PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/1b27967a-f431-4aad-b47f-5f3ec53f057e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Formação continuada de professores, uso de ferramentas tecnológicas, ensino de Matemática e situações-limite: uma revisão dos trabalhos da CAPES
    (UFVJM, 2023) Vieira, Carlos André; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jesus, Marcelo Siqueira de; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia
    Este trabalho apresenta a discussão sobre a relação existente entre os trabalhos depositados no banco de teses e dissertações da CAPES no período de 2018 a 2022, antes e pós pandemia da covid-19, com as temáticas, formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites, a partir dos seguintes objetivos específicos: quantificar as teses e dissertações do banco da CAPES que trazem a discussão das temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022; identificar e separar os trabalhos do banco da CAPES que apresentam em seu título ou objetivos as temáticas formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022 discriminando-os em teses ou dissertações; destacar e dar visibilidade aos trabalhos que trouxeram em sua discussão, o maior número de temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022. A metodologia constituiu-se de análise documental, teses e dissertações do banco de dados da CAPES, cujos dados foram organizados e analisados pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010). O trabalho foi delineado partindo da pesquisa da quantidade de trabalhos que foram escritos no período determinado antes da pandemia da covid-19, anos de 2018 e 2019, e depois da pandemia da covid-19, anos de 2021 e 2022. Desses, foram escolhidos 20 (vinte) trabalhos, utilizando-se dos rigores metodológicos de pesquisa, apresentados em capítulo específico, a partir dos trabalhos da CAPES escolhidos, os quais procurou-se discutir. Como conclusão, pudemos perceber que novas formas e ferramentas para o ensino surgiram, e a preparação dos professores e sua formação continuada tem ganhado evidência como aspecto essencial para a qualidade do ensino-aprendizado; percebeu-se que, a ideia de que a formação continuada e o ensino devem estar atrelados à prática, a teoria e a realidade; também, aponta-se a importância da realização de estudos que abordem a formação continuada dos professores, o uso de tecnologias e o ensino de matemática, buscando compreender como tem se desenvolvido essa dinâmica, principalmente em sala de aula; e é necessário o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos sobre o assunto que apresente dados do no nosso Vale do Jequitinhonha à partir deste, ou seja, pessoas do Vale do Jequitinhonha produzindo dados do Vale do Jequitinhonha.