Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Liderança e Gestão de Projetos nas ações de desenvolvimento: diagnóstico situacional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará entre 2020 e 2021
    (UFVJM, 2022) Farias, Alexandre Garcia de; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Meireles, Eduardo; Glasenapp, Sirlei
    O objetivo central deste trabalho é verificar as ações de desenvolvimento sobre Liderança e Gestão de Projetos para o aprimoramento dos servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes: Identificar o perfil dos servidores efetivos da Unifesspa. Analisar o conteúdo abordado nas ementas dos cursos de liderança e gestão de projetos ofertados aos servidores da Unifesspa. Selecionar as necessidades de Desenvolvimento demandadas pelos servidores da Unifesspa entre 2020 e 2021. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a partir de referenciais teóricos encontrados nos meios impressos e eletrônicos nacionais e internacionais sobre o tema proposto. Somado a isso, realizou-se uma pesquisa documental no mês de dezembro de 2021 junto à Unifesspa, para constatar as ações de desenvolvimento através dos cursos de capacitação sobre liderança e gestão de projetos ofertados pela universidade entre 2020 e 2021. A partir da análise dos documentos, constatou-se demandas para os cursos de liderança e gestão de projetos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP. A Unifesspa em parceria com a Enap ofertou cursos dessas temáticas no ano de 2021. Constatou-se que no curso, a liderança foi ministrada com enfoque na gestão, já o curso de gestão de projetos além das técnicas e ferramentas, apresentou um enfoque na estratégia organizacional. Por fim, recomendou-se melhores práticas da temática abordada para a universidade supracitada.
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise da influência do estilo de liderança na gestão escolar quanto à consolidação dos objetivos institucionais: estudo de caso na escola Dr. Manoel Esteves Otoni, Carlos Chagas - MG
    (UFVJM, 2021) Neres, Luciano de Oliveira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino Serretti
    O presente estudo teve como finalidade evidenciar as percepções de docentes sobre as práticas e estilo de liderança da gestão escolar, em prol da consolidação dos objetivos institucionais de escolas públicas que oferecem o ensino fundamental. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, situada na cidade de Carlos Chagas-MG. A partir dessa definição, optou-se pelas pesquisas qualitativa, quantitativa e descritiva, uma vez que os resultados estavam ligados a reflexos subjetivos oriundos da identidade do gestor da referida escola. E também, pelo fato dessa imagem ter sido construída a partir de suas relações com os docentes. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de um questionário, tendo como respondentes os docentes da referida instituição de ensino. Para a análise e interpretação dos dados, fez-se a tabulação e cruzamento das questões do questionário com o uso de programas estatísticos. Assim, foi possível concluir que o diretor da supracitada instituição de ensino possui diferentes traços de liderança. E todos, segundo os resultados, demonstram a eficiência desse dirigente no que diz respeito aos objetivos previstos no regimento escolar. Apesar da diversidade quanto a definição, o estilo de liderança predominante percebido foi o transformacional, pois o líder em questão mostrou-se mais sensível ao bom relacionamento com sua equipe.