Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

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PPGTAS - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade

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    As veredas político-pedagógicas das escolas do campo de Araçuaí MG
    (UFVJM, 2021) Amaral, Magda Matos Tanure do; Silva, Vanessa Juliana da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta dissertação de mestrado apresenta em seu texto um estudo sobre as políticas públicas educacionais ofertadas à população jovem do campo, da cidade de Araçuaí-M.G., localizada no Médio Jequitinhonha. A Educação do Campo então é aqui abordada como promotora do “respeito às diferenças como princípio de combate à exclusão” (CALDART (org), p.239). Destarte, a Educação do Campo balizará as discussões que elucidam a dicotomia existente entre o currículo e juventude do campo, no microcosmo investigado. O escopo metodológico da pesquisa cunhou-se na estrutura da Pesquisa Documental, utilizando como fonte de dados primários os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das instituições participantes. Para tal, buscou-se inicialmente elencar as escolas públicas da região anteriormente mencionada, ofertantes do Ensino Médio e que estejam situadas em área considerada rural ou que atenda majoritariamente jovens do campo. A partir dos critérios de inclusão, três escolas da Rede Estadual de Educação foram definidas como objeto de estudo: A Escola Estadual Bom Jesus da Aguada Nova, a Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim e a Escola Estadual José dos Santos Neiva. Os povoados de Baixa Quente, Alfredo Graça e o Distrito de Engenheiro Schnoor, consecutivamente, sediam as escolas investigadas nesta pesquisa. O objetivo geral proposto foi o de desvelar como as políticas públicas educacionais para a juventude do campo são contempladas na proposta curricular das escolas campesinas de Araçuaí-M.G. Para que se alcançasse tal objetivo, realizou-se a interseção comparativa entre os PPP’s das instituições e as ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Foram localizadas nos documentos ações de promoção à prática pedagógica da Educação do Campo nas comunidades e, também, foram identificadas ausências e insuficiências curriculares, acentuando as lacunas educacionais existentes na formação dos jovens do campo, no tangente às suas peculiaridades. Das três escolas pesquisadas, duas são concebidas como escolas de localização rural e a terceira, apesar de ser identificar como urbana, atende majoritariamente a população do campo, fato que lhe confere a identidade de escola do campo. A análise dos dados seguiu o crivo da metodologia de Análise do Conteúdo, consequentemente fomentando a categorização dos elementos relevantes evidenciados. As considerações de fechamento do estudo sugerem a revisão dos PPP’s, aproximando a juventude do campo da ampliação da compreensão do seu meio, do fortalecimento e reconhecimento da sua identidade e do desenvolvimento do protagonismo juvenil perante a sua comunidade e a sua vida. A inclusão dos jovens em conselhos deliberativos e outros processos democráticos escolares foi apontada como estratégia de reposicionamento dos jovens na gestão escolar, além da integração dos mesmos nas avaliações de desempenho qualitativo, que atualmente é realizada de maneira unilateral. Autores como Miguel Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Freire, Maria José Carneiro, Bernard Lahire e Pierre Bourdieu enveredaram a discussão teórica pelos caminhos que convergem à temática pesquisada, bem como as análises na perspectiva social da juventude do campo no contexto educativo.