na metodologia de pesquisa participante, houve levantamento dos conhecimentos presentes na oralidade em relação à arquitetura vernácula e a maneira como as pessoas se relacionam com suas construções, seus hábitos de construções, seus procedimentos e suas reflexões sobre suas ocupações espaciais e vida. Evidenciou-se que há uma crise do habitar, em que o afastamento da autonomia construtiva tem sido um dos maiores impactos encontrados. Esse afastamento não se dá apenas pela escolha dos materiais, mas pela impossibilidade de escolher como habitar. Verifica-se as funções ambientais dos espaços rurais na perspectiva da questão da construção como um modo de adaptar os materiais locais e sua relação com o ambiente. Evidenciaram-se os processos de transformação social diante das relações estabelecidas frente ao capitalismo, e a urgência por uma ecologia de saberes.