Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Capacitação de gestores escolares: um estudo nas escolas da rede pública estadual do município de Teófilo Otoni(UFVJM, 2017) Santos, Priscila Barbosa dos; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Almeida, Ivana Carneiro; Capobiango, Ronan PereiraNo âmbito da administração pública, a educação figura como uma de suas principais funções. Tendo em vista a importância dessa função, grande responsabilidade é atribuída à gestão escolar e à atuação do gestor. Apesar disso, observa-se que o dirigente escolar encontra-se muitas vezes desprovido da qualificação necessária para o exercício das atividades de gestão, em virtude das lacunas do seu processo de formação inicial e das deficiências comumente constatadas em seu processo de capacitação, quando não da ausência desse processo. A capacitação de gestores escolares é considerada, por estudiosos da área de gestão escolar, como condição fundamental à implementação de políticas públicas e de reformas na área educacional. Assim, no âmbito desse estudo, questiona-se como ocorre a capacitação dos gestores das escolas estaduais do município de Teófilo Otoni, localizado no interior do estado de Minas Gerais (MG). Esta pesquisa objetivou, então, analisar a capacitação recebida pelos gestores escolares da rede pública estadual de ensino do referido município. Para tal, foi realizado um estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que envolveu a realização de entrevista do tipo semiestruturada. Os sujeitos selecionados para participarem da pesquisa foram os diretores de nove escolas estaduais, localizadas na zona urbana do município e que oferecem concomitantemente os níveis de ensino que compõem a educação básica. Os dados coletados foram tratados utilizando-se a técnica denominada análise de conteúdo. Observou-se que a formação acadêmica inicial dos diretores entrevistados pouco contribui com a atuação deles enquanto gestores. A capacitação empírica foi elencada por eles como o que mais dá suporte para o exercício das atividades de gestão. Quanto à capacitação oficial, cinco dos sete entrevistados participaram do Programa de Capacitação à Distância de Gestores Escolares (Progestão), tendo sido esse o único programa de capacitação de gestores escolares oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Não houve participação dos gestores em nenhum outro programa de capacitação oficial ou extraoficial. Assim, estão apresentadas, neste trabalho, a caracterização do Progestão, bem como as percepções dos diretores quanto ao programa. Os entrevistados acreditam que a formação acadêmica individual, somada à experiência profissional, não é suficiente para prepará-los para o exercício da gestão escolar. Assim, fomentou-se um debate acerca da contribuição da capacitação na atuação do gestor público na educação.Item Práticas de gestão escolar em uma unidade de ensino distrital no município de Diamantina/Minas Gerais(UFVJM, 2016) Santos, Tulyane da Cruz; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Paiva, Adriana Gomes de; Vieira, Flávio César FreitasO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado em uma escola distrital de um município de Minas Gerais, no período de 2015 a 2016, referente à gestão escolar e os processos de gestão democrática das ações no contexto escolar através da participação consciente de todos os envolvidos para promoção da qualidade de ensino e preparo para o exercício da cidadania. Foram feitas: pesquisa de campo, por meio da observação direta, que permitiu a aproximação da realidade estudada; a análise documental, por meio das atas de reuniões do colegiado, regimentos e questionários aplicados pela coordenação pedagógica da instituição; a delimitação das ações de pesquisa; também foram selecionados autores que deram suporte as definições utilizadas. Com isso, as ações desenvolvidas pela escola, focalizavam mais as questões burocráticas e apresentavam em sua organização dificuldades em estabelecer situações significativas de participação, pois os órgãos colegiados que deveriam exercer as funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras tanto da equipe como da comunidade escolar, apesar de possuírem representantes em sua composição, desconheciam a importância de sua atuação junto à gestão. Pelas mesmas razões, o Projeto Politico Pedagógico que deveria retratar a identidade e nortear todas as práticas da escola, tornando-se instrumento de direcionamento das ações nas dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica, não expressava os anseios da comunidade escolar. Conclui-se que a atuação da gestão escolar torna-se de extrema importância nos processos de conscientização e mobilização da equipe escolar, bem como dos pais, alunos e comunidade para a participação consciente, visto que somente com estes caminhos de envolvimento e de compromisso com a coletividade produzem experiências de participação que se concretizam a gestão democrática.