Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A educação matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2019) Soares, Maria das Dores de Freitas; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    Considerando a importância da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da formação do cidadão trabalhador, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar elementos que possam estar relacionados ao desempenho na Educação Matemática dos alunos dos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros. Como objetivos específicos, buscamos analisar dados deste instituto, no Campus Montes Claros, sobre o desempenho dos alunos dos cursos concomitantes e subsequentes na disciplina de matemática; identificar as práticas pedagógicas realizadas no campo da matemática e, ainda, fornecer elementos para as práticas a serem adotadas na Educação Matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do IFNMG – Campus Montes Claros. Para tanto, investigamos diversos aspectos da realidade dos sujeitos envolvidos, contemplando o percurso escolar dos discentes e as experiências vivenciadas por eles e pelos docentes dos cursos técnicos. O arcabouço teórico é fundamentado em autores que pesquisam sobre a formação docente, como Arroyo (2000), Fiorentini e Nacarato (2005), Libâneo (2011), Nóvoa (1995) e Tardif, (2014); D‟Ambrosio (1999; 2002; 2006), Fiorentini (2012) e Jaramillo (2003), sobre a Educação Matemática; Araújo e Frigotto (2015), Brandão (1981), Frigotto (2012), Rehen (2009) e Saviani (2007), sobre a Educação Profissional; dentre outros. Os documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2012), também foram fontes importantes de pesquisa. A produção do material empírico desta pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada – escrita e oral (gravada em áudio) – envolvendo discentes e docentes de dois cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente: Técnico em Eletrotécnica, e Técnico em Segurança do Trabalho. A partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos, concluímos que este trabalho contribuirá para futuras reflexões sobre a Educação Matemática, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre as práticas pedagógicas, avaliação e currículo, que possam ser aplicados nos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do IFNMG – Campus Montes Claros.