PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
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Item Educação em Engenharia: investigando a presença de estratégias de aprendizagem ativa na formação de engenheiros químicos(UFVJM, 2022) Ribeiro, Laisse Dias; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Janerine, Aline de Souza; Damasceno, Sandra MatiasNovos modelos de ensino-aprendizagem vêm sendo estudados ao longo do tempo com o objetivo de atender a nova geração de alunos que estão inseridos na rede de ensino. Hoje, alunos e professores possuem o conhecimento na palma da mão, com um clique é possível buscar o conhecimento. Então é imprescindível repensar novos métodos educativos e procurar desenvolver competências para responder às exigências profissionais. Na formação dos Engenheiros, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs) foram atualizadas em 2019 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC), exigindo que o aluno seja inserido no ato de aprender e estabelecendo a formação por competências. Neste sentido, essa pesquisa tem como foco a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que tem grande aplicabilidade na área da saúde e seus resultados são bastante positivos para a formação profissional. Logo, procuramos conhecer as possibilidades de implementá-la na Engenharia. O presente estudo teve por objetivo analisar se e como as estratégias de aprendizagem ativas vêm sendo aplicadas na disciplina de “Laboratório de Operações Unitárias” ou aulas práticas experimentais similares, nos cursos de Engenharia Química da UFVJM, do IFNMG e da UFV, num contexto prático de resolução de problemas que, possivelmente, os alunos/egressos encontrarão no mercado de trabalho. O estudo partiu da revisão sistemática de literatura, por meio da qual identificamos as pesquisas realizadas sobre o uso da Metodologia Ativa ABP no ensino de engenharia, dentro do contexto educacional brasileiro, demonstrando que ainda é incipiente essa prática na Engenharia, principalmente na Engenharia Química. A partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos docentes, por meio da plataforma Google Forms, identificamos qual foi a metodologia atualmente aplicada e compreendemos como é a relação teoria/prática na disciplina de Laboratório de Operações Unitárias ou similares, do curso de Engenharia Química das referidas IES. Percebemos que nessas IES a metodologia tradicional prevalece na prática docente, porém verificamos situações em que são exploradas características e possibilidades da ABP.