Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    O gerenciamento do Projeto “Cursos FIC no Centro de Línguas do IFNMG” à luz das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK
    (UFVJM, 2023) Silva, Katiúscia de Sousa Pereira; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Segundo o Guia de referência de boas práticas de Gerenciamento de Projetos, PMBOK, a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades para cumprir seus requisitos possibilita que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. Este trabalho teve como objetivo geral interpretar o Gerenciamento do Projeto “Cursos FIC nos centros de línguas do IFNMG: inclusão linguística por meio da formação continuada” à luz das Ferramentas e Técnicas do grupo de processos de Monitoramento & Controle do PMBOK, especificamente nas Áreas de Conhecimento Comunicação, Qualidade e Partes Interessadas. Para atingir esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, tendo sido desenvolvido um levantamento de dados por meio de uma pesquisa documental. A pesquisa também envolveu uma análise bibliográfica centrada na teoria internacional de Gerenciamento de Projetos. Além disso, foi feita uma análise de dados e informações ex-post facto para compreender como ocorreu a gestão interna do Projeto. Foram sugeridas recomendações práticas que levassem em consideração a própria teoria e o tema pesquisado. Entre tais possibilidades, destacam-se a avaliação dos professores formadores pelos cursistas, a avaliação dos cursos pelos professores formadores e a aplicação de um teste de nível para os alunos ingressantes. Os resultados desta investigação indicaram que o tema Gerenciamento de Projetos Escolares ainda é pouco discutido na literatura nacional e no meio acadêmico. Esta constatação reforça a relevância deste estudo em contribuir com fundamentação teórica ou referencial para novas pesquisas. Em acréscimo, os resultados apontaram que os saberes em Gerenciamento de Projetos, pela aplicabilidade das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK em projetos institucionais educacionais, em especial do IFNMG, podem colaborar significativamente para a melhoria dos serviços prestados, garantindo maior profissionalização administrativa e engajamento das equipes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Desafios da construção de uma gestão democrática participativa: o caso do IFNMG Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2021) Sá, Josilene de Fátima Cardoso de; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinheiro, Daniel Calbino; Quaresma Júnior, Edson Antunes; Sabino, Geruza de Fátima Tomé
    Este estudo, vinculado à linha de pesquisa “Gestão de Instituições Educacionais” do Programa de Pós-graduação em Educação da UFVJM, objetivou compreender o processo de gestão do IFNMG Campus Montes Claros à luz dos limites e desafios para uma gestão democrática participativa. O constructo teórico mostra a dimensão polissêmica do conceito de democracia desde à concepção grega até as teorias contemporâneas, bem como delineia o contexto de lutas e disputas conceituais acerca da gestão democrática durante a aprovação da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Planos Nacionais de Educação. Em temos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e tem enquanto procedimento técnico o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se da análise documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores docentes e técnicos, com discentes e um representante de pais. Como principais resultados desse estudo, identificou-se nos documentos institucionais uma estrutura hierárquica piramidal e a instituição de mecanismos de gestão que condizem com um modelo de gestão colegiada. As práticas de gestão do campus, na percepção dos entrevistados, se mostraram condizentes com uma democracia representativa. Outro importante resultado foi a tensão entre as visões filosóficas dos sujeitos em que os docentes, por um lado, em sua maioria, demonstraram uma perspectiva de democracia representativa e elitista e, por outro lado, os técnicos, discentes e representantes de pais apresentaram uma base filosófica que se aproxima de uma democracia direta e participativa. Diante das limitações apresentadas no estudo, o principal desafio encontra-se nas barreiras burocráticas e culturais no sentido de instituir uma gestão que tem o princípio da “participação” como fundamento primeiro no processo decisório da instituição e a cultura democrática como sustentáculo de uma democracia participativa.