Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/f773cf65-0c45-430a-9bc2-74cca6800501

PPGTAS - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Influência do uso do solo e da topografia na perda de água e solo em um argissolo vermelho distrófico típico em Teófilo Otoni, Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Almeida, Fabiane Gonçalves; Almeida, Rafael Alvarenga; Almeida, Ivan Carlos Carreiro; Pinto, Daniel Brasil Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A erosão hídrica é o principal fator agravante da perda dos solos. O uso agrícola mal planejado provoca perdas significativas, causando prejuízos diretos à produção agropecuária, poluição e assoreamento dos corpos hídricos, prejuízos sociais, além de representar sérios riscos ao meio ambiente e aos setores de produção de energia elétrica e captação de água. Avaliar as perdas de solo e água, por meio das parcelas experimentais, serve como base para planejamento do uso do solo e práticas de controle apropriadas. Diante do exposto objetiva­se analisar a perda de água e de solo sob dois diferentes fatores: uso do solo e topografia em um Argissolo Vermelho Distrófico típico, localizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais ­ Campus Teófilo Otoni. Foram implantadas 12 parcelas experimentais para o monitoramento da erosão hídrica, divididas em 3 grupos, com declividades distintas e 4 diferentes usos do solo. As perdas de água e solo no período de estudo, em ordem decrescente de valores foram: solo exposto, milho, cana de açúcar e pastagem. Os quatro tipos de usos do solo responderam de diferentes maneiras às condições edafoclimáticas da região. Os resultados indicaram maiores perdas de água e solo na parcela com maior declividade. Maiores volumes de precipitação acarretaram em maiores perdas de solo e água.
  • Thumbnail Image
    Item
    Estimativa da perda de solo utilizando veículos aéreos não tripulados
    (UFVJM, 2020) Santos, Luan Viana dos; Almeida, Rafael Alvarenga; Pinto, Daniel Brasil Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Os processos erosivos ocorrem de forma natural e são essenciais para a formação do solo, no entanto, têm sido acelerados por ações antrópicas e contribuído para prejuízos sociais, ambientais e econômicos. Metodologias foram desenvolvidas a fim de quantificar e identificar a perda de solo devido a esses processos, contudo, muitas delas são onerosas e difíceis de replicar em situações onde a disponibilidade de dados é baixa. Com isto em vista, novas tecnologias surgem como alternativas para a identificação dos processos erosivos e podem cooperar para a quantificação das perdas de solo. Veículos aéreos não-tripulados tem se destacado pela sua versatilidade e facilidade no manuseio. Dotados de Sistemas de Navegação Global por Satélite, as imagens obtidas por estes veículos carregam consigo informações sobre o posicionamento global que permitem a geração de Modelos Digitais de Elevação. Buscou-se então, desenvolver uma metodologia para utilização desses modelos na identificação e quantificação da perda de solo decorrente dos processos de erosão hídrica. Então, captou-se informações da superfície antes e depois de eventos de precipitação, visando compará-las e identificar os principais pontos de ocorrência de processo erosivo, bem como quantificar a transferência de solo. Três áreas de estudo foram selecionadas dentro dos limites da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni – MG. Esta pesquisa propôs diferentes equações para a utilização dos Modelos Digitais de Elevação como fonte de dados para a identificação e quantificação da perda de solo por erosão hídrica. Os resultados obtidos indicam que voos realizados a até 70 metros contribuem para a qualidade do mapeamento e indicam a necessidade de novos estudos para a calibração da metodologia a fim de utiliza-la para quantificar a perda de solo e torna-la replicável em diferentes situações.