Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item As competências empreendedoras na gestão da educação básica em Diamantina-MG(UFVJM, 2015) Pacheco, Luís Felipe; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Silva, Leandro Ribeiro da; Souza, Márcio Coutinho de; Silva, Simão Pereira daEste estudo teve como objetivo analisar o perfil dos diretores das escolas estaduais, com melhor desempenho expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Diamantina, à luz das competências empreendedoras. Através de uma metodologia qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as competências empreendedoras existentes no perfil destes diretores. A análise de conteúdo revelou as competências empreendedoras que mais se destacavam nos diretores, como também, permitiu demonstrar a dedicação e comprometimento com que realizam o trabalho. As categorias foram constituídas pelo método dedutivo, através dos padrões de competências definidos por Man e Lau (2000), a saber: oportunidade, relacionamento, conceituais, de organização ou administrativas, estratégicas e de comprometimento. Percebeu-se que esses diretores buscam realizar parcerias, dentro e fora da escola, através do trabalho em equipe que envolve a direção, pais, professores e alunos, bem como com as universidades locais que oferecem cursos de licenciatura. Com isso foi possível constatar, diante das falas dos entrevistados, que as escolas não possuem problemas relacionados à frequência dos alunos e são consideradas referências pela boa reputação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir, para que outros diretores reflitam sobre suas atuações no contexto educacional. Acredita-se, por fim, que assumir a direção de uma escola é, além de uma tarefa desafiadora que exige do profissional múltiplas habilidades, um compromisso para com o futuro da educação e do país.