FIH - Livros, capítulos de livros e folhetos

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    Agroecologia na escola: planos de aula para o ensino de ciências
    (UFVJM, 2024) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Nunes, Carlos Eduardo Pereira
    Tendo estas necessidades urgentes em mente, ao longo dos períodos finais de seu curso de graduação, estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), na habilitação em Ciências Natureza, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e nós, os professores Anielli F. G. Lemes e Carlos E. P. Nunes, trabalhamos no intuito de construir um livro que reunisse planos de aula que integrassem o conteúdo programático do Ensino Médio com conteúdos relacionados à Agroecologia. Também se encontra nesse livro, um capítulo que discute a importância da Agroecologia na Escola e um plano de aula fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Agroecologia e Ecologia). Essas ações, englobam também o desenvolvimento do projeto de pesquisa e extensão “Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia” financiado pela FAPEMIG, na Chamada nº 09/2022. Nosso objetivo foi elaborar um material que pode ser usado tanto pelos educadores da LEC como por qualquer outro educador do Ensino Médio interessado em integrar a Agroecologia na escola. Neste contexto, este livro surge como uma humilde iniciativa de encarar o desafio de incluir a Agroecologia na grade do Ensino Médio das escolas do campo, e por que não, nas escolas da cidade também.
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    Pós-memória e Educação do Campo: relatos sobre autoritarismo e colonialidade
    (UFVJM, 2020) Castro, Carlos Henrique Silva de
    Este livro é fruto de reflexões sobre língua, linguagem, identidades, colonialidade, autoritarismo e aprendizagens. Como sugere o título e a nuvem de palavras acima, essas temáticas são trazidas em narrativas memorialísticas e, como é próprio dos relatos, de forma leve e pessoal. Relatos um pouco atípicos, pois suas reflexões remetem a certa teorização, mas ainda assim encontram maior aconchego nos gêneros narrativos. Parece unânime o entendimento de que a história influencia diretamente os processos educativos, bem como a formação dos professores e as práticas das salas de aula. E isso aparece de diversas formas nesta coleção de relatos. Educação e doutrinação se aproximam quando se pensa na ação do estado sobre os indígenas brasileiros, desde a doutrinação jesuíta até as violências físicas que levaram diversos povos à extinção. Todo esse processo reflexivo culmina na formação do professor de línguas, sobretudo na educação do campo, contexto dos nossos estudantes-autores, onde a contextualização e os letramentos mostram-se ainda mais indispensáveis. O amadurecimento dos estudantes-autores em suas reflexões dá-nos esperanças de que certas práticas, autoritárias e colonizadoras, tendem a diminuir. Caso a expectativa se concretize em alguma medida, certamente esse já terá sido um grande passo em direção a uma educação realmente crítica, pela qual lutamos há algum tempo.
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    Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo
    (UFVJM, 2018) Pereira, Diogo Neves; Silva, Hemerenciana Maria da; Mendes, Maurício Teixeira
    Este livro é uma empreitada de descoberta individual e de valorização social de uma comunidade do campo. Em seu decorrer serão explorados alguns dos múltiplos traços e laços que compõem esta comunidade. Mirada desde diferentes perspectivas, Padre João Afonso aparecerá em sua complexidade e fortuna. Evidentemente, sem qualquer pretensão de esgotamento de sua configuração. Ao contrário, o que se achará serão frestas por onde olhar, convites a se aproximar e saber mais profundamente por outros meios. Este resultado só foi possível com a colaboração de uma profusão de autores bastante heterogêneos. De maneira geral, o que os une são seus vínculos com a comunidade de Padre João Afonso. Por outro lado, este resultado é fruto de uma tríplice articulação institucional. Primeiro, por parte do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Segundo, por parte do Projeto de Extensão Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades, fomentado pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFVJM. Terceiro, por parte da Escola Estadual Padre João Afonso, localizada nesta comunidade. De maneira geral, o que os une são os princípios e os objetivos sintetizados no ideal de Educação do Campo.