PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/1b27967a-f431-4aad-b47f-5f3ec53f057e
Browse
Item O conhecimento dos docentes sobre o uso de games no ensino de Ciências e Matemática a partir da Análise Textual Discursiva e do modelo TPCK(UFVJM, 2023) Cruz, Andrei Barbosa da; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Sousa, Robson Simplício de; Allain, Luciana ResendeEsta pesquisa tem por objetivo geral investigar qual é o conhecimento dos professores de Ciências e Matemática sobre a aplicação de games na educação científica e matemática. Como objetivos específicos, buscou-se: 1) Identificar quais as tecnologias digitais e de redes sociais os sujeitos da pesquisa fazem uso no seu dia a dia e em sala de aula; 2) Analisar os conhecimentos tecnológicos e pedagógicos necessários para a utilização de games em sala de aula; 3) Verificar limites e possibilidades para o uso de games em sala de aula, pelos professores de Ciências e Matemática; 4) Caracterizar os níveis de conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (Científico e Matemático) que os professores detêm a partir do modelo TPSK proposto por Jimoyiannis (2010). Nesta pesquisa, a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007) se tornou referencial teórico e metodológico para analisar as respostas de seis professores de escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina-MG. A coleta de dados utilizada nesta pesquisa foi a partir de uma entrevista semiestruturada, em modo online. A ATD foi feita através do apoio do software Atlas.ti em sua versão 9. Além da ATD, foi necessário determinar o nível de conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo que os participantes da pesquisa possuíam, uma vez que, utilizar games como mediadores do ensino pressupõem que essas três áreas sejam de conhecimento dos professores. Por esse motivo, utilizamos como principais referenciais as pesquisas de Shulman (1986), Mishra e Koehler (2006), Jimoyiannis (2010), e a Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky (1986, 2001). Após todo o processo de Análise Textual Discursiva emergiram dos documentos dos participantes cinco categorias cujo propósito era tentar explicar o fenômeno por trás da pergunta de pesquisa, as categorias são: 1) Os Requisitos para o uso de Games em Ciências e Matemática; 2) Aspectos relevantes e não relevantes ao uso de Games em Ciências e Matemática; 3) Conhecimentos relacionados ao uso de games dentro ou fora de sala de aula; 4) Recursos Pedagógicos e Tecnológicos relacionados ao uso de games na educação; 5) Limites e possibilidades para a aplicação de games em Ciências e Matemática. Além das categorias, também foi possível organizar os participantes da pesquisa em três níveis de conhecimento dentro do modelo TPSK, esses níveis demonstram quais as dificuldades ou habilidades que cada um dos participantes possuem para cada uma das áreas do modelo TPSK. Os níveis de conhecimento presentes nesta pesquisa são: 1) Suficiente; 2) Eficiente; 3) Excelente. Como principal conclusão da pesquisa, foi possível identificar vários fatores responsáveis pelo não uso de games no ensino de ciências e matemática além de alguns pontos que podem ser explorados para que os games, como ferramentas de apoio ao ensino, possam ser reconhecidos como objetos de aprendizagem.Item Desempenho em Matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Diamantina/MG no PROALFA em 2018 e 2019: análise das habilidades e competências não consolidadas e visualização dos resultados(UFVJM, 2022) Barroso, Caroline Miranda; Nunes, Stella Maris Lemos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nunes, Stella Maris Lemos; Allain, Luciana Resende; Alves, Maria Teresa GonzagaEsta pesquisa tem como principal objetivo identificar como está o desempenho em Matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Diamantina/MG. Trata-se de uma pesquisa censitária, de abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, que utiliza os dados secundários do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. A análise estatística mescla indicadores de desempenho obtidos via Teoria da Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes. Alicerçando toda discussão em torno do desempenho em matemática, a escala de proficiência e a matriz de referência do PROALFA são amplamente utilizadas. Fizemos também uma comparação entre o que estava previsto na estrutura curricular da rede municipal, a matriz de referência do PROALFA, o Currículo de Referência de Minas Gerais e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados encontrados revelam que os alunos da rede em questão estão no padrão de desempenho recomendado, entretanto, algumas habilidades matemáticas podem ser melhor consolidadas para que resultados ainda melhores possam ser alcançados, vislumbrando a qualidade de ensino prezada pela Secretaria Municipal de Educação de Diamantina. Verificamos também que, apesar desta pesquisa ter utilizado os dados do PROALFA referentes aos anos de 2018 e 2019, as habilidades matemáticas que não estão bem consolidadas pelos alunos da rede são habilidades importantes e que estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular vigente.Item Redes do desenvolvimento profissional docente de supervisores e licenciandos do PIBID: um olhar para as parcerias entre universidade e escola(UFVJM, 2022) Morais, Telma do Socorro; Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Allain, Luciana Resende; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Santos, Simone de Paula dosEste trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as contribuições e limitações do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento profissional docente (DPD) de supervisores e licenciandos do curso de Ciências Biológicas, entre 2018 a 2020, em uma universidade pública de Minas Gerais. Seu principal objetivo é identificar as translações do PIBID no DPD, por meio das análises das falas de pibidianos licenciandos e professores supervisores participantes de cinco grupos focais. Com uma abordagem qualitativa, o método da pesquisa compreende um estudo de caso e a natureza das fontes uma pesquisa de campo, de caráter exploratório. O método de análise dos dados é a Análise Textual Discursiva (ATD). A seleção do corpus de análise ocorre a partir da transcrição das falas dos licenciandos e professores supervisores, coletadas em um grupo focal por meio de um roteiro organizado em eixos de análise de onde surgem categorias e subcategorias emergentes. Na investigação sobre os licenciandos, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira e expectativa profissional, Avaliação da formação para a docência, Ingresso e vivência no PIBID, Impactos do PIBID na expectativa profissional e Impactos do PIBID na licenciatura. Na pesquisa sobre os professores supervisores, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira; Formação para a docência; Conhecimento sobre o PIBID; Ingresso e vivência no PIBID; Impactos do PIBID e ainda surge uma categoria emergente: Relação universidade/escola nas vivências formativas. A partir da Teoria Ator-Rede (TAR), verificamos que o Programa realiza várias translações de interesses entre os licenciandos e os professores supervisores, favoráveis ou não à docência como profissão. Ponderamos que o PIBID possui uma importância expressiva no fortalecimento da vida pessoal e do desenvolvimento profissional dos licenciandos, pois ele proporcionou a agência de diferentes actantes, extremamente significativos nessa rede. Entre os estudantes pibidianos, ainda que alguns tenham a certeza que não seguirão a profissão docente, há a percepção de que o PIBID lhes proporciona grandes aprendizagens na formação inicial docente e pessoal, mesmo quando não acontecem de fato, parcerias colaborativas na integração universidade e escola. Percebemos que, embora sejam mais numerosos, os actantes que desviam ou enfraquecem o DPD são superados por aqueles que fortalecem esse desenvolvimento, com destaque para o PIBID como um actante central. Para os professores supervisores, o PIBID tem contribuído de forma a ancorá-los na profissão de professor. Sendo assim, percebemos que o PIBID, como programa de formação docente, tem contribuído como um poderoso actante na rede, agindo como um ponto de passagem obrigatório para o fortalecimento do DPD entre esses sujeitos. No entanto, atentamos para a necessidade de fortalecer as parcerias entre os envolvidos no PIBID, para que a integração entre a escola e a universidade aconteça de forma mais colaborativa.Item O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos professores de Ciências da Natureza e Matemática em escolas públicas estaduais vinculadas à SRE Diamantina: desafios e possibilidades durante a pandemia da Covid-19(UFVJM, 2023) Cruz, Cláudia de Lourdes Seixas; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Allain, Luciana Resende; Silva, Nilma Soares daEsta pesquisa teve como objetivo investigar as ações, orientações, limites e possibilidades relatados pelos professores de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia e Ciências) e Matemática da SRE Diamantina sobre a inserção das TDICs nos processos educativos, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, para a condução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), no estado de Minas Gerais. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Investigar as ações dos professores de Ciências da Natureza e Matemática ao utilizarem as TDICs durante sua prática docente em decorrência da Covid-19; 2) Analisar como os professores de Ciências da Natureza e Matemática foram orientados e/ou capacitados para a condução do REANP, durante a pandemia da Covid-19; 3) Investigar como as escolas públicas estaduais da circunscrição da SRE Diamantina foram mediadas e orientadas para inserir as tecnologias digitais nos processos educativos, em decorrência da pandemia da Covid-19; 4) Identificar, em contexto escolar, os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante as atividades docentes dos professores de Ciências da Natureza e Matemática em decorrência do REANP, durante a pandemia da Covid-19. Para organização dessa pesquisa, inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica, buscando na literatura existente suporte teórico para as constatações evidenciadas pela pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line disponibilizado para professores de Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. A metodologia adotada para análise dos dados consistiu na Análise Textual Discursiva (ATD), e as categorias preestabelecidas foram: 1) Perfil do professor de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática da SRE Diamantina; 2) Processo de adaptação às atividades e ao trabalho remoto; 3) Ensino Remoto de Ciências da Natureza e Matemática. Como resultado, esta pesquisa verificou que o ensino remoto emergencial evidenciou as desigualdades sociais e de acesso aos recursos tecnológicos, sejam eles materiais ou de conexão, bem como a necessidade de capacitação permanente dos profissionais da educação, possibilitando um acompanhamento constante das mudanças das tecnologias digitais, e uma reflexão da prática pedagógica que permita a opção consciente sobre incluir ou não as tecnologias digitais nas práticas de ensino. Por fim, conclui-se que não basta o empenho da comunidade escolar se não houver capacitação contínua dos profissionais da educação, preparação tecnológica das unidades escolares e políticas públicas de acesso em todos os territórios, tanto urbano quanto rural.