Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item A violência escolar e a gestão de escolas públicas: percepção de gestores escolares em Montes Claros - MG(UFVJM, 2021) Dias, Gercilene de Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; Oliveira, Altamir Fernandes de; Sant'Anna, Antônio GeniltonA violência é vivenciada em diversos espaços e realidades da sociedade atual. Trata-se de um fenômeno complexo que pode ser estudado a partir de diferentes enfoques teóricos. No contexto escolar, a violência traz consequências diretas e indiretas aos envolvidos, sejam alunos, professores demais funcionários das escolas e familiares. A violência tem efeito sobre a atividade pedagógica, especialmente nas escolas públicas e afeta não somente a vida pessoal, mas pode ter efeitos para a prática profissional. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo compreender como a violência escolar afeta a gestão das escolas. O método utilizado foi o estudo de caso interpretativo envolvendo quatro escolas públicas estaduais do Município de Montes Claros-MG. Foram realizadas entrevistas com os diretores sobre a violência intra e extramuros das escolas, bem como seus efeitos nas práticas de gestão e no alcance dos objetivos educacionais. Este estudo inclui a análise de base de dados da Segurança Pública do município, de 2014 a 2019, e documentos relacionados à Segurança e Educação no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de violência, sobretudo moral ou psíquica, permanece elevada nas escolas envolvidas neste estudo. Contudo, tais ocorrências, se não relacionadas a danos físicos, parecem ser tomadas como parte da realidade escolar. Os entrevistados apontam que na sua percepção a violência nas escolas seja menor atualmente; embora dados da segurança apontam um entorno violento, o que afeta a comunidade escolar. Considerando os dados levantados, sinaliza-se para a necessidade de registros mais acurados relacionados a situações de conflitos e de violência nas escolas tanto no âmbito da escola, onde eventuais registros são lançados em livros de ocorrência, quanto no âmbito da segurança pública. Os resultados demonstram a importância de aprofundar a discussão sobre o tema e refletir sobre medidas necessárias para apoiar a gestão de escolas públicas.Item Violência escolar: repercussões da violência no trabalho docente(UFVJM, 2017) Santos, Cristina Braga dos; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Vilela, Rita Amélia Teixeira; Ramalho, Maria Nailde MartinsEste estudo teve como objetivo analisar as repercussões da violência no trabalho docente. Para isso, selecionamos como lócus de pesquisa uma escola pública da Rede Municipal de Belo Horizonte. Optamos pela metodologia de pesquisa predominantemente qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a análise de documentos e as entrevistas semiestruturadas. Os documentos que nos serviram para as análises foram os diários de bordo – livro de ocorrência – produzidos pela escola entre os meses de fevereiro e novembro de 2016, referentes às sete (7) turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, oitavos (8°) e nonos (9°) anos. Colaboraram com a pesquisa: dois professores, selecionados a partir da análise dos documentos, os dois gestores da escola e os dois coordenadores do terceiro ciclo. A pesquisa justifica-se pela necessidade do debate acerca da violência e de como o tema tornou-se emergente nos diversos campos sociais, sobremaneira na escola. As mudanças que perpassam a sociedade trouxeram à instituição escolar novas atribuições, ocasionadas, entre outros fatores, pela diversidade dos sujeitos que a ela têm acesso. Neste aspecto, este estudo apresenta uma reflexão sobre os significados que admite o termo violência, discutidos, no segundo capítulo da dissertação, sob o aporte teórico de estudiosos como Hanna Arendt, Marilena Chaui, Slavoj Zizec, Vera Candau e outros. Ao analisar as ocorrências registradas nos diários de bordo e as implicações desses eventos no trabalho docente, tais conceitos são retomados no sentido de ampliar nosso entendimento. Ressaltamos que, a partir das análises da parte objetiva, constantes nos formulários dos diários de bordo, foram encontrados dois mil e seiscentos e doze (2.612) registros, nos quais constavam mais de seis mil (6.000) ocorrências, que, em sua maioria, referem-se a situações que, a princípio, podem ser entendidas como indisciplinares. A leitura e a análise dos mil seiscentos e dois (1.602) relatos descritivos possibilitaram a constatação da ambiguidade no uso do termo brincadeira, que deixa subentendidos comportamentos que envolvem pequenos furtos de materiais escolares e outros objetos e as agressões físicas e verbais, violências manifestas no cotidiano escolar. Como repercussões da violência no trabalho docente, foram identificadas pela pesquisa: a intensificação e a autointensificação do trabalho docente, analisadas à luz dos estudos de Assunção (2005), Duarte e Oliveira (2014), Garcia e Anadon (2009), Oliveira et al. (2004) e Noronha (2008). O adoecimento dos docentes e o baixo rendimento acadêmico dos estudantes também são apontados como repercussões da violência.