PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)

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    Uma análise da influência da História e Filosofia da Ciência nas concepções sobre a Natureza da Ciência de futuros professores
    (UFVJM, 2023) Lima, Italo Zanatelli Costa; Lannes, Wagner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lannes, Wagner; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Santos, Crislane de Souza
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar a influência da História e Filosofia da Ciência (HFC) nas concepções em relação à Natureza da Ciência (NdC) dos estudantes de licenciatura dos cursos de ciências da natureza (Ciências Biológicas, Física e Química) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK. Para isso, foi feita uma pesquisa documental na perspectiva de como a História e/ou Filosofia se apresenta no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas mencionadas. As informações obtidas foram relacionadas com a análise das concepções sobre a Natureza da Ciência dos formandos de cada licenciatura. As concepções sobre a Natureza da Ciência dos formandos foram coletadas por meio do questionário aberto Views of Nature of Science D+ (VNOS-D), modificado e traduzido pelo autor, na sua forma mais atual, constituído de questões baseadas em pesquisa em ensino de ciências, cujo objetivo é realizar uma avaliação de cunho epistemológico em relação às respectivas visões dos estudantes em relação a Natureza da Ciência. Para isso, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC), pois é referência no tratamento de dados qualitativos de questionários abertos. Os resultados obtidos ao relacionar os procedimentos metodológicos desta pesquisa indicam uma possível influência da HFC, presente nos PPCs das licenciaturas, nas concepções sobre a NdC dos licenciados, tanto na perspectiva das posições filosóficas e historiográficas da ciência defendidas nos documentos quanto na maneira em que a HFC está distribuída nas disciplinas dos cursos.