Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Assistência estudantil: um estudo do perfil socioeconômico dos seus assistidos no IFNMG Campus Januária
    (UFVJM, 2020) Silva, Wilton Rodrigues da; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Fróes, Marli Silva
    O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária é uma instituição que alcança no ano de 2020 os seus 60 anos de existência. “Oferta educação gratuita e de qualidade e, nessa trajetória, tem-se valido de várias políticas públicas. A política pública em foco neste trabalho é o PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil que tem sido aplicada no IFNMG - Campus Januária desde 2011. Vale salientar que a escolha do tema traz consigo uma estreita relação do pesquisador com os processos relativos à Política de Assistência Estudantil realizados na instituição, onde atua como Técnico Administrativo em Educação desde 2010. Os alunos que recebem auxílios financiados pelo PNAES são escolhidos mediante análise socioeconômica, priorizando os que estão em situação de maior vulnerabilidade social. As políticas públicas são criadas e planejadas com o intuito de minimizar os relevantes problemas de uma sociedade. Ademais entendemos que é principalmente por meio delas que a sociedade pode ver algum tipo de avanço, seja em qual área for. Elencamos alguns teóricos que fundamentaram nossa pesquisa, como: Amabile (2012), Capella (2007), Dias (2012), Di Giovanni (2008), Easton (1965), Finatti et al (2007), Frey (2000), Gomes (2003), Mainardes (2007), Raeder (2014), Silva et al (2017), Souza (2006, 2007), além de alguns dispositivos legais que ancoram este trabalho. Pretendeu-se, ao fim desta pesquisa, fazer um mapeamento da oferta da Assistência Estudantil no Campus Januária, a fim de conhecer o perfil de seus beneficiários entre os anos de 2013 e 2017. Para conduzir a discussão e obter os dados necessários, foi escolhida a pesquisa na perspectiva exploratória com enfoque na abordagem quanti-qualitativa, sendo utilizada como método de coleta a pesquisa documental. Os resultados foram apresentados por meio de quadros socioeconômicos e gráficos, comentados individualmente, realizando-se uma análise qualitativa na busca da compreensão de elementos que ultrapassam as informações dos documentos. Pode-se, ao fim deste trabalho, concluir que a Política de Assistência Estudantil foi e é de extrema relevância para a permanência e êxito do aluno, e que o campus lida com um perfil de alunos, em sua grande maioria, de alta vulnerabilidade socioeconômica, com diversos desafios a serem enfrentados que vão além do financeiro.
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    Perfil dos discentes atendidos pela assistência estudantil do IFNMG Campus Diamantina, no período de 2016 a 2018
    (UFVJM, 2020) Oliveira, Shirley Gomes; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Vieira, Flávio César Freitas; Neves, Leonardo Santos; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    A Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAES foi instituída em âmbito federal pela Portaria Normativa 39, de 12 de dezembro de 2007 com o objetivo de minimizar os entraves que impedem o acesso à educação. Essa política, com ênfase neste trabalho, tem sido aplicada no IFNMG Campus Diamantina desde 2016. Como procedimentos metodológicos recorremos às pesquisas bibliográfica e documental, de caráter exploratório, mediante a apresentação de dados dos sujeitos envolvidos, conforme quantificação e análise dos questionários socioeconômicos dos Editais do Programa de Assistência Estudantil e Apoio aos Estudantes dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes e integrados. Na coleta de dados utilizamos um roteiro de indicadores, para subsidiar a análise dos documentos com base nos objetivos e hipóteses da pesquisa, cuja análise foi norteada pelo método dialético. Como embasamento teórico, contou com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2018), Constituição Federal de 1988, Lei n° 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), Lei nº 8.742 - Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e, também, com informações de autores que discorrem sobre a educação na perspectiva de inclusão, tais como SOUZA (2006), SANTOS (2017), SILVEIRA (2012), PIANA (2009), entre outros. Pretendeu-se, ao fim dessa pesquisa, realizar um levantamento dos alunos beneficiários da Assistência Estudantil do Campus Diamantina, a fim de conhecer o perfil dos discentes atendidos pelos auxílios financeiros no período de 2016 a 2018. Nesta perspectiva, o presente estudo propôs contextualizar o processo histórico da Assistência Estudantil no Brasil, descrever as etapas do processo da Assistência Estudantil e refletir a efetividade da execução da política do PNAES. A motivação que conduziu essa pesquisa foi: qual é o perfil dos discentes assistidos? Como hipótese, questionamos até que ponto o uso das informações decorrentes do estudo torna-se vital para os gestores educacionais, posto que o propósito é propor ações complementares, além das previstas. Pode-se, ao fim deste trabalho, concluir que no IFNMG Campus Diamantina, a maioria dos estudantes matriculados e frequentes possuem baixas condições financeiras e são atendidos pela Assistência Estudantil.
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    Formação stricto sensu de servidores técnico-administrativos em educação: percepção de gestores e servidores qualificados
    (UFVJM, 2019) Faria, Vinícius Ferreira; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Pinheiro, Daniel Calbino; Prates, Admilson Eustáquio
    O objetivo desta pesquisa foi analisar os desdobramentos para a vida profissional e pessoal dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), decorrentes de processos de qualificação em programas de pós-graduação stricto sensu. A análise se deu a partir das percepções de gestores e de servidores qualificados entre os anos 2013 e 2017. O aporte teórico se apoiou em conceitos de gestão por competências, baseados na teoria de Durand, motivação de pessoas, especialmente as teorias de Maslow e Herzberg, além dos conceitos de eficiência, eficácia e qualidade, por autores como Maximiano e Torres, Di Pietro e Meireles. Além disso, foi feita uma recapitulação história sobre a criação das primeiras instituições federais de ensino técnico e sua evolução até a criação dos Institutos Federais. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e descritiva e foi desenvolvida por meio do método de Estudo de Caso, tendo como local de estudo a Reitoria e o Campus Salinas do IFNMG. Para o seu desenvolvimento foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental além da aplicação de questionários aos participantes. Os questionários foram respondidos por 16 dos 23 TAE’s e 4 dos 6 gestores que se enquadraram nos critérios de inclusão da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio da metodologia de análise de conteúdo e possibilitou conhecer o perfil dos servidores qualificados além de identificar as principais dificuldades encontradas no processo de qualificação, que estão relacionadas à falta de tempo ou à dificuldade de conciliar trabalho com estudo. Como desdobramento para a vida dos servidores, foram apresentados diversos fatores, como desenvolvimento pessoal; melhoria nas relações pessoais, nas habilidades e nas atitudes; aumento da autoestima e da autorrealização; e, o fato de o título acadêmico trazer consigo uma importância, não apenas financeira, mas também de status e de realização pessoal e profissional. Por fim, na visão da maioria dos servidores, a formação apresenta-se com muita ou total influência em suas vidas. Esses resultados contribuem para o aprimoramento das políticas e ações de qualificação de servidores na instituição e demais órgãos públicos, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
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    Implantação do Conselho Gestor no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/ Campus Araçuaí: conquista ou regulamentação prevista?
    (UFVJM, 2016) Cantuária, Luna Ceci Oliveira; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Guelpeli, Marcus Vinícius; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Ramalho, Maria Nailde Martins; Magalhães, Fabiano Rosa de
    Desde o processo de redemocratização no final da década de 1980, e principalmente após a promulgação da LDB 9394/96, as escolas públicas brasileiras vêm passando por um processo de reorganização, alinhada com os princípios da gestão democrática previstos no artigo 14 da referida lei. Nesse contexto, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, criado graças a unificação da Escola Agrotécnica Federal de Salinas e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária tem sua estrutura organizacional orientada por esses princípios, uma vez que, a Lei nº 11.892/2008 que criou os institutos federais prevê o Conselho Superior e o Colégio de Dirigentes, dois órgãos colegiados como instâncias máximas de sua gestão e dá autonomia aos campi da instituição para criar outros órgãos colegiados. O objetivo desse trabalho é compreender o processo de implantação co Conselho Gestor do campus Araçuaí, visando verificar se sua implantação ocorreu devido à participação da comunidade escolar ou ocorreu somente como mero cumprimento regimental. Para tanto, foram analisados diversos documentos produzidos pelo Conselho Superior e pelo Colégio de Dirigentes desde a publicação do Regimento Geral do IFNMG, em janeiro de 2011, que estabeleceu a criação do Conselho Gestor (CG), até a efetiva implantação do (CG) do campus Araçuaí, ocorrida, apenas, em março de 2015. O estudo desse processo revelou uma instituição cuja prática democrática, embora ainda incipiente, considerando a demora dessa implantação, demonstrou que, nesse processo, seus dirigentes pautaram suas ações e decisões a partir da participação da comunidade escolar. Essa valorização da participação é frequentemente percebida nas discussões apresentadas nos documentos produzidos pelas comissões e colegiados.