Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Interações de crianças e professoras em um Núcleo de Educação Infantil de Itaúna-MG durante a pandemia de Covid-19: o que as crianças nos revelam sobre o ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2023) Camargos, Elaine Maria de; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa ouviu as crianças, conheceu quais foram as experiências vivenciadas por elas a partir das interações não presenciais, durante a pandemia de Covid-19, além das condições para o exercício dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento: brincar, explorar, conhecer-se, expressar, participar e conviver. Esses seis direitos estão expressos na BNCC (BRASIL, 2017) e constituem ações mediadoras de aprendizagens significativas, a partir do currículo alicerçado na experiência da criança. Em decorrência da pandemia, medidas de isolamento social tornaram-se necessárias e, consequentemente, geraram impactos sobre toda a sociedade, sobretudo nas crianças com diminuição ou escassez de interações presenciais nas instituições de Educação Infantil. De acordo com as orientações dos órgãos de controle, as interações não presenciais organizadas pelas professoras, mediadas ou não pelo uso da tecnologia, tiveriam como principal objetivo a manutenção de vínculos entre as instituições e as crianças, e entre as próprias crianças. A partir da pesquisa com abordagem qualitativa, destacaram-se estratégias específicas para pesquisa com crianças como entrevista (roda de conversa) e desenho articulado à oralidade. Foi possível conhecer um pouco do que foi vivido pelos pequenos e pequenas, a respeito das interações não presenciais, sem perder de vista as orientações para o período da pandemia e as normativas do currículo da Educação Infantil. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dessa pesquisa para os estudos da infância, por colocar as crianças na centralidade da pesquisa e pelo uso de metodologias específicas para ouvi-las.
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    Percepção das professoras de Diamantina, MG sobre o planejamento da educação infantil: controle do trabalho pedagógico e a possibilidade de autoria docente
    (UFVJM, 2018) Santos, Grasiele Aparecida; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Bonadiman, Heron Laiber
    A presente dissertação aborda aspectos referentes ao planejamento na Educação Infantil, como instrumento de trabalho no contexto da atuação docente. O objetivo deste trabalho buscou compreender como as professoras de Educação Infantil do município de Diamantina-MG, concebem o planejamento da prática pedagógica em creches e pré-escolas. A escola, no contexto da Educação Infantil, exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. No âmbito educacional, o planejamento assume a função de prever as melhores condições para promover a aquisição de habilidades pela criança, favorecendo seu desenvolvimento em todas as capacidades: motora, cognitiva, afetiva e social. Assim, é inegável que o planejamento se torna indispensável e contribui para concretização do trabalho na Educação Infantil, sendo a partir dele que o professor delineia os objetivos e a melhor forma de alcançá-los no processo de aprendizagem. Buscou-se ainda conhecer os documentos legais que norteiam o currículo da Educação Infantil no Munícipio, estabelecendo aproximações e distanciamentos com os documentos produzidos em âmbito nacional pelo Ministério da Educação (MEC). Autores como Vasconcellos (2006), Gamboa (2012), Gandim (2013), Ostetto (2000), Kramer (1995), Oliveira (2002) Didonet (2011), Kuhlmann (2010), Kishimoto (2002), Redin (2017), traçam o caminho teórico da investigação. Os procedimentos e instrumentos metodológicos empregados na coleta de dados foram a técnica do grupo focal atrelada à entrevista semiestruturada, realizada com profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Diamantina-MG. A relevância desta pesquisa consiste na possibilidade de, ao tratar do planejamento, refletir sobre a própria Educação Infantil, compreendendo as especificidades do trabalho com as crianças da creche e da pré-escola. A prática diária na Educação Infantil, conforme dados da pesquisa realizada tem demonstrado que há equívocos em relação aos objetivos da educação da criança que, frequentemente, confunde-se com uma precoce alfabetização e na incorporação de conteúdos que negligenciam a fase de vida da criança. Refletir sobre o planejamento na Educação Infantil é, desta forma, uma oportunidade de reflexão sobre o sentido da educação da criança, do cuidar e educar e, do planejamento do trabalho pedagógico nas instituições infantis municipais.