Departamento de Ciências Básicas

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/71c77e0f-bd32-4593-a434-090ac6824aa9

DCB - Departamento de Ciências Básicas

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Jogos para educação em diabetes: uma coleção de textos e jogos educativos para complementar a educação em saúde
    (UFVJM, 2023) Silva, Edson; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila Marques
    O diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo mundialmente e no Brasil, mostrando-se essencial e de extrema relevância o seu estudo para melhor entendimento do gerenciamento de todas as etapas de prevenção e tratamento, bem como de suas complicações. Mediante isso, são necessários vários recursos paraauxiliara população obter conhecimento acerca do DM. A partir desse contexto, desenvolvemos alguns jogos de caça-palavras com temas relacionados ao DM e esperamos que eles te auxiliem no processo de obtenção de informações sobre o tema. Além disso, poderá ser uma ferramenta para o desenvolvimento da sociabilização e da construção do conhecimento coletivo entre a pessoa que possui DM e seus familiares, profissionais desaúde,amigos,entre outros. Cada jogo é apresentado por um breve texto com informações atualizadas, expressões e termos relacionados ao DM. São dez textos com temas que incluem definição, diagnóstico e tratamento do DM; tipos de diabetes; hipoglicemia, hiperglicemia e muito mais! Esperamos que os jogos educativos favoreçam o processo de aprender, ensinar e aprimorar os conhecimentos sobre o diabetes de forma lúdica, leve, fácil e muito prática. Sugerimos que cadajogo seja utilizado como forma deintervenção educativa complementar. A você que possui diabetes desejamos muita saúde, boas glicemias e boa sorte com os jogos!
  • Thumbnail Image
    Item
    CriAtividade Física
    (UFVJM, 2019) Maturana, Luiz Gabriel; Santos, Letícia Gomes; Alves, Carolina Carvalho; Silva, Gabriel Fernandes
    Caro leitor, a presente cartilha foi concebida como resultado das atividades do projeto "CriAtividade Física 2" e baseia se na interdisciplinaridade no ensino como um caminho metodológico de diálogo entre saberes, ressaltando o caráter de integrar conhecimentos que são trabalhados separadamente O projeto foi construído com o objetivo de elaborar práticas pedagógicas interdisciplinares com Anatomia Humana e voltados para os cursos de graduação das áreas da saúde e ciências biológicas Tratam se de jogos de mesa que incorporam o lazer ativo com um duplo processo educativo por interesses intelectuais através de uma abordagem lúdica, envolvem regras, ludicidade, brincadeira, sociabilização, afetividade, comunicação, negociação, estratégia, memória, concentração e raciocínio lógico O projeto contou com intensa dedicação, por 1 ano de trabalho, de professores e estudantes de Educação Física, participou de alguns eventos científicos e ainda participará de outros Acredita se que a leitura e aplicação desta cartilha disponibilize exemplos de interdisciplinaridade e a percepção de sua importância, seja no ambiente de graduação criando formas de interação entre profissionais de Educação Física, Ciências Biológicas e demais cursos da área da saúde e até mesmo em pessoas que tenham a oportunidade de vivenciá-las valendo se de seus benefícios próprios e pelo aprendizado de Anatomia Humana.
  • Thumbnail Image
    Item
    CriAtividade Física: elaboração de práticas pedagógicas de Educação Física interdisciplinares com Anatomia Humana
    (UFVJM, 2018) Maturana, Luiz Gabriel; Mourão, Gabriela Ribeiro; Pereira, Izabela Jardim Neves; Gonçalves, Matheus Augusto de Assis; Costa, Neimar de Jesus; Pereira, Ramona Ramalho de Souza