PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)

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    Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino remoto: o caso de professores de Matemática da rede estadual de Diamantina/MG
    (UFVJM, 2023) Santos, Cirlene Aparecida; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jesus, Marcelo Siqueira de; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia
    A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no cotidiano dos professores de Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais) nas escolas públicas da rede estadual de Diamantina/MG, durante o ensino remoto. Os objetivos específicos são: identificar nos documentos curriculares o uso das TDICs no ensino e aprendizagem da Matemática; identificar e analisar os limites e possibilidades da inserção do uso das TDICs no fazer pedagógico dos professores de Matemática durante o ensino remoto; e analisar as concepções dos professores de Matemática quanto ao uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no decorrer da pandemia da Covid-19. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como principal instrumento. No que diz respeito ao método, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, e quanto à natureza das fontes, será uma pesquisa de campo. Considerando a proposta a ser investigada, o estudo será descritivo. Como instrumento para coletar e produzir dados, foi utilizado o questionário on-line organizado no Google Forms, enviado por e-mail aos professores de Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais) da rede estadual do município de Diamantina/MG, participantes da pesquisa. Para análise dos dados produzidos, utilizou-se a análise de conteúdo, que consiste num conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos. Os resultados apontaram as possibilidades e relevância das TDICs para as atividades de ensino remotas, bem como as dificuldades com conexão com a internet, contato e localização dos alunos e de seus pais ou responsáveis, falta de recursos tecnológicos e falta de acessibilidade dos alunos. Assim, verificou-se que nem as instituições de ensino nem os próprios docentes estavam devidamente preparados para essa transição repentina do ensino presencial para o remoto, ocasionada pela pandemia da Covid-19, tampouco encontravam-se aptos para a inserção das TDICs nesse contexto adverso.