Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Percepção das professoras de Diamantina, MG sobre o planejamento da educação infantil: controle do trabalho pedagógico e a possibilidade de autoria docente
    (UFVJM, 2018) Santos, Grasiele Aparecida; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Bonadiman, Heron Laiber
    A presente dissertação aborda aspectos referentes ao planejamento na Educação Infantil, como instrumento de trabalho no contexto da atuação docente. O objetivo deste trabalho buscou compreender como as professoras de Educação Infantil do município de Diamantina-MG, concebem o planejamento da prática pedagógica em creches e pré-escolas. A escola, no contexto da Educação Infantil, exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. No âmbito educacional, o planejamento assume a função de prever as melhores condições para promover a aquisição de habilidades pela criança, favorecendo seu desenvolvimento em todas as capacidades: motora, cognitiva, afetiva e social. Assim, é inegável que o planejamento se torna indispensável e contribui para concretização do trabalho na Educação Infantil, sendo a partir dele que o professor delineia os objetivos e a melhor forma de alcançá-los no processo de aprendizagem. Buscou-se ainda conhecer os documentos legais que norteiam o currículo da Educação Infantil no Munícipio, estabelecendo aproximações e distanciamentos com os documentos produzidos em âmbito nacional pelo Ministério da Educação (MEC). Autores como Vasconcellos (2006), Gamboa (2012), Gandim (2013), Ostetto (2000), Kramer (1995), Oliveira (2002) Didonet (2011), Kuhlmann (2010), Kishimoto (2002), Redin (2017), traçam o caminho teórico da investigação. Os procedimentos e instrumentos metodológicos empregados na coleta de dados foram a técnica do grupo focal atrelada à entrevista semiestruturada, realizada com profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Diamantina-MG. A relevância desta pesquisa consiste na possibilidade de, ao tratar do planejamento, refletir sobre a própria Educação Infantil, compreendendo as especificidades do trabalho com as crianças da creche e da pré-escola. A prática diária na Educação Infantil, conforme dados da pesquisa realizada tem demonstrado que há equívocos em relação aos objetivos da educação da criança que, frequentemente, confunde-se com uma precoce alfabetização e na incorporação de conteúdos que negligenciam a fase de vida da criança. Refletir sobre o planejamento na Educação Infantil é, desta forma, uma oportunidade de reflexão sobre o sentido da educação da criança, do cuidar e educar e, do planejamento do trabalho pedagógico nas instituições infantis municipais.