Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Expansão universitária da UFVJM para a cidade de Unaí/MG e seus desdobramentos na evasão escolar superior do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias
    (UFVJM, 2019) Santana, Denice Pereira; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Souto, Keli Cristiane Eugênio
    O objeto de estudo desta pesquisa é a evasão superior escolar. Estudar este tema é assunto de relevância para as instituições de educação públicas e privadas, visto que este é um problema que não acontece somente no ensino brasileiro, mas nas instituições educacionais ao redor do mundo. Encontrar as variáveis que motivam os discentes a evadirem, não é uma situação fácil de ser diagnosticada, pois, de acordo com a literatura analisada, ela pode ocorrer a qualquer tempo e por razões variadas, o que dificulta a gestão de ações de combate a este fenômeno. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a evasão escolar superior das turmas do curso presencial de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Unaí/MG, no período compreendido entre o primeiro semestre do ano de 2014 e o segundo semestre do ano de 2015, visando a identificação das taxas de evasão média bem como as variáveis motivadoras da evasão neste período. A metodologia utilizada neste estudo é de abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentada pelo tipo bibliográfico/documental. O levantamento dos dados foi realizado em dezembro de 2018 a partir das fichas dos discentes evadidos, bem como em relatórios emitidos em janeiro/2019, pelo Sistema de Gestão Acadêmica. Na primeira turma analisada (2014/1) identificou-se um percentual de 69,5% de evasão média; seguido de 52,3% para a turma ingressante em 2014/2; 57,7% em 2015/1 e 63,5% em 2015/2. Dentre as principais variáveis motivadoras da evasão escolar do curso de BCA em Unaí, identificamos: 1) Não Renovação de Matrícula; 2) Reprovação por Aproveitamento e ou Faltas em todas as Disciplinas e 3) Desistência à Pedido (Reopção de Curso). Como resultado, entende-se que os altos índices de evasão média encontrados nesta pesquisa, combinado aos vários fatores que motivaram os discentes a evadirem do BCA apontam para uma evasão motivada por múltiplos fatores e necessitam ser observados em conjunto para uma melhor gestão institucional de combate à evasão escolar superior.