FIH - Livros, capítulos de livros e folhetos

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/02ebf509-5160-4579-a127-916a3ee11389

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 22
  • Thumbnail Image
    Item
    Agroecologia na escola: planos de aula para o ensino de ciências
    (UFVJM, 2024) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Nunes, Carlos Eduardo Pereira
    Tendo estas necessidades urgentes em mente, ao longo dos períodos finais de seu curso de graduação, estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), na habilitação em Ciências Natureza, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e nós, os professores Anielli F. G. Lemes e Carlos E. P. Nunes, trabalhamos no intuito de construir um livro que reunisse planos de aula que integrassem o conteúdo programático do Ensino Médio com conteúdos relacionados à Agroecologia. Também se encontra nesse livro, um capítulo que discute a importância da Agroecologia na Escola e um plano de aula fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Agroecologia e Ecologia). Essas ações, englobam também o desenvolvimento do projeto de pesquisa e extensão “Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia” financiado pela FAPEMIG, na Chamada nº 09/2022. Nosso objetivo foi elaborar um material que pode ser usado tanto pelos educadores da LEC como por qualquer outro educador do Ensino Médio interessado em integrar a Agroecologia na escola. Neste contexto, este livro surge como uma humilde iniciativa de encarar o desafio de incluir a Agroecologia na grade do Ensino Médio das escolas do campo, e por que não, nas escolas da cidade também.
  • Thumbnail Image
    Item
    Literatura e educação do campo
    (UFVJM, 2024) Amâncio, Mayan Maharishi F. L.; Santos, Rosana Baptista dos; Fraga, Rute Ferreira
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma viagem aos campos de diamante do Serro Frio, Brasil (Distrito Diamantino)
    (UFVJM, 2024) Ray, Olaf Edward; Silva, Elisson Cordeiro; Martins, Marcos Lobato
    Em setembro de 1903, um cidadão americano chamado Olaf Edward Ray veio ao Brasil, viajando da América do Norte, passando pelo Caribe, Pernambuco, Rio de Janeiro, adentrando Minas Gerais e chegando em Diamantina. Ele escreveu o relato dessa viagem e o publicou em um livro no ano de 1904. O livro, entretanto, ficou praticamente desconhecido no Brasil e, no caso da região de Diamantina, podemos dizer, sem medo de exagerar, permaneceu completamente desconhecido. As coisas que ele relatou são relevantes para todos os que querem conhecer a história regional de Diamantina, a história da mineração de diamantes e, em especial, a atuação de companhias estrangeiras no nordeste de Minas Gerais no alvorecer do século 20. Olaf Edward Ray refletiu sobre as características das regiões da antiga Comarca do Serro Frio, os cenários da cidade de Diamantina, as pessoas que encontrou, os trabalhos de lavra que observou e, principalmente, analisou o que hoje chamaríamos de ambiente de negócios no setor minerário brasileiro. Ray insistiu na tese, bem conveniente para os interesses da empresa que representava, de que os estrangeiros, por terem mais tecnologias, eram as pessoas certas para explorarem as riquezas desta terra pobre e de pessoas pobres , um discurso, aliás, que ainda hoje é difundido pelos governos e empresas das potências capitalistas mundo afora.
  • Thumbnail Image
    Item
    Memórias de letramentos 4: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2024) Castro, Carlos Henrique Silva de
    "É com satisfação que apresento uma nova coletânea de narrativas, a quarta da série, que reflete diferentes experiências de vida, marcadas por práticas sociais com a leitura, a escrita, os números e as aprendizagens delas decorrentes. Trata-se de doze textos nos quais encontramos relatos genuínos que nos levam a refletir sobre a importância da educação em nossas vidas e o poder transformador da palavra escrita. Os autores e autoras são futuros pedagogos e professores de física e matemática, meus alunos de uma disciplina de nome Práticas de Leitura e Produção de Textos."
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação do campo, literatura oral e letramento literário
    (UFVJM, 2024) Santos, Rosana Baptista dos; Rocha, Ana Maria Santos; Maia, Cláudia Fernanda Freitas Oliveira; Fraga, Rute Ferreira
    Este livro reúne atividades de pesquisa e ensino sobre educação do campo, letramento literário e literatura oral, desenvolvidas, em sistema de cooperação, entre docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da Universidade Federal de Sergipe. Ao incorporar tanto atividades de pesquisa quanto trabalhos realizados (ou propostos) pelos estudantes em sala de aula, buscou-se promover a interrelação entre teoria e prática relacionadas ao ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Muitas vezes, a academia tende a marginalizar ou ignorar essas expressões culturais, perdendo a riqueza e a diversidade intrínsecas dessas manifestações. Essa abordagem não apenas quebra barreiras entre o “popular” e o “acadêmico”, mas também desafia as normas preestabelecidas. Ao dar voz às expressões culturais dos estudantes e de suas comunidades, estamos registrando e valorizando suas experiências, construindo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e dinâmico.
  • Thumbnail Image
    Item
    Formação de cristais como prática lúdica da mineralogia: relatos de experiência
    (UFVJM, 2021) Mucida, Danielle Piuzana; Santos, Jussiara Dias dos; Sperandio, Huezer Viganô; UFVJM
    As Geociências e suas interfaces são vistas, normalmente, como complexas e apresentam alto nível de abstração, muitas vezes não passíveis de comunicação direta aos estudantes. Por outro lado, o entendimento desses processos por um estudante auxilia na compreensão do planeta e seus fenômenos naturais e assim se reconheça como parte deste contexto. Profissionais que se formam na universidade em cursos de licenciatura atuarão diretamente estudantes do Ensino Básico. A formação em cursos ligados às Ciências Naturais, os professores muitas vezes não conseguem despertar o interesse pelas Geociências em seus alunos, seja por falta de laboratórios nas escolas seja por deficiência em sua formação como professor. Ao ministrar o conteúdo programático de noções de Mineralogia, da unidade curricular de Fundamentos de Geologia do curso de Geografia da UFVJM (turma de 2018) notei a dificuldade dos discentes em compreender o conceito de mineral e seus processos de formação. Neste sentido, lançamos um desafio aos discentes: . tentar formar cristais a partir de soluções químicas que fossem semelhantes aos processos na Natureza. Contextualizei que a prática lúdica de formação dos cristais difere-se da formação de um mineral, uma vez que a formação dos cristais é forjada; e portanto, não encaixa no contexto de um mineral. Entretanto, muitos dos processos demoraram semanas ou meses para serem concretizados e isso acabou por aguçar a curiosidade dos discentes, que realizaram seus experimentos com materiais acessíveis, promovendo a discussão sobre o tema entre si e com os outros grupos. Ao longo do semestre, outros conteúdos programáticos foram minsitrados e no último dia letivo, montamos uma pequena exposição no Espaço GAIA com os relatos e trocas de experiências entre os discentes. Foi uma grata surpresa notar o empenho e as inúmeras tentativas entre os grupos. Apresentamos os relatos de experiência neste livreto elencados por capítulos e esperamos que seja um material de apoio em práticas lúdicas e ou não formais no ensino das Geociências, em especial, da Mineralogia.
  • Thumbnail Image
    Item
    Encontros e encantos de conhecimentos e fazeres tradicionais com linguagens e ciências da natureza
    (UFVJM, 2023) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Mendes, Maurício Teixeira
  • Thumbnail Image
    Item
    Panc da comunidade de Ribeirão de Areia, Jenipapo de Minas, MG: caderno de receitas
    (UFVJM, 2021) Rodrigues, Alessandra Guimarães; Mucida, Danielle Piuzana; UFVJM
    As plantas alimentícias não convencionais (PANC) possuem partes comestíveis usadas na alimentação como verduras, saladas, corantes, temperos, e que não são produzidas ou comercializadas em grande escala. As PANC vêm ganhando espaço atualmente devido suas potencialidades alimentícias e a maneira espontânea que podem ser encontradas na natureza. Apresentamos aqui PANC utilizadas na comunidade de Ribeirão de Areia, município de Jenipapo de Minas. Selecionamos 11 PANC com algumas receitas e forma de preparo pela comunidade, consumidas na forma de refogados, saladas, sumos (sucos) ou in natura, e apresentamos alguns dos seus nutrientes encontrados em pesquisa bibliográfica. Adicionamos receitas que podem ser úteis para a comunidade, usando como as plantas e ingredientes de fácil acesso na comunidade, com o intuito de incentivar a criatividade na preparação novos pratos e valorizando o que é oferecido pela região.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tecnobiografias dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Castro, Carlos Henrique Silva de; Mendes, Mauricio Teixeira
    Temos aqui 20 relatos autênticos e cativantes, que, adicionalmente, trazem um potencial educativo no que se refere às relações interativas entre texto e autor/leitor, mediados tecnologicamente. Através dessas narrativas, é possível compreender a diversidade de experiências com as tecnologias digitais, mesmo que tardias, tendo em vista o acesso precário à internet, como se lê na maioria dos trabalhos. Muitos dos autores e autoras acessaram a rede mundial de computadores nos anos finais do ensino médio, quando não foi na universidade, no final da década de 2010. Os textos que estão aqui reunidos foram produzidos no segundo semestre de 2022, por acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), habilitação Linguagens e Códigos, da UFVJM. A maioria desses graduandos iniciou seu curso em 2018, oriundos dos Vales dos Rios Jequitinhonha, Mucuri e Doce, bem como do norte e nordeste de Minas Gerais.