PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/1b27967a-f431-4aad-b47f-5f3ec53f057e
Browse
Search Results
Item Formação continuada de professores, uso de ferramentas tecnológicas, ensino de Matemática e situações-limite: uma revisão dos trabalhos da CAPES(UFVJM, 2023) Vieira, Carlos André; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jesus, Marcelo Siqueira de; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara LúciaEste trabalho apresenta a discussão sobre a relação existente entre os trabalhos depositados no banco de teses e dissertações da CAPES no período de 2018 a 2022, antes e pós pandemia da covid-19, com as temáticas, formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites, a partir dos seguintes objetivos específicos: quantificar as teses e dissertações do banco da CAPES que trazem a discussão das temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022; identificar e separar os trabalhos do banco da CAPES que apresentam em seu título ou objetivos as temáticas formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022 discriminando-os em teses ou dissertações; destacar e dar visibilidade aos trabalhos que trouxeram em sua discussão, o maior número de temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022. A metodologia constituiu-se de análise documental, teses e dissertações do banco de dados da CAPES, cujos dados foram organizados e analisados pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010). O trabalho foi delineado partindo da pesquisa da quantidade de trabalhos que foram escritos no período determinado antes da pandemia da covid-19, anos de 2018 e 2019, e depois da pandemia da covid-19, anos de 2021 e 2022. Desses, foram escolhidos 20 (vinte) trabalhos, utilizando-se dos rigores metodológicos de pesquisa, apresentados em capítulo específico, a partir dos trabalhos da CAPES escolhidos, os quais procurou-se discutir. Como conclusão, pudemos perceber que novas formas e ferramentas para o ensino surgiram, e a preparação dos professores e sua formação continuada tem ganhado evidência como aspecto essencial para a qualidade do ensino-aprendizado; percebeu-se que, a ideia de que a formação continuada e o ensino devem estar atrelados à prática, a teoria e a realidade; também, aponta-se a importância da realização de estudos que abordem a formação continuada dos professores, o uso de tecnologias e o ensino de matemática, buscando compreender como tem se desenvolvido essa dinâmica, principalmente em sala de aula; e é necessário o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos sobre o assunto que apresente dados do no nosso Vale do Jequitinhonha à partir deste, ou seja, pessoas do Vale do Jequitinhonha produzindo dados do Vale do Jequitinhonha.Item Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino remoto: o caso de professores de Matemática da rede estadual de Diamantina/MG(UFVJM, 2023) Santos, Cirlene Aparecida; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jesus, Marcelo Siqueira de; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara LúciaA presente pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no cotidiano dos professores de Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais) nas escolas públicas da rede estadual de Diamantina/MG, durante o ensino remoto. Os objetivos específicos são: identificar nos documentos curriculares o uso das TDICs no ensino e aprendizagem da Matemática; identificar e analisar os limites e possibilidades da inserção do uso das TDICs no fazer pedagógico dos professores de Matemática durante o ensino remoto; e analisar as concepções dos professores de Matemática quanto ao uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no decorrer da pandemia da Covid-19. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como principal instrumento. No que diz respeito ao método, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, e quanto à natureza das fontes, será uma pesquisa de campo. Considerando a proposta a ser investigada, o estudo será descritivo. Como instrumento para coletar e produzir dados, foi utilizado o questionário on-line organizado no Google Forms, enviado por e-mail aos professores de Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais) da rede estadual do município de Diamantina/MG, participantes da pesquisa. Para análise dos dados produzidos, utilizou-se a análise de conteúdo, que consiste num conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos. Os resultados apontaram as possibilidades e relevância das TDICs para as atividades de ensino remotas, bem como as dificuldades com conexão com a internet, contato e localização dos alunos e de seus pais ou responsáveis, falta de recursos tecnológicos e falta de acessibilidade dos alunos. Assim, verificou-se que nem as instituições de ensino nem os próprios docentes estavam devidamente preparados para essa transição repentina do ensino presencial para o remoto, ocasionada pela pandemia da Covid-19, tampouco encontravam-se aptos para a inserção das TDICs nesse contexto adverso.Item O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos professores de Ciências da Natureza e Matemática em escolas públicas estaduais vinculadas à SRE Diamantina: desafios e possibilidades durante a pandemia da Covid-19(UFVJM, 2023) Cruz, Cláudia de Lourdes Seixas; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Allain, Luciana Resende; Silva, Nilma Soares daEsta pesquisa teve como objetivo investigar as ações, orientações, limites e possibilidades relatados pelos professores de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia e Ciências) e Matemática da SRE Diamantina sobre a inserção das TDICs nos processos educativos, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, para a condução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), no estado de Minas Gerais. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Investigar as ações dos professores de Ciências da Natureza e Matemática ao utilizarem as TDICs durante sua prática docente em decorrência da Covid-19; 2) Analisar como os professores de Ciências da Natureza e Matemática foram orientados e/ou capacitados para a condução do REANP, durante a pandemia da Covid-19; 3) Investigar como as escolas públicas estaduais da circunscrição da SRE Diamantina foram mediadas e orientadas para inserir as tecnologias digitais nos processos educativos, em decorrência da pandemia da Covid-19; 4) Identificar, em contexto escolar, os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante as atividades docentes dos professores de Ciências da Natureza e Matemática em decorrência do REANP, durante a pandemia da Covid-19. Para organização dessa pesquisa, inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica, buscando na literatura existente suporte teórico para as constatações evidenciadas pela pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line disponibilizado para professores de Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. A metodologia adotada para análise dos dados consistiu na Análise Textual Discursiva (ATD), e as categorias preestabelecidas foram: 1) Perfil do professor de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática da SRE Diamantina; 2) Processo de adaptação às atividades e ao trabalho remoto; 3) Ensino Remoto de Ciências da Natureza e Matemática. Como resultado, esta pesquisa verificou que o ensino remoto emergencial evidenciou as desigualdades sociais e de acesso aos recursos tecnológicos, sejam eles materiais ou de conexão, bem como a necessidade de capacitação permanente dos profissionais da educação, possibilitando um acompanhamento constante das mudanças das tecnologias digitais, e uma reflexão da prática pedagógica que permita a opção consciente sobre incluir ou não as tecnologias digitais nas práticas de ensino. Por fim, conclui-se que não basta o empenho da comunidade escolar se não houver capacitação contínua dos profissionais da educação, preparação tecnológica das unidades escolares e políticas públicas de acesso em todos os territórios, tanto urbano quanto rural.