Instituto de Ciência e Tecnologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/fb7f62be-a991-43bb-a456-a6bb33a6c36f

ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Convecção natural em cavidade com sólido interno aquecida por fluxo constante
    (ABMEC, 2016) Machado, Igor Straehl Gonçalves [UFVJM]; Lima, Thiago Parente [UFVJM]; Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Neste trabalho é estudado o fenômeno da convecção natural em uma cavidade aquecida pela parede inferior e resfriada pela parede adjacente com um sólido interno adiabático posicionado em seu centro. O Método dos Volumes Finitos foi empregado na solução numérica das equações governantes do problema através do software OpenFoam®. Os resultados são reportados através dos campos de temperatura e do número de Nusselt para a cavidade com número de Rayleigh de 10³ a 106, número de Prandtl de 0,7 e diferentes tamanhos de sólido interno. Os resultados mostram que a transferência de calor da cavidade é governada pelo número de Rayleigh e pelo tamanho do sólido interno e pode ser aumentada com relação à cavidade sem sólido quando um bloco de baixa condutividade é posicionado em seu centro.
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise computacional da influência de mudanças geométricas na difusão de clareadores em dentes
    (ABMEC, 2016) Souza, Thayane Cinara [UFVJM]; Lamounier, Daniel [UFVJM]; Canuto, Marcus [UFVJM]; Meireles, Agnes Batista [UFVJM]; Lima, Thiago Parente [UFVJM]; Araújo, Cíntia Tereza Pimenta de [UFVJM]; Gonzalez-Torres, Libardo Andres [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O processo de clareamento dental é bastante discutido no ambiente odontológico. Ainda não é claro o fenômeno de interação entre o gel clareador e o dente a ser clareado, há estudos que mostram que o peróxido de hidrogênio presente em alguns clareadores pode danificar o tecido pulpar, no entanto não há muitos estudos que quantifiquem a quantidade de peróxido de hidrogênio que pode chegar até a polpa. Nosso estudo buscou desenvolver e implementar a solução de um modelo computacional gerado no software Abaqus que simule a difusão do peróxido de hidrogênio através da estrutura dentária, o objetivo foi analisar a influência das modificações geométricas na difusividade do clareador. Para isso, foi desenvolvido um modelo computacional, em duas dimensões, no qual foram aplicadas diferentes condições de contorno para avaliar possíveis modificações geométricas, ao todo foram testadas 4 condições de contorno diferentes. Os resultados mostraram que as mudanças geométricas podem provocar grandes modificações nas quantidades finais de peróxido de hidrogênio que penetram nos blocos dentários analisados, principalmente quando elas estão relacionadas com o aumento ou diminuição do tamanho dos blocos.