Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/f773cf65-0c45-430a-9bc2-74cca6800501

PPGTAS - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Parâmetros da qualidade da água referente ao trecho mineiro da bacia hidrográfica do Rio Doce, antes e após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão
    (UFVJM, 2022) Viegas, André Fonseca; Costa, Alexandre Sylvio Vieira da; Almeida, Rafael Alvarenga; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A água é um solvente universal representativo de valores sociais, culturais e econômicos, responsável pelo equilíbrio da vida territorial. Apesar disso, as atividades antrópicas como a extração de recursos naturais para produção de bens e serviços se tornaram os principais agentes potencializadores da poluição do meio aquático. No dia cinco de novembro de 2015, houve o rompimento da barragem de rejeitos de mineração de Fundão, no município de Mariana em Minas Gerais (MG), pertencente a empresa Samarco Mineração S.A. Como resultado desse rompimento, altas concentrações de rejeitos de mineração atingiram os rios, Gualaxo do Norte, Carmo e Doce, promovendo grandes impactos ambientais. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão nos parâmetros físicos, químicos e biológicos nas águas do rio Doce, na porção equivalente ao estado de Minas Gerais, a montante da cidade de Governador Valadares; a determinação da caracterização espacial da vazão de 1990 a 2020; a normal climatológica; a influência da descarga dos sedimentos da mineração. Também foram analisados coeficientes estatísticos de correlação, elasticidade e tendência, da vazão em relação à precipitação ao longo da série histórica. Através dos estudos prévios existentes do levantamento dos dados dos pontos de monitoramento disponibilizados pelo IGAM, pela Fundação RENOVA, as informações pluviométricas e fluviométricas obtidas no Hidroweb da ANA e os dados da água tratada disponibilizado na plataforma digital do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Ministério da Saúde, foram definidos as variáveis hidrológicas espaçotemporal de acordo com os objetivos. Os principais resultados encontrados consistiram em uma alteração pouco significativa na caracterização da vazão e da normal climatológica. Obteve-se resultados da correlação, elasticidade e tendência positivos, exceto os resultados da elasticidade nos municípios de Piranga, Rio Piracicaba e São Pedro do Suaçuí que foram negativos devido a influência da sazonalidade e pelos eventos atípicos como o rompimento da barragem de rejeitos. Após o rompimento da barragem em Mariana, o rio Doce apresentou altos valores das descargas de sólidos totais até o ano de 2020, e os Índices de Qualidade da Água médio foram qualificados como regulares, ou seja, abaixo do determinado pela legislação para as estações selecionadas quando considerado o pior cenário dos dados coletados.