PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/1b27967a-f431-4aad-b47f-5f3ec53f057e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Formação e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Residência Pedagógica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede
    (UFVJM, 2022) Neves, Grazielle Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A presente pesquisa tem como objetivo, descrever, a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), os movimentos de translação identificados nos documentos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e nas respectivas falas dos residentes, no que se refere à construção de redes identitárias e de formação docentes. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que translações de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a formação e a identidade profissional docente? A partir do marco teórico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a translação, as composições de interesse e a performatividade. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O cenário da nossa investigação foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como técnica para coleta de dados utilizamos a análise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implantação do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ciências Biológicas da universidade estudada, atingindo principalmente os estágios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigatório que facilita a implementação de políticas do Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetração e aceitação nas universidades, afetando assim, a autonomia universitária. Os dados do Grupo Focal (GF) revelam que a maior parte dos residentes entrevistados performa uma identidade instituição, e que o PRP, em geral, promove uma identificação dos licenciandos com a docência.
  • Thumbnail Image
    Item
    O Ensino de Ciências na Base Nacional Comum Curricular: análises das percepções dos professores atuantes e em formação inicial nas escolas de Diamantina
    (UFVJM, 2022) Souza, Patrícia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como foi o processo de discussão e implementação do currículo de Ciências baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em algumas escolas da SER de Diamantina. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Verificar a ocorrência da implementação da BNCC e do Currículo Referência de Minas Gerias (CRMG) na ministração do ensino de Ciências nas escolas de Diamantina; 2) Identificar nos relatórios de Estágio de Ciências a presença da BNCC e sua aplicação no ambiente escolar e no Ensino de Ciências; 3) Verificar como acontecem as adequações dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas em relação à BNCC e ao CRMG; 4) Identificar a presença (ou não) de recursos (infra estruturais, humanos e pedagógicos) utilizados para a implementação das propostas da BNCC para o ensino de Ciências. Para a organização dessa pesquisa, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica buscando na literatura existente informações que pudessem servir como subsídios para este estudo. A metodologia utilizada para a coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: o primeiro consistiu na aplicação online de dois questionários abertos, aplicados remotamente, sendo um para os 15 docentes da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II de escolas estaduais, municipais e privadas, da SER de Diamantina, participantes e o outro foi aplicado para 20 licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O segundo instrumento consistiu na pesquisa documental e exploratória dos relatórios dos estagiários que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências no segundo semestre de 2019 e no ano de 2020. A metodologia de análise de dados consistiu na ATD e as categorias que emergiram foram 1) A BNCC a partir das Teorias do Currículo; 2) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências; 3) Influência da BNCC e do CRMG no ensino de Ciências e 4) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências. Como resultados essa pesquisa obteve que os processos educativos vêm avançando de acordo com o que é proposto pelos documentos educacionais. Entretanto pôde-se perceber que a as diretrizes estabelecidas pela BNCC para o EC do EF II emergiram, a partir das respostas dos professores e licenciandos, no dia a dia educacional como um currículo tradicional.