PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
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Item Um olhar sobre as práticas matemáticas do Mercado Municipal de Montes Claros Norte de Minas Gerais(UFVJM, 2022) Costa, Vanessa de Siqueira Camilo; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Lopes, Camilo Antônio Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Lopes, Camilo Antônio Silva; Lannes, Wagner; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eEste estudo tem por objetivo analisar os saberes, os fazeres e as práticas matemáticas dos(as) feirantes no Mercado Municipal de Montes Claros/MG. A pesquisa justifica-se pela importância em se compreender e registrar como ocorrem as práticas matemáticas entre os(as) feirantes do Mercado Municipal de Montes Claros, região norte de Minas Gerais, e como esses processos são materializados no cotidiano desse grupo. Deste estudo gerou-se um documentário, produto com finalidade educacional que se encontra disponível aos espaços educativos, de produção cultural e social. A metodologia utilizada para a realização do documentário e as possíveis contribuições para a educação estão descritas em um dos capítulos da dissertação. Retratamos com essa pesquisa uma matemática criada e recriada na educação não formal, uma matemática revelada no cotidiano, presente nas atitudes voltadas ao trabalho e no prover da vida. Trata-se, portanto, de uma Matemática em ação. O referido Mercado é um importante espaço turístico e de comercialização. Lugar onde notamos uma habitual troca de experiências, de saberes e fazeres específicos de sua gente. Notamos práticas matemáticas ali desenvolvidas, (re)significadas, enriquecedoras da cultura local, correspondentes àquelas propostas por D’Ambrosio no estudo da Etnomatemática. Esta pesquisa nos coloca diante de formas de medir, quantificar, vender e comprar, diferentes daquelas que acessamos em sala de aula. Identificamos e registramos instrumentos e unidades de medida cujo manuseio não se encontra nos livros didáticos. Trata-se de uma matemática cultural, capaz de ser compreendida no “fazer sabendo” e no “saber fazendo” contido na rotina dos(as) feirantes.