Faculdade de Ciências Agrárias

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/a74f1102-f762-45fc-81ee-d27ddd76b9fa

FCA - Faculdade de Ciências Agrárias

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Manejo de plantas daninhas na cultura da mandioca
    (Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2012-12-01) Silva, D. V.; Santos, J. B. [UFVJM]; Ferreira, E. A.[UFVJM]; Silva, A. A.; França, A. C. [UFVJM]; Sediyama, T.; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Viçosa (UFV) DFT
    A mandioca (Manihot esculenta) é cultivada em vários países, sendo de grande importância como fonte de energia para alimentação humana e animal e na geração de empregos e renda. No Brasil, apesar de essa cultura apresentar alto potencial produtivo - em alguns estudos alcançando valores superiores a 100 t ha-1 de raízes - , a produtividade nacional é baixa, atribuída em grande parte ao manejo inadequado das plantas daninhas. A interferência dessas plantas resulta em competição pelos recursos essenciais, como nutrientes, água e luz. Além disso, o controle realizado de maneira incorreta das plantas daninhas nos mandiocais dificulta outros tratos culturais e aumenta os custos de produção. Nesta revisão são abordados os aspectos relativos ao manejo das plantas daninhas na cultura, descrevendo, de forma detalhada, os principais componentes de interferência. Discute-se, em várias situações, o período crítico de competição. Por fim, são apresentados os principais métodos de controle visando à utilização do manejo integrado como forma sustentável do controle de plantas daninhas nessa cultura.
  • Thumbnail Image
    Item
    Características fisiológicas de cultivares de mandioca após aplicação do mesotrione
    (Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2013-06-01) Silveira, H. M.; Ferreira, E. A. [UFVJM]; Silva, D. V.; Neto, M. D. C.; Carvalho, F. P.; Santos, J. B. [UFVJM]; Silva, A. A.; Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Viçosa (UFV) Departamento de Fitotecnia; Universidade Federal de Viçosa (UFV) DFT; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Neste trabalho, avaliou-se a taxa fotossintética e a eficiência do uso da água em cultivares de mandioca (Coimbra, Platina, IAC-12, Coqueiro e Cacau-UFV), pulverizados com cinco doses do mesotrione (0, 72, 108, 144 e 216 g ha-1). Aos 45 dias após aplicação do herbicida, foram avaliados o CO2 consumido, o carbono interno, a taxa fotossintética, a condutância estomática de vapores de água, a taxa de transpiração, a temperatura da folha e a eficiência do uso da água. O cultivar Platina mostrou-se menos afetado pelo mesotrione. Apenas neste cultivar as doses aplicadas de 144 e 216 g ha-1 não alteraram a taxa fotossintética das plantas. A temperatura da folha dos cultivares de mandioca também não foi alterada pelo herbicida; entretanto, observou-se redução na eficiência de uso da água para o cultivar Coqueiro.