Instituto de Ciência e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/fb7f62be-a991-43bb-a456-a6bb33a6c36f

ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 34
  • Thumbnail Image
    Item
    Fermentação alcoólica de hidrolisado hemicelulósico de torta de girassol por Galactomyces geotrichum UFVJM-R10 e Candida akabanensis UFVJM-R131
    (Sociedade Brasileira de Química, 2018-Jan) Matos, Jéssica Pereira de; Souza, Kelton Rodrigues de; Santos, Alexandre Soares dos; Pantoja, Lílian de Araújo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Thumbnail Image
    Item
    Protogæa: uma ode metafísica à Geografia Natural
    (Liber Ars, 2019) Jardim, Áxel Henrique Ribeiro; Morais, Beatriz Rodrigues; Thomasi, Danielly Santa Bárbara Simões; Almeida, Karoliny Barral; Silva, Lorena Souza e; Reis, Plínio Augusto Campos; Sapunaru, Raquel Anna
    A Protogæa é um relato ousado da história terrestre, fundamental para o desenvolvimento da geografia natural e de outras ciências da Terra; e, fornece insights metafísicos fundamentais sobre a unidade do pensamento de Leibniz. Esse filósofo era um pensador prolífico, o último dos pensadores universalistas, cujo racionalismo exacerbado lhe rendeu o título de “Príncipe”. Na Protogæa, Leibniz oferece observações preciosas sobre a formação da Terra, as ações do fogo e da água, a gênese das rochas e dos minerais e a origem dos sais e nascentes. Infelizmente, essa obra é pouco estudada pelos filósofos e menos ainda pelos historiadores das ciências da Terra. Embora os trabalhos de Leibniz tenham sido amplamente traduzidos, a Protogæa foi deixada de lado em seu latim original. Porém, com a tradução para o português do Brasil, foi possível estudá-la e explorá-la mais facilmente. É exatamente isso que o projeto se propôs a fazer, mesmo que somente para análise de alguns capítulos. Mais ainda: a escolha desses capítulos foi feita baseada nos interesses profissionais dos discentes que participam do projeto. Em maior grau, a metafísica na sua exploração de conceitos fundamentais, valida os primeiros princípios a partir dos quais cada ciência pode realizar suas investigações. No caso deste projeto que se transformou em livro, as ciências em questão são: a) a geografia natural, subáreas: a1) geomorfologia e a2) pedologia; b) a geologia; c) a mineralogia; d) a geotectônica; e) a geocronologia; f) a metalogenia; g) a hidrogeologia; e; h) a estratigrafia.
  • Thumbnail Image
    Item
    Utilização de métodos filosóficos nas salas de aula do ICT
    (UFVJM, 2018) Sapunaru, Raquel Anna
  • Thumbnail Image
    Item
    Dos engenheiros de ontem para os enhenheiros de amanhã: onde os enhenheiros representa o sonho de ser engenheiro
    (UFVJM, 2017) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Thomasi, Danielly Santa Bárbara Simões; Cruz, Juliana Oliveira; Silva, Lorena Souza e; Campos, Miriele dos Santos; Sapunaru, Raquel Anna
  • Thumbnail Image
    Item
    Anais do XII Simpósio de Mecânica Computacional
    (UFVJM, 2016) Lima, Thiago Parente
    O Simpósio de Mecânica Computacional (SIMMEC) é um evento multidisciplinar de âmbito nacional realizado desde 1991 como evento da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC). Seu objetivo é a divulgação da produção técnica e científica na área de métodos computacionais aplicados a diversas áreas da engenharia, incentivando a geração de conhecimento, parcerias e produtos. O XII SIMMEC foi realizado de 23 a 25 de maio de 2016 na cidade de Diamantina, Minas Gerais, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1999. Esta edição foi organizada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nesta edição o SIMMEC contou com contribuições nas seguintes áreas temáticas: biomecânica, computação científica, dinâmica e vibração, fenômenos de transporte, mecânica dos sólidos, métodos numéricos e otimização.
  • Thumbnail Image
    Item
    Similitude em deslocamento da barra com seção circular no eixo inclinado da cadeira de rodas paralímpica
    (UFVJM, 2016) Torres, Moisés de Matos [UFVJM]; Torres, Marciene Lourenço [UFVJM]; Cardoso, Lucas de Souza [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    A solução analítica de diversos problemas práticos em engenharia é de difícil execução, devendo ser resolvidos numericamente ou experimentalmente. Portanto, um ótima solução é a modelagem experimental. Fundamentado na análise dimensional, a qual é baseada nos métodos de medições e análise de problemas físicos, a similitude é desenvolvida. Este trabalho teve como objetivo encontrar uma equação preditiva que possibilita-se determinar quais seriam as deformações sofridas pelo eixo que poderiam influenciar no rendimento da pessoa com deficiência durante o seu deslocamento. Para validação do processo foi utilizado um software de elementos finitos para simular a cadeira e alterar todas as variáveis envolvidas. Por fim, uma equação preditiva geral foi levantada e possibilitou por simples cálculos prever comportamentas que poderiam ser corrigidos com pequenos ajustes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Processamento de sinais aplicado à análise comparativa do timbre de instrumentos produzidos com madeiras nacionais e tradicionais
    (ABMEC, 2016) Pinto, Thiago Henrique Lara [UFVJM]; Silva, Olavo Cosme da [UFVJM]; Vanzela, Alexsander [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Instrumentos musicais considerados de alta qualidade são,em geral,construídos com o uso de madeiras tradicionais, como maple e mogno, muitas vezes escassas e de alto custo. No Brasil, possuímos opções de madeiras mais acessíveis aos nossos luthier se, no entanto, de alta qualidade para a produção de instrumentos musicais, como o pau ferro e a braúna. O objetivo deste trabalho é verificar a qualidade do timbre de um instrumento produzido utilizando-se madeiras nacionais, tendo como objeto de estudo a GuitarraAV-1, produzida por um profissional da região e, como base de comparação, propõe-se a utilização de instrumentos renomados encontrados no mercado. Os estudos foram realizados utilizando-se arquivos de gravações realizadas com a guitarra AV-1 e os instrumentos de referência, tentando-se reproduzir detalhes característicos nos diversos instrumentos objetos de estudo. Tais gravações são então convertidas em sinais numéricos e, lançando-se mão de técnicas de processamentos de sinais, podemos identificar características reconhecidas por músicos como sendo uma alta ou baixa qualidade de timbre e, através de análise comparativa, a correlação como que é observado pelas análises dos sinais provenientes do instrumento construído com madeiras nacionais. De acordo com os resultados de análises sonoras, bem como as opiniões manifestadas por instrumentistas que testaram a guitarra AV-1, podemos afirmar que as madeiras de origem nacional, utilizadas para a fabricação desta guitarra, apresentam uma qualidade semelhante à das madeiras utilizadas em guitarras de renome.
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelagem de prótese sobre implante para e dentados pelo método dos elementos finitos
    (ABMEC, 2016) Rosalem, Gabriel Santos [UFVJM]; Gonzalez-Torres, Libardo Andres [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho apresenta o estudo com análise de Elementos Finitos aplicado a uma nova abordagem da restauração protética em três modelos de próteses, dois novos modelos e um tradicional, que seguem o conceito all - on - four. O conceito all - on - four consiste no desenvolvimento de uma prótese sustentada por 4 implantes, dois inclinados e dois retos. Os objetivos do trabalho são: comparar as tensões geradas no tecido ósseo e na resina acrílica quando as próteses são submetidas a carregamentos axiais. Foi utilizado o Método dos Elementos Finitos (MEF), que é um método numérico usado para resolve, de forma aproximada, equações diferenciais que governam o comportamento mecânicos dos materiais utilizados. Foi utilizado o software de desenho 3D, SolidWorks 2015, para a criação dos modelos. A análise comparativa entre os resultados computacionais e experimentais foi realizada em termos qualitativos e quantitativos. O estudo dos resultados das tensões no tecido ósseo permitiu determinar a região de maiores tensões, que esteve de acordo com o relatado por estudos clínicos. Os novos modelos apresentaram uma menor tensão na região de osso cortical, quando comparados com o modelo tradicional.
  • Thumbnail Image
    Item
    Simulação numérica do uso de materiais compósitos em dormentes ferroviários.
    (ABMEC, 2016) Figueirêdo, Pedro Ramalho [UFVJM]; Martuscelli, Carolina Coelho [UFVJM]; Castañon, Ugo Nogueira [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Materiais compósitos com adição de resíduos vem sendo estudados e cada vez mais empregados em componentes estruturais da construção civil, tais como dormentes de linhas férreas. Estes compósitos apresentam como vantagem o reaproveitamento de materiais antes descartados e o baixo custo. Neste trabalho foi realizado uma simulação do uso de um material compósito cerâmico-polimérico em dormentes ferroviários através do método dos elementos finitos, por meio do software Ansys Workbench (versão 14.0). O material utilizado foi um compósito constituído de 50% de cimento e 50% de resina epóxi, com adição de 10% em massa de resíduo de borracha de pneu, uma vez que este material compósito apresentou maior ductilidade, maior resistência à compressão, maior resistência à flexão e menor densidade quando comparado com o concreto tradicional. Para a análise foi utilizada a geometria de dormentes monoblocos de concreto protendido utilizado no Brasil, os dados adotados para o carregamento referem-se a uma ferrovia usada pela MRS Logística. Os resultados das simulações, utilizando o critério de falha de Von Mises, demonstram que o material consegue suportar os esforços produzidos pelas cargas dinâmicas aplicadas sobre a linha férrea. Este tipo de estudo pode ser utilizado para determinar a viabilidade e otimização de estudos experimentais para o uso de novos materiais em estruturas, neste concluímos que o material estudado apresenta-se como alternativa ao concreto protendido atualmente utilizado para a produção de dormentes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Convecção natural em cavidade com sólido interno aquecida por fluxo constante
    (ABMEC, 2016) Machado, Igor Straehl Gonçalves [UFVJM]; Lima, Thiago Parente [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Neste trabalho é estudado o fenômeno da convecção natural em uma cavidade aquecida pela parede inferior e resfriada pela parede adjacente com um sólido interno adiabático posicionado em seu centro. O Método dos Volumes Finitos foi empregado na solução numérica das equações governantes do problema através do software OpenFoam®. Os resultados são reportados através dos campos de temperatura e do número de Nusselt para a cavidade com número de Rayleigh de 10³ a 106, número de Prandtl de 0,7 e diferentes tamanhos de sólido interno. Os resultados mostram que a transferência de calor da cavidade é governada pelo número de Rayleigh e pelo tamanho do sólido interno e pode ser aumentada com relação à cavidade sem sólido quando um bloco de baixa condutividade é posicionado em seu centro.