PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
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Item O desenvolvimento de um projeto com a temática agroecologia em uma escola do campo na perspectiva freiriana: uma análise dos desafios e potencialidades(UFVJM, 2022) Teixeira, Ângela Rita; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os desafios e potencialidades da construção e da aplicação de atividades dialógicas, problematizadoras e temáticas, realizadas no projeto de extensão “Projetando a Agroecologia: os conhecimentos do vale para o mundo”. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Analisar as atividades do projeto de extensão, sobre agroecologia, a partir do envolvimento de estudantes nas aulas de Biologia, e refletir quais os desafios e potencialidades da sua aplicação e futura integração ao cotidiano escolar; 2) Levantar temas geradores a partir dos diálogos realizados nas atividades dos projetos de extensão; 3) Relacionar os conteúdos do currículo de Biologia com os temas geradores levantados no projeto de extensão. Para o desenvolvimento da pesquisa, se utilizou como referencial teórico pesquisas na área da Educação do Campo e da relação entre a Agroecologia e o ensino de Biologia. Abordamos também a Perspectiva Freireana no ensino de ciências, elementos didático pedagógicos que norteiam a análise dos dados. A pesquisa também deu subsídio para a construção de um relatório técnico sobre o levantamento de temas geradores para construção de sequências didáticas na perspectiva freiriana no ensino de Biologia, como produto educacional. Foi feita uma pesquisa documental, com a análise de conteúdo das falas significativas de agricultores e agricultoras, coletadas durante o projeto de extensão na escola. Isso resultou na identificação de temas geradores, a partir da temática Agroecologia: agrotóxicos, técnicas, gênero, trabalho e identidade. Os desafios para que a temática Agroecologia seja incorporada ao cotidiano da escola vão desde a adequação do currículo até a fragmentação dos horários e a formação dos professores. No entanto, observamos que as potencialidades são muitas e que o tripé Educação do Campo, perspectiva freiriana e Agroecologia são indissociáveis na luta por um modelo de sociedade mais igualitário, sobretudo quando se compreende o potencial da escola nesse processo.