Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia(UFVJM, 2017) Rodrigues, Walice Soares; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Prata, Emille Rocha Bernardino de Almeida; Santos, Amédis Germano dosO processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado deficiências. As exigências de aprendizagem significativa para a sua concretização são impostas pela sociedade da informação, que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que caracterizam o momento atual, têm transformado a sociedade e o mundo, contribuindo para as discussões sobre a inserção de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com as Engenharias, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, o estudo em questão adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados e discussões apresentam as conclusões desta investigação quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula.