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    Similitude em deslocamento da barra com seção circular no eixo inclinado da cadeira de rodas paralímpica
    (UFVJM, 2016) Torres, Moisés de Matos [UFVJM]; Torres, Marciene Lourenço [UFVJM]; Cardoso, Lucas de Souza [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    A solução analítica de diversos problemas práticos em engenharia é de difícil execução, devendo ser resolvidos numericamente ou experimentalmente. Portanto, um ótima solução é a modelagem experimental. Fundamentado na análise dimensional, a qual é baseada nos métodos de medições e análise de problemas físicos, a similitude é desenvolvida. Este trabalho teve como objetivo encontrar uma equação preditiva que possibilita-se determinar quais seriam as deformações sofridas pelo eixo que poderiam influenciar no rendimento da pessoa com deficiência durante o seu deslocamento. Para validação do processo foi utilizado um software de elementos finitos para simular a cadeira e alterar todas as variáveis envolvidas. Por fim, uma equação preditiva geral foi levantada e possibilitou por simples cálculos prever comportamentas que poderiam ser corrigidos com pequenos ajustes.
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    Simulação numérica do uso de materiais compósitos em dormentes ferroviários.
    (ABMEC, 2016) Figueirêdo, Pedro Ramalho [UFVJM]; Martuscelli, Carolina Coelho [UFVJM]; Castañon, Ugo Nogueira [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Materiais compósitos com adição de resíduos vem sendo estudados e cada vez mais empregados em componentes estruturais da construção civil, tais como dormentes de linhas férreas. Estes compósitos apresentam como vantagem o reaproveitamento de materiais antes descartados e o baixo custo. Neste trabalho foi realizado uma simulação do uso de um material compósito cerâmico-polimérico em dormentes ferroviários através do método dos elementos finitos, por meio do software Ansys Workbench (versão 14.0). O material utilizado foi um compósito constituído de 50% de cimento e 50% de resina epóxi, com adição de 10% em massa de resíduo de borracha de pneu, uma vez que este material compósito apresentou maior ductilidade, maior resistência à compressão, maior resistência à flexão e menor densidade quando comparado com o concreto tradicional. Para a análise foi utilizada a geometria de dormentes monoblocos de concreto protendido utilizado no Brasil, os dados adotados para o carregamento referem-se a uma ferrovia usada pela MRS Logística. Os resultados das simulações, utilizando o critério de falha de Von Mises, demonstram que o material consegue suportar os esforços produzidos pelas cargas dinâmicas aplicadas sobre a linha férrea. Este tipo de estudo pode ser utilizado para determinar a viabilidade e otimização de estudos experimentais para o uso de novos materiais em estruturas, neste concluímos que o material estudado apresenta-se como alternativa ao concreto protendido atualmente utilizado para a produção de dormentes.