Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    O gerenciamento do Projeto “Cursos FIC no Centro de Línguas do IFNMG” à luz das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK
    (UFVJM, 2023) Silva, Katiúscia de Sousa Pereira; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Segundo o Guia de referência de boas práticas de Gerenciamento de Projetos, PMBOK, a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades para cumprir seus requisitos possibilita que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. Este trabalho teve como objetivo geral interpretar o Gerenciamento do Projeto “Cursos FIC nos centros de línguas do IFNMG: inclusão linguística por meio da formação continuada” à luz das Ferramentas e Técnicas do grupo de processos de Monitoramento & Controle do PMBOK, especificamente nas Áreas de Conhecimento Comunicação, Qualidade e Partes Interessadas. Para atingir esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, tendo sido desenvolvido um levantamento de dados por meio de uma pesquisa documental. A pesquisa também envolveu uma análise bibliográfica centrada na teoria internacional de Gerenciamento de Projetos. Além disso, foi feita uma análise de dados e informações ex-post facto para compreender como ocorreu a gestão interna do Projeto. Foram sugeridas recomendações práticas que levassem em consideração a própria teoria e o tema pesquisado. Entre tais possibilidades, destacam-se a avaliação dos professores formadores pelos cursistas, a avaliação dos cursos pelos professores formadores e a aplicação de um teste de nível para os alunos ingressantes. Os resultados desta investigação indicaram que o tema Gerenciamento de Projetos Escolares ainda é pouco discutido na literatura nacional e no meio acadêmico. Esta constatação reforça a relevância deste estudo em contribuir com fundamentação teórica ou referencial para novas pesquisas. Em acréscimo, os resultados apontaram que os saberes em Gerenciamento de Projetos, pela aplicabilidade das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK em projetos institucionais educacionais, em especial do IFNMG, podem colaborar significativamente para a melhoria dos serviços prestados, garantindo maior profissionalização administrativa e engajamento das equipes.