Instituto de Ciência e Tecnologia
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/fb7f62be-a991-43bb-a456-a6bb33a6c36f
ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia
Browse
74 results
Search Results
Item Anais da I Semana das Engenharias Mecânica e Química(UFVJM, 2023)A SEMQ (Semana das Engenharias Mecânica e Química) é um evento científico acadêmico união da SEMEQ (Semana de Engenharia Química) e da MEC WEEK (Semana de Engenharia Mecânica). O evento tem como finalidade principal valorizar a atitude científica e a inovação, além de proporcionar a oportunidade de vincular os conhecimentos adquiridos durante o curso com a vivência da atuação do Engenheiro Mecânico e Químico em diversas áreas do conhecimento. Contando com Palestras, Minicursos e submissão de trabalhos contando com contribuições nas seguintes áreas temáticas: Bioengenharia, Engenharia Ambiental & Tecnologias Limpas, Engenharia de Separação & Termodinâmica, Ensino nas Engenharias, Fenômenos de Transporte & Sistemas Particulados, Gerência de Produção/Manutenção, Interdisciplinar, Materiais e Processos de Fabricação, Modelagem, Simulação & Controle de Processos, Processos Biotecnológicos.Item Educação financeira e empreendedora(2022) Santos, Cryslan Rayffer Soares; Rodrigues, Luciana Eliza de SouzaItem Alimentação saudável em época de COVID-19(UFVJM, 2022) Rocha, Sara Barbosa; Costa, Camila Cristina Pereira; Santos, João Pedro da Silva; Vieira, Flaviana Tavares; UFVJMItem Material didático envolvendo o uso do Octave como suporte para o aprendizado de álgebra linear(UFVJM, 2022) Valadão, Mônica Aparecida Cruvinel; Benfica, Flaviano Luiz; Santiago, Douglas Frederico Guimarães; Porto, Anderson Luiz PedrosaItem Aprendizado ativo: métodos, aplicações, relatos de experiência e adaptações ao ensino remoto(UFVJM, 2021) Borges, Carina Barbosa; Guirra, Alesson Pires Maciel; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira"O material abaixo foi elaborado com o intuito de contribuir com uma visão amplificada e experimental, disponibilizando fatos reais descritos por pessoas que estão, diariamente, lidando com o assunto e a sua amplitude. Os métodos ativos de aprendizagem garantem, na sua composição, uma inovação e avanço no âmbito educacional diante a sua diversificação e aceitabilidade. Dessa forma, é muito importante dar ênfase ao assunto e incorporá-lo dentro do ambiente de trabalho. Vamos ler um pouco sobre as diversas formas que alguns docentes já estão utilizando e suas respectivas aprovações ou reprovações, para inovar suas técnicas de ensino?"Item Introdução à Lógica a partir de sua história filosófica: volume 2: de Aristóteles a C++(Fi, 2021) Pires, Alvaro Pereira; Sousa, Ana Luiza de Almeida e; Amaral, Anne Caroline Froes; Aguiar, Paulo Virgílio Lemes; Sapunaru, Raquel AnnaNosso trabalho consiste em implementar através de rotinas escritas em C++, alguns silogismos aristotélicos apresentados em AAL1, fazendo também uso da classificação medieval conforme apresentado no livro Deductive Logic de St. G. W. J. Stock. Nem todos os capítulos ou exemplos de AAL1 foram contemplados, principalmente porque a certa altura Aristóteles se repete.Item Fermentação alcoólica de hidrolisado hemicelulósico de torta de girassol por Galactomyces geotrichum UFVJM-R10 e Candida akabanensis UFVJM-R131(Sociedade Brasileira de Química, 2018-Jan) Matos, Jéssica Pereira de; Souza, Kelton Rodrigues de; Santos, Alexandre Soares dos; Pantoja, Lílian de Araújo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Item Protogæa: uma ode metafísica à Geografia Natural(Liber Ars, 2019) Jardim, Áxel Henrique Ribeiro; Morais, Beatriz Rodrigues; Thomasi, Danielly Santa Bárbara Simões; Almeida, Karoliny Barral; Silva, Lorena Souza e; Reis, Plínio Augusto Campos; Sapunaru, Raquel AnnaA Protogæa é um relato ousado da história terrestre, fundamental para o desenvolvimento da geografia natural e de outras ciências da Terra; e, fornece insights metafísicos fundamentais sobre a unidade do pensamento de Leibniz. Esse filósofo era um pensador prolífico, o último dos pensadores universalistas, cujo racionalismo exacerbado lhe rendeu o título de “Príncipe”. Na Protogæa, Leibniz oferece observações preciosas sobre a formação da Terra, as ações do fogo e da água, a gênese das rochas e dos minerais e a origem dos sais e nascentes. Infelizmente, essa obra é pouco estudada pelos filósofos e menos ainda pelos historiadores das ciências da Terra. Embora os trabalhos de Leibniz tenham sido amplamente traduzidos, a Protogæa foi deixada de lado em seu latim original. Porém, com a tradução para o português do Brasil, foi possível estudá-la e explorá-la mais facilmente. É exatamente isso que o projeto se propôs a fazer, mesmo que somente para análise de alguns capítulos. Mais ainda: a escolha desses capítulos foi feita baseada nos interesses profissionais dos discentes que participam do projeto. Em maior grau, a metafísica na sua exploração de conceitos fundamentais, valida os primeiros princípios a partir dos quais cada ciência pode realizar suas investigações. No caso deste projeto que se transformou em livro, as ciências em questão são: a) a geografia natural, subáreas: a1) geomorfologia e a2) pedologia; b) a geologia; c) a mineralogia; d) a geotectônica; e) a geocronologia; f) a metalogenia; g) a hidrogeologia; e; h) a estratigrafia.Item Utilização de métodos filosóficos nas salas de aula do ICT(UFVJM, 2018) Sapunaru, Raquel AnnaItem Dos engenheiros de ontem para os enhenheiros de amanhã: onde os enhenheiros representa o sonho de ser engenheiro(UFVJM, 2017) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Thomasi, Danielly Santa Bárbara Simões; Cruz, Juliana Oliveira; Silva, Lorena Souza e; Campos, Miriele dos Santos; Sapunaru, Raquel Anna