Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/f773cf65-0c45-430a-9bc2-74cca6800501

PPGTAS - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação do potencial geotérmico da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha
    (UFVJM, 2021) Silva, André Froede; Alexandrino, Carlos Henrique; Tarrillo, Carlos Alberto Mirez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Resultados desse estudo admitiram análises geotermais da Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha, presente no Estado de Minas Gerais e Bahia. Dados disponíveis de 182 perfis poços, permitiram avaliar, através da aplicação métodos geotermais, o potencial geotérmico no local. Reavaliações de estudos prévios e aquisição de dados complementares possibilitaram avanços no estudo regional térmico da região, cujos limites estão em área de domínio do Orógeno Araçuaí, do Cráton São Francisco. Foram observadas variações de 8 a 40 ºC/km de gradiente térmico regional e valores de fluxo geotérmico variando entre 25 e 115 mW/m². Anomalias elevadas foram verificadas nas regiões centro-norte e noroeste da Bacia, com fluxos geotérmicos variando entre 70-115 mW/m², valores superiores à média global. Ao analisar as temperaturas em profundidades de 1 km a 5 km verificou-se que as principais zonas anomalas estão coincidentes com as anomalias de fluxo geotérmico e gradiente geotérmico, chegando até a 195ºC em 5 km. Essas regiões são as mais propícias para realização de estudos mais aprofundados, a fim de avaliar a viabilidade do aproveitamento dos recursos geotérmicos para geração de energia na localidade.
  • Thumbnail Image
    Item
    Caracterização geotérmica da crosta superior da Bacia Hidrográfica do Submédio São Francisco
    (UFVJM, 2021) Batista, Juliana de Oliveira; Alexandrino, Carlos Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A determinação do calor crustal em uma localidade é imprescindível para indicar a ocorrência de reservatórios geotermais, dos quais possuem propriedades susceptíveis de uso da energia geotérmica. Locais que sofreram ações divergentes, convergentes e transformantes da tectônica podem ser passíveis de calor crustal utilizável. A região da porção norte do Cráton São Francisco e parte sul da Província Borborema, onde está localizado o Submédio São Francisco, apresenta alterações geotectônicas devido aos processos colisionais sofridos em suas formações. Assim sendo, este artigo apresenta a caracterização geotérmica da litosfera da Bacia Hidrográfica do Submédio São Francisco, identificando alvos geotérmicos através da associação da geologia e da geofísica, com intuito de mapear o campo térmico da crosta superior estimando a temperatura crustal, de modo a localizar fontes passíveis de uso da energia geotérmica. Para determinação deste perfil foi efetuado um levantamento de dados litológico, químicos e físicos em sistemas governamentais e em estudos já publicados. Foi constatado que ao longo de 10Km de profundidade a temperatura vai de 20 a 441°C e o calor entre 1 a 67GJ, com prevalência de calor de muito baixa e de baixa entalpia; somente é percebido calor de moderada a alta entalpia nas cidades de Abaré, Bodocó, Campo Formoso, Chorrochó, Curaçá, Ipubi, Macururé, Mirangaba, Santa Maria da Boa Vista, Uauá e Várzea Nova, com destaque para Jaguarari, Juazeiro e Morro do Chapéu.