Faculdade de Ciências Agrárias

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/a74f1102-f762-45fc-81ee-d27ddd76b9fa

FCA - Faculdade de Ciências Agrárias

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Longitudinal data assessment of global stability index in kale leaves
    (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 2016-Jan-Feb) Azevedo, Alcinei Mistico; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Pedrosa, Carlos Enrrik; Valadares, Nermy Ribeiro; Ferreira, Marcos Aurélio Miranda; Cecon, Paulo Roberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Thumbnail Image
    Item
    Population parameters and selection of kale genotypes using Bayesian inference in a multi-trait linear model
    (Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM, 2017-Oct/Dec) Azevedo, Alcinei Mistico; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Santos, Albertir Aparecido dos; Sousa Júnior, Aderbal Soares de; Oliveira, Altino Júnior Mendes; Ferreira, Marcos Aurélio Miranda; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Para selecionar genitores em programas de melhoramento deve-se obter os componentes de variância para estimar parâmetros genéticos e predizer valores genéticos, os quais podem ser obtidos vantajosamente pela inferência bayesiana. Quando várias características são avaliadas a inferência bayesiana pode ser utilizada em modelos multicaracterísticos. Objetivou-se obter estimativas de parâmetros genéticos, ganhos de seleção, conhecer as correlações genéticas entre as características, predizer valores genéticos e selecionar melhores genótipos de couve utilizando a abordagem bayesiana em modelo linear multicaracterístico. Foram avaliados o diâmetro do caule, altura da planta, número de brotações, número de folhas comercializáveis e massa fresca de folhas por inferência bayesiana em 22 genótipos de couve. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com três repetições e quatro plantas por parcela. Verificou-se a predominância dos efeitos genéticos sobre os ambientais. As maiores estimativas de correlação foram encontradas entre a matéria fresca de folhas e as características diâmetro do caule, altura de plantas e número de folhas comercializáveis. Além das testemunhas comerciais, são indicados para o cultivo e para integrar programas de melhoramento os genótipos UFLA 11, UFLA 5, UFLA 6, UFVJM 3 e UFVJM 19. As estimativas do ganho de seleção indicaram o potencial de melhoramento para a população estudada