Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante – modalidade EaD: um estudo de caso no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(UFVJM, 2018) Lima, Keila Marinalva Bento; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide Silva; Couto, Regina Célia doA evasão constitui um tema recorrente nas pesquisas em educação no Brasil, principalmente em se tratando de escolas públicas. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como proposta a análise de causas da evasão de alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade Educação a Distância – EaD – do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, tendo em vista o índice de abandono apresentado pela instituição. Nesta perspectiva, a fim de investigar as causas desta evasão, partiu-se de uma abordagem quantiqualitativa para a efetivação da pesquisa, que foi realizada a partir do levantamento e da análise de dados provenientes das justificativas apresentadas pelos discentes no documento “termo de desistência de vaga” – material arquivado na secretaria da instituição; os procedimentos da pesquisa consistiram na aplicação de questionários e na realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes evadidos dos cursos profissionalizantes do IFNMG – Campus Diamantina, no período de 2015 a 2017 e foi submetido à análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Como aporte teórico utilizamos os estudos das produções de autores como Vitelli e Fritsch (2016); Carneiro, Silva e Bizarria (2014); Mugnol (2009); Romani (2000) e Castanho (2012), cujos trabalhos colocam em relevo a questão do gênero, os papéis das famílias, os aspectos sociais e as condições internas da organização escolar. A pesquisa justifica-se pela fragilidade e falta de clareza na definição dos conceitos sobre a evasão, indicador importante para o campo da educação. Os resultados contribuem para o entendimento de que a evasão é um fator multifatorial que, no caso estudado, apresenta impacto com a capacidade de gerenciamento do tempo pelo aluno. Os dados obtidos revelam aspectos relevantes que condicionam o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EaD: disciplina e autonomia no processo de aprendizagem; compreensão do aluno como centro e auto construtor de seu aprendizado; consequências do atraso do material didático impresso, em razão das dificuldades da leitura de texto digitais e a questão da autonomia da mulher no processo educativo, tendo em vista as condições de permanência no curso e a conciliação com a vida familiar. Apurou-se ainda que as instituições de ensino precisam superar obstáculos ao ofertar a modalidade de ensino EaD, considerando-se os processos de adaptação, resistência e evasão dos educandos em relação a essa modalidade, além de desafios organizacionais no interior das instituições.Item Motivos da evasão escolar na visão dos alunos evadidos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG – Campus Arinos(UFVJM, 2019) Batista Júnior, Aherton; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Santos, Rosana Baptista dos; Alves, Thamar Kalil de CamposA evasão escolar tem sido associada à retenção e repetência do aluno na escola, a saída do aluno da instituição escolar, a saída do aluno do sistema de ensino, a não conclusão de um determinado nível de ensino ou ao abandono da escola. O ensino profissional possui uma história de mais de 100 anos de existência. Apenas entre os anos de 2003 e 2016 foram construídas mais de 500 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando, atualmente, 644 Campi da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em funcionamento. A evasão, especialmente nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, é um fenômeno de causas variadas e complexas. Diagnosticá-la, compreender seus determinantes e propor soluções eficazes para seu controle parece um caminho ainda um tanto obscuro. O objetivo desta pesquisa foi analisar os motivos da evasão escolar no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Arinos sob a ótica dos alunos evadidos entre os anos de 2010 a 2017. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa no Campus Arinos. Primeiramente foi realizada uma pesquisa documental, o que permitiu fazer o diagnóstico da evasão escolar no Campus Arinos nos anos de 2010 a 2017 e delinear o perfil dos alunos evadidos. Ademais, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 06 alunos evadidos, selecionados de acordo com o perfil delineado pela pesquisa documental. Os resultados apontam que o perfil dos alunos evadidos é representado por alunos dos primeiros anos, independente do curso, do sexo masculino, proveniente da cidade de Arinos, com idade entre 15 e 16 anos, da raça parda e que possuem renda familiar per capta inferior a um salário mínimo e meio. Como causas principais motivadoras da evasão escolar estão a dificuldade de adaptação à jornada de aulas, medo da reprovação, não identificação com o curso escolhido e o bullying. Apesar de haver um esforço institucional e governamental de estímulo à permanência e êxito do aluno na escola, tais esforços ainda se mostram insuficientes diante das dificuldades econômicas e sociais quais passam as famílias da classe trabalhadora brasileira, em especial, àquelas provenientes de regiões pobres, até então esquecidas pelo poder público, no tocante a educação de qualidade e a formação profissional.